Autor |
Mensagem |
kinsler Veterano |
# fev/07
Olá,
Por favor, alguém pode me dar uma dica de como posso checar a afinação do meu violão através das harmônicas das cordas?
Ou seja, enconstando levemente o dedo na posição central ou 1/4 do comprimento da corda, etc... e dando um toque leve, emito a 1a ou 2a harmônica daquele corda. Sei que existe uma relação entre as cordas que posso utilizar para verificar a afinação, porém não sei como isso é na prática. Na verdade depende da frequência de ressonância das cordas. Sei que com esta verificação consigo refinar ainda mais a primeira afinação que executo através da técnica tradicional tocando a 5a corda solta contra a 6a na casa 5.... etc
|
gustavo_gremio Veterano |
# fev/07
· votar
kinsler
Minha afinação por harmônicos
Compara o harmônico da 5a casa da 6a corda com o harmônico da 7a casa da 5a corda, se os dois emitirem o mesmo som (mi) as duas estão afinadas.
Depois compara o harmônico da 5a casa da 5a corda com o harmônico 7a casa da 4a corda, se os dois emitirem o mesmo som (lá) a 4a corda da fica afinada.
Compara o harmônico da 5a casa da 4a corda com o o harmônico da 7a casa da 3a corda, se os dois emitirem a mesma nota (ré), a 3a corda ja fica afinada.
Agora compara o harmônico da 4a casa da 3a corda com o harmônico da 5a casa da 2a corda, se os dois emitirem o mesmo som (sí), a 2a corda ja fica afinada.
Por último, compare o harmônico da 5a casa da 2a corda com o harmônico da 7a casa da 1a corda. Se os dois emitirem o mesmo som (sí também), a 1a corda fica afinada.
Para se tirar o harmônico, somente encoste o dedo em cima do último traste da casa da corda a ser afinada, não aperte.
|
kinsler Veterano |
# fev/07
· votar
gustavo_gremio
Obrigado!
Vou tentar aplicar na prática hoje a noite em casa.
Valeu!
|
billy ramone Veterano |
# fev/07
· votar
kinsler
gustavo_gremio
Como assim harmonicas?
Compara o harmônico da 5a casa da 6a corda com o harmônico da 7a casa da 5a corda, se os dois emitirem o mesmo som (mi) as duas estão afinadas.
5a casa da 6a corda seria um lá
7a casa da 5a corda seria um mi
se os dois emitirem o mesmo som (mi) as duas estão afinadas.
pelo que sei nao iriam emitir o mesmo som
|
gustavo_gremio Veterano |
# fev/07
· votar
billy ramone
É aí que tá, se tu tocares a 5a casa da sexta corda normalmente,sairá a nota lá. Mas como estamos falando de harmônicos, se tu encostar o dedo de leve sem pressionar o dedo bem em cima do ultimo traste da 5a casa da 6a corda, sairá um harmônico na nota Mi.
|
billy ramone Veterano |
# fev/07
· votar
gustavo_gremio
É verdade, fiz agora
valeu!
|
Pardal Veterano |
# fev/07
· votar
kinsler
Creio que já respondi a essa questão em outro tópico... é só procurar... Eu faço de uma forma um pouco diferente da de gustavo_gremio, que é bem eficiente também, mas como dá preferência a tomar uma corda apenas como referencial, com harmônicos que não são "extravagantes", acho mais interessante. Mesmo porque já usei a forma de afinar como o gustavo_gremio antes do jeito que uso agora.
|
kinsler Veterano |
# fev/07
· votar
gustavo_gremio
Pardal
Obrigado pelas respostas!
Eu havia pesquisado em outros tópicos de violão e não encontrei nada.
Vou pesquisar novamente.
Obrigado,
|
Bruh_figura Veterano |
# jan/08
· votar
Gente eu sei que esse tópico ja esta um pouco velho mais achei melhor nao criar outro. Eu tenho um pequeno problema,eu afino meu violão utilizando o diapasão para afinar a corda la ai afino o resto comparando naquele esquema da quinta casa. Porem ultimamente tenho tentado afinar por harmônicas e ate tenho conseguido as cordas mais de cima,porem quando vou afinar a corda si e a corda mi(primeira corda) nao estou conseguindo,segui o modo ali de cima mais nao consigo emitir os harmonicos necessarios nas cordas 1 e 2. Alguem tem algma dica...ou um outro metodo de afinar por harmonicas?
Se cuidem ;)
Brigada pela atenção.
|
Bruh_figura Veterano |
# jan/08
· votar
BUMP
|
Mega Veterano |
# jan/08
· votar
alguns violões não emitem legal alguns harmônicos. Mas se o caso é afinar violão, eu costumava tocar a mesma nota em cordas diferentes, mas hoje em dia eu "decorei" o som de todas as cordas. E toco as casas 5 só pra ver se tem alguma mínima diferença de altura e ajusto.
|
Bruh_figura Veterano |
# jan/08
· votar
Mega A eh que tem dessas de nmão emiti legal as harmonicas? ? ? ? ? ? E eu que sempre tratei ele tão bem,sempre defendi o bixinho!!!! Malditooo hehee...ja faço essas de afina por outras notas mas tava lendo no livro do Eric Roche que esse esquema de afinar tipo 5ª casa não é completamente certo pq por exemplo o la de uma corda não é o mesmo la de outra corda..Tem umas coisas assim é dificil de explica mais lendo faz sentido... Tem localizado no braço outra harmonica pra bate com o 12ª casa dessas cordas pq essas funcionam?
Brigada ;)
|
Mega Veterano |
# jan/08
· votar
Tem localizado no braço outra harmonica pra bate com o 12ª casa dessas cordas pq essas funcionam? um violão ou guitarra teria que ser muito mal construído pra não dar os harmônicos da 12ª casa... existem algumas explicações mais profundas pra isso, respondo isso apenas com base em observações próprias: enquanto meu violão dá harmônicos em quase todas as casas, o kashimão de um amigo meu só dá harmônicos em algumas casas e em outras soam muito mal.
esse esquema de afinar tipo 5ª casa não é completamente certo pq por exemplo o la de uma corda não é o mesmo la de outra corda..
isso aí é por causa do calibre da corda, há uma leve diferença timbrística, é como se eu tivesse cantando a nota Sol junto com vc, estaríamos na mesma frequencia, mas nossos timbres dariam impressão de notas diferentes se um leigo tivesse observando.
|
Bruh_figura Veterano |
# jan/08
· votar
Mega Entendi...O meu da a harmônica em todas as 12ª casas e na 5ª e na 7ª casa soam muito bem da 6ª ate a 2ª corda e a 1ª corda fica embaçado....mass sem problema vai pelo velho esquema msmo...brigada pela ajuda!!=**
|
Penta_Blues Moderador |
# jan/08
· votar
Boa noite!!!
Bruh_figura Cara, já que o problema são os harmônicos em seu violão, vou te passar alguns métodos de afinação: Lembre-se que a tarracha deve ser sempre apertada para que se mantenha a corda estável.
Método 1: é o mais tradicional mas ao invés de começar com Lá, começa com Mi. Afine a 1ª corda solta em E e afine a 6ª corda solta na mesma nota, mas duas oitavas abaixo Toque um A no 5º traste da 6ª corda e afine a 5ª corda solta na mesma nota. Toque um D no 5º traste da 5ª corda e afine a 4ª corda solta na mesma nota. Toque um G no 5º traste da 4ª corda e afine a 3ª corda solta na mesma nota. Toque um B no 4º traste da 3ª corda e afine a 2ª corda solta na mesma nota. Toque um E no 5º traste da 2ª corda e confira a altura do E da 1ª corda solta.
Método 2: Afine a 1ª corda solta em E e toque um B no 7º traste para afinar a 2ª corda solta Toque um G no 3º traste da 1ª corda e afine a 3ª corda solta. Toque um D no 3º traste da 2ª corda e afine a 4ª corda solta. Toque um A no 2º traste da 3ª corda e afine a 5ª corda solta. Toque um E no 2º traste da 4ª corda e afine a 6ª corda solta. Confira a 1ª e a 6ª corda soltas, ambas em E com duas oitavas de diferença.
Método 3: Afine a 5ª corda solta em A. Toque um E no 7º traste da 5ª corda e afine as duas cordas E (1ª e 6ª cordas solta). Toque um B no 7º traste da 1ª corda e afine a 2ª corda solta. Toque um G no 8º traste da 2ª corda e afine a 3ª corda solta. Toque um D no 7º traste da 3ª corda e afine a 4ª corda solta. Toque um A no 7º traste da 4ª corda e confira a 5ª corda solta.
Valeu!!!
|
caioscattini Veterano |
# fev/15
· votar
Ressuscitando gostaria de deixar uma dica nesse tipo de afinação:
Só funciona quando o acordoamento está relativamente baixo , caso contrário haverá uma diferença entre a afinação tradicional e a afinação harmonica, visto que a 1a considera a cordas soltas x cordas pressionadas , e a segunda considera somente cordas soltas
Portanto se seu violão está ligeiramente empenado ou se as cordas estão muito altas melhor usar o metodo tradicional
EU porem so afino com harmonicas, pois é mais preciso e existe uma particularidade muito importante na afinaçaõ harmonica: você pode ouvir as duas formas de onda praticamente iguais, soando paralelamente e ouvir sutis zumbidos caso as duas não estejam EXATAmente no mesma frequencia
Já na tradicional pelo fato de não ser uma onda tão pura , mas adicionadas de envelopes timbristicos fica menos preciso o casamento de frequencias
Pois o timbre gera distorções e causa variação na frequencia, ou seja , uma corda A solta pode variar entre 109 -111hz por exemplo tornando a afinação tradicional menos precisa
Já com harmonicas a onda fica mais estável nos 440hz (no caso da afinação da corda A) , e por definição as frequencias mais altas são mais estáveis que as mais baixas.
PO r isso é mais dificil afinar um contra-baixo do que um cavaquinho por exemplo
Porque as cordas mais grossas vibram mais lentas e variam as frequencias, não é tão estável como as mais finas.
Os afinadores também não são precisos. Eles tiram uma média do que ouviram e a frequencia pode variar muito : -força do toque na corda - tipo de corda -idade da corda -palheta ou dedo - variaçaõ ao longo do tempo etc
principalmente em instrumentos + cordas não-profissionais , menos estáveis que os populares sem mais,
|
Buja Veterano |
# fev/15
· votar
caioscattini PO r isso é mais dificil afinar um contra-baixo do que um cavaquinho por exemplo
Concordo. É por isso que eu raramente afino o baixo pelo metodo tradicioanl de violao. Afino sempre usando harmonicas, pelo braço todo. Afinador pra contra-baixo, so mesmo para aproximação.
|
LeandroP Moderador |
# fev/15
· votar
caioscattini
Excelente adendo!
|