posso afinar meu violão usando a ressonância das cordas?

Autor Mensagem
snd
Veterano
# jan/07
· votar


Eu faço isso a muito tempo e lembro que a primeira vez que li sobre isso foi aqui no FCC a uns 2 ou 3 anos. Só que no exemplo o sujeito dizia colocar um pedacinho de papel na corda pra perceber melhor a vibração.

Em ambiente silencioso é bem melhor afinar com harmonicos naturais. Muito mais fácil de comparar o som de 2 harmonicos do que o som das cordas soltas.

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


snd
Em ambiente silencioso é bem melhor afinar com harmonicos naturais. Muito mais fácil de comparar o som de 2 harmonicos do que o som das cordas soltas.

to ligado, queria aprende a afina pelos harmônicos, ma pow, não sei nem afina do geito normal =//

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


Vamos la, vou tentar ajudar a esclarecer um pouco ou entao confundir ainda mais sobre esse mistério da ressonancia...ahuahuahhua
Ha muito tempo atras um sr. chamado Pitagoras(sim, aquele do teorema) descobriu sobre as séries harmonicas geradas pelas ondas das cordas...
Qdo uma corda vibra ela nao vibra por inteiro e sim vibra divido em partes(1/2, 1/3 e assim vai)...cada uma dessas divisoes gera um harmonico diferente...na primeira divisão ele gera um harmonico uma oitava acima da nota tocada, depois uma quinta, uma terça maior, uma sétima e assim vai...(ta aí o porque dos acordes maiores com setima soarem tão redondos e os menores soarem mais "tortos")...
Então caso sua mizão esteja devidamente afinada e vc tocar ela na quinta casa ela gerará a nota Lá, depois sua oitava, sua quinta, sua terça, sua sétima e assim vai...infinitamente...
A propria vibraçao da onda vai acabar por fazer a corda A vibrar tb caso esteja afinada...mas como foi dito isso nao fica perfeito...tem uma diferença de poucos Hz...
Tem mais...se vc tiver um bom instrumento com todas as cordas afinadas vc pode tocar a mizão e a Ezinha(oitava) e a B(quinta) deverão vibrar tb!!

Esse pode ser um metodo de afinar que apesar de nao mto valido, funciona! Só que ficara uma diferença de poucos Hz na afinação...ainda sim eh melhor do q afinar crendo q o telefone faz um A...hehe

Posso ter me enganado em uma ou outra coisa...mas eh q faz tempo q vi isso nas aulas de musica...hehe

Quem quiser uma explicação melhor ta aí: Série Harmonica na Wikipedia

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


Esqueci de dizer...mas eh tudo pura fisica...e vai funcionar seja com violão, guitarra ou baixo, ou piano...
alias eh uma boa maneira de se testar os harmonicos de um instrumento...qto mais audiveis esses harmonicos gerados pela serie harmonica forem melhor...=)
Qdo eu testei no violão Saraiva dava pra ouvir ateh a sétima facil...

Façam o teste...peguem um local bem silencioso e toquem o mizão do violao ou da guitarra e tentem ouvir o harmonico do B soando bem de leve no fundo depois de um tempo...\o/

blackcorvo
Veterano
# jan/07
· votar


eu gravei uma vez no pc, o som d cada corda solta quando tava afinada... assim fui afinando por um tempo... com isso meu ouvido "aprendeu" a afinação...
dica: toque no 7º traste de uma corda (no caso da corda Si, vc toca o 8º) e toca a corda anterior (mais grossa) solta, e vê se a nota é a mesma. assim vc pode conferir se a afinação está certa

Tio Frank
Veterano
# jan/07
· votar


cara. porque não, simplesmente afinar pela 5a casa?

Ted_Gbi
Veterano
# jan/07
· votar


RAPAz, o fenomeno realmente existe, testei no meu violão...
mas acho COMPLETAMENTE inviável afinar um violão dessa maneira

quer fazer um teste????? Afine o Mizão, e Tampe seus ouvidos, de forma que vc nao escute som algum.... ou então dê seu violão pra quem nao entende M. nenhuma de musica.... e vá "afinando" desse jeito...

No final vc me fala o resultado..


nem quero ouvir ahuahuahuh

LuizJu88
Veterano
# jan/07
· votar


Ted_Gbi
Pois...existir ele existe...e de certa forma funciona...mas vai dar uma pequena diferença de afinação..Pitágoras era um cara foda...\o/
Ainda acho o metodo dos harmonicos o mais facil e um dos melhores(harmonico da 5ª com harmonico da 7ª casa da corda de baixo ou entao o harmonico da 12ª com a nota da 7ª casa de baixo)...mas quem nao tem cão caça com gato...entao se vc nao tiver um ouvido mto bom ateh q vc pode utilizar essa tecnica...hehe...

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


CONCLUSÃO:


- aos que ainda duvidam, peguem seu violão e comprovem, isso existe sim, ressonância não é um pedal.

- essa de afina usando a ressonância, é o melhor modo de afinar seu violão em ambientes barulhentos, "violão de churrasco"(como ja dito).

- afinar comparando o som da 5ª casa com o som da corda de baixo solta é aconsselhavel para iniciantes, treina melhor os ouvido.

- afinar pelos harmônicos é o melhor método e o mais confiavél, para afinar assim, é aconsselhavel que se esteja em um lugar pouco barulhento.

jOe_RaMoNe
Veterano
# jan/07
· votar


( só não fexo o tópico pq acho q possa ter alguem q queira complementar alguma coisa )

james_the_bronson
Veterano
# jan/07
· votar


Eu só afino por 4ªJs ou 5ªJs...

Digao
Veterano
# jan/07
· votar


jOe_RaMoNe

a ressonancia da corda é a mesma coisa q o som... só o meio é diferente... pelo q vc falou ai vc ve a ressonancia pelo olho... eu prefiro pela vibracao mesmo,.. no braco q passa pra mao... é essa mesma frequencia q chega no ouvido... La 440 hz se nao me engano...

e pra afinar de ouvido uma corda sozinha eu uso uma tecnica q da no maximo 1/2 tom de diferenca (meu afinador estragou a alguns anos atras)...

penso na introducao de highway star do purple... e vou afinando a sol até chegar lá... depois afino o violao e vejo se ta em E ou Eb... e dai reafino de novo se precisar..

Digao
Veterano
# jan/07
· votar


ahh.. e da pra afinar pela resonancia com harmonicos tb.. é tudo a mesma porcaria... mas em cordas finas fica dificil de perceber...

EduGuita
Veterano
# fev/07
· votar


Ae galera, Ressonância é física pura.
Sabe aquele lance de cantoras de ópera que quebram copos de cristal? ;-)

O cristal vibra qdo a cantora atinge a frequência de ressonancia do cristal, e se quebra!!! uaaauuuu

Assim sendo, a corda vibra mesmo!!! (conforme explicado anteriormente)

Agora, o afinador é a ferramenta.

raphaelstedile
Veterano
# dez/09
· votar


Atenção amigos, sou professor de física e toco guitarra. A ressonância consiste quando uma frequência externa se iguala coma frequência natural de oscilação de um sistema. Por exemplo, aquela ponte nos EUA, vibra com uma frequência natural f. Se o vento vibrar/soprar com a mesma frequência da ponte, esta irá atingir amplitudes cada vez maiores e irá quebrar (e quebrou). Outro exemplo, a ressonância magnética nuclear, o campo magnético (frequência externa) oscila com uma frquencia bem específica, ou seja, a mesma frequencia de oscilação das moléculas de água que constituem seu corpo, isso é que faz a captação de imagem. No violão/guitarra primeiramente você precisa afinar a primeira corda E. Isso é necessário, depois você aperta a 2ª corda na 5ª casa que também é E. Se a debaixo vibrar quer dizer que a 2ª corda na 5ª casa está com a mesma frequência de oscilação da 1ª corda, ou seja, entrando em ressonância. No caso das cordas, elas não rompem com a ressonância por causa do atrito e dissipação de energia. Se não houvesse isso quando entrasse em resonância elas poderiam quebrar. A tensão influencia na frequencia sim, mas é so ajustála (apertá-la ou afrouxá-la), uma vez que a velocidade de propagação da onda depende da tensão e também da frequência, voce pode até estabelecer uma relação entre elas. Mas de fato funciona, pois é uma afinação com pricípios físicos e não biológicos, sendo bem mais eficiente

Aprendiz Eterno
Veterano
# dez/09
· votar


...veio do céu...vi mta gente estranhar oq o kra disse..tpow...
eh algo q eu pensei q fosse simples...física manja..tpow..dos pontos mais basicos xD....
Qdo um material é atingindo por ondas na frequencia...nao sei o nome..mas na frequencia em que esse material deva se mover com ela...isso ocorre..
entao..se alguma coisa emitir uma frequencia que seja da mesma nota da corda alvo....a mesma irá vibrar pq da ressonância...normal isso mano xD...
agora...se da pra usar pra afinar nao sei =D
alem doq..sou o mais novato q esse forum tem se pá xD..
tpow....por nao dar pra fazer aulas agora..começar agora pra ve c consigo aprender algo pelo menos no modo auto-didata...mas...
q a ressonancia existe eh fato xD xD xD
e..afinar através dela..nao sei se eh confiavel,mas eh possivel...soh nao sei c vc vai conseguir mt precisao com isso..

Aprendiz Eterno
Veterano
# dez/09
· votar


olha soh..q fmz..eu nao li as ultimas msgs..o kra ae explicou direito oq eu baguncei...peço até desculpas pelo volume q fiz com minhas baboseiras q disse..xD

CabeçaChataRocker
Veterano
# dez/09
· votar


Pega um livro de FISICA e le sobre batimentos de grupo, no capitulo de ondas sonoras.

Vai entender bem direitim, nao precisa ser um sabidao pra isso nao.

dragon
Veterano
# dez/09
· votar


geito com g porra


foda

Prof. Grosélio
Veterano
# dez/09
· votar


jOe_RaMoNe
posso simplismente bater na 5ª casa da MIzona e i vendo até quando a Lá entrar em ressonância, eu seja, 'vibrar sozinha'?


A afinação padrão do violão é MI. Então voce fizer isso não terá a afinação padrão. Mas se voce toca sozinho isso não importa tanto. Voce terá o violão afinado mas não em MI. (Pode ser que consigua se voce solfeja bem. Ou sabe tirar o tom sem ajuda de afinador ou um teclado) Só tomar cuidado para não tensionar as cordas mais do que elas aguentam. Se voce conseguir uma afinação em MIb ou RE ou até em FA, voce vai conseguir tocar tranquilamente.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


Pode usar, mas não fica muito preciso. Precisa ajustar com o ouvido.

Aqui em casa, quando eu toco o Lá do baixo, o Lá do violão vibra que trasteja.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


jOe_RaMoNe
afinar pelos harmônicos é o melhor método e o mais confiavél

Nem tanto. Pelo harmônicos, você está ignorando o sistema temperado, logo a afinação ao longo do braço pode não ficar tão boa. Mas isso é só teoria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a posso afinar meu violão usando a ressonância das cordas?