Viajar com violão - dúvida

    Autor Mensagem
    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/07


    Olá, terei que viajar com meu violão folk (de ônibus mesmo) e gostaria de saber dos que já fizeram isso: é seguro? Fico com receio do violão ficar batendo pelos cantos e quando chegar estar com algum tipo de dano.

    Quais as proteções que eu poderia usar? No caso, um "case" já daria pro serviço ou envolvê-lo em plástico-bolha ajudaria?

    Agradeço.

    Gabriel Messias
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    axo q se for com case eh bem melhor ajuda bastante

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rodrigo monteiro

    Cara...

    É só pedir pro motorista colocar em um lugar bem preso e, PELO AMOR DE DEUS, mande o cara colocar na primeira tampa do bagageiro.

    A maioria dos ônibus tem o motor atrás e costuma esquentar bastante a parte traseira do bagageiro. Outros tem motor na frente, outros tem o motor embaixo hhaha...
    Mas a maioiria dos rodoviários é atrás...
    Se você me disse o nome da empresa em que vai viajar talvez eu possa lhe dizer o tipo de ônibus...

    Mas seguro mesmo é comprar duas poltronas e colocar o violão na do lado hahaha
    Se bem que sempre costuma ter poltronas vazias nessa época do ano.

    Falow!

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara vc é louco de viajar com seu violão; é muito facil danificalo nessas situações... Coloque ele apenas em um case, nao coloque plastico nele por causa do calor e leve ele no colo ou do seu lado, de jeito nenhum coloque no bagageiro...

    strangedata
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Quando eu viajo com minha guitarra, eu a levo dentro de um semi-case (da SolidSound) no bagageiro superior do ônibus (aquele que fica acima das poltronas).

    Assim não tem erro, basta olhar torto para qualquer pessoa que tente colocar algo sobre o seu case.

    lutty
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    coloca ele dentro do busao, no bagageiro em cima das poltronas como o strangedata falou

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: The Blue Special Guitar
    · votar


    lutty
    coloca ele dentro do busao, no bagageiro em cima das poltronas como o strangedata falou


    Dependendo do modelo do ônibus e do violão, não cabe alí...

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É violão folk... não sei se vai dar pra colocar no bagageiro em cima das poltronas.

    Não havia pensado nessas coisas do motor esquentar e etc... faz sentido.

    Mas então... como faço?

    Não vou viajar agora... aceito sugestões e também vou ver se pergunto em alguma agência um dia desses. Se me responderem de forma convincente, eu posto aqui...

    SauloMoreira
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rodrigo monteiro
    Já perdi um violão assim, só pra constar... :P

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rodrigo monteiro
    Não vou viajar agora... aceito sugestões e também vou ver se pergunto em alguma agência um dia desses. Se me responderem de forma convincente, eu posto aqui...


    Se o violão for caro, compra duas poltronas e coloca o violão da poltrona ao lado...Dá pra amarrar bem com o cinto de segurança...

    ROTTA
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Acreditem: de avião é muito pior.
    Abraços.

    busterchair
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    compre uma outra cadera no busao e ponha ele

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu tenho um 'violão de viage' que quando quero viaja e leva o violão levo ele, ele é um tanto maior que um cavaquinho, da ponta do braço até a ponta do corpo, ele tem 85 cm.


    Marco Alan Rotta
    Acreditem: de avião é muito pior.


    puts, deve ser , caralho............

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    No meu caso, é um folk... não sei se deixariam (ou se caberia) no compartimento de acima dos bancos.

    Como bagagem é complicado tanto pelas pancadas quanto pelo calor, como já citaram.

    Comprar um outro assento... bem, dinheiro não nasce em árvore... é uma boa idéia mas não resolve meu problema (não estou desfazendo; pelo contrário, agradeço a sugestão).

    Eu sei... mais vale comprar outro assento do que um violão novo, eu sei. Mas novamente, queria saber como viajar com ele, se é permitido colocá-lo nos compartimentos acima dos bancos ou levá-lo como "bagagem de mão".... essas coisas.

    Alguém já fez isso? Viajou com violão folk ou outro instumento do mesmo tamanho... ou já viu alguém fazendo...? Como resolveu o problema?

    Obrigado pelos comentários. Ainda irei em alguma agência perguntar e depois posto aqui o que eles me disserem.

    Bog
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rodrigo monteiro

    Meu, é simples. Se você não tem um case, não coloque no bagageiro. Vai quebrar. Dê uma chorada com o motorista. Combre um assento lá no fundo do ônibus - às vezes existe um vão entre a última poltrona e o fundo do ônibus, onde você pode colocar o violão. Eu já viajei carregando o meu violão vagabundo como "bagagem de mão", e não atrapalhou ninguém.

    Agora, pavor mesmo me dá de pensar em como vou levar minhas 3 guitarras, 2 violões e 1 ukulele para o Brasil... (eu moro no Japão).

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É, Bog, realmente o teu problema é umas 100 vezes pior que o meu...

    Boas dicas, vou ver o que faço... ter um case sempre é bom, mas custa uns R$200,00... aí sim valeria mais a pena comprar outro assento ao lado, como os colegas já sugeriram (até ia sair mais barato do que o case!).

    Vou ver também se acho um case usado, mais em conta...

    De qualquer forma, é só na hora mesmo que eu tenho que ver. Vou ver se hoje pergunto em alguma agência... se eles sabem me dizer. De repente essa é até uma dúvida freqüentemente, seria legal deixar a resposta aqui para consultas futuras.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    rodrigo monteiro
    [i]
    Alguém já fez isso? Viajou com violão folk ou outro instumento do mesmo tamanho... ou já viu alguém fazendo...? Como resolveu o problema?

    Eu já...
    Foi no bagageiro, em cima de várias mochilas, bem preso, pois ficou "travado" numa das barras metálicas do compartimento.

    Em alguns tipos de ônibus não esquenta muito alí...

    kabeção
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Maluco...

    Se for feriado prolongado, se vc tá indo com galera, ou se vai pra lugares como : Praia Branca, São Tomé das Letras, Ilha do Mel, Trindade, etc...

    Pode esquecer tudo o que foi dito e vai tocando no buzão...

    Uma vez eu fiz isso e apareceu outro cara ciom violão, e uma cara que manda muuuuiito bem na gaita...

    e se não rolar, leva no bagageiro em cima da sua poltrona (dentro do case) quenão dá nada...
    O barato não é de cristal!!!

    Se vc quer saber, a marezia é bem pior que a viajem!!!!

    Leo-RJ
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Só para constar, alguém já viu os violões chegando nas lojas naqueles caminhões de entraga? E olha que eles estão protegidos por aquela embalagem de papelão (pelos menos os Gianinni e Di Giorgio) fina e fulera.

    Sem frescura...

    Abraços!

    Lilac_Fairy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Tô com um problema parecido...Pretendo passar um tempo no nordeste(tipo 6 meses 1 ano) e não sei como raios vou levar meu violão...Não confio que a companhia aerea vai cuidar bem e não sei se posso levar como bagagem de mão...Será que enviar por sedex ou UPS é mais seguro????Alguém já fez isso? O que vcs acham? Não quero me afastar do meu violaozinho...

    Gui
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Lilac_Fairy
    dependendo da cia aerea..deixa como bagagem de mão (normalmente todas deixam, mas tem gente de tpm que manda despachar). na webjet eu sei que sempre deixam levar na mão (se for bag...se for case, esquece, vai despachado)

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Lilac_Fairy

    Compra uma vagabundo lá pra aguentar as pontas.
    E quando vier embora, você quebra ele.

    kiki
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Lilac_Fairy
    eu viajei recentemente pela gol, com um violao em uma dessas bag molinhas. me deixaram levar como bagagem de mão.

    foi assim:

    1 - na compra da passagem a moça disse que depende de quem faz o check in, mas que geralmente deixam levar. de preferência não tenha outro volume pra levar na mão.

    2 - como eu tava preocupado, mandei um mail para o atendimento ao cliente. disseram que não pode, que tem que despachar. essa é a resposta oficial.

    3 - como eu sou teimoso, levei o violão, mais uma bolsa bem pequena de tiracolo, só com carteira coisas pequenas (um livro, caderno e lapis). e uma mochila grandona pra despachar.
    na hora do check in nem falei nada, me deixaram levar o violao na mão, de boa.

    conclusão:
    a política oficial é não deixar, mas na prática eles são compreensivos.
    talvez impliquem se o voo estiver muito lotado, por que acaba ocupando bastante lugar no compartimento de bagagem (aquele que fica em cima dos bancos).

    se o instrumento for bom e caro, vale a pena investir num hardcase, aqueles caixotes rigidos, que aí voce despacha numa boa.

    AFSVilela
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Lilac_Fairy

    Tá tranquilo. Ao menos você não vai de United Airlines:



    Koisa
    Veterano
    # out/09
    · votar


    The Blue Special Guitar
    A maioria dos ônibus tem o motor atrás e costuma esquentar bastante a parte traseira do bagageiro. Outros tem motor na frente, outros tem o motor embaixo hhaha...
    Mas a maioiria dos rodoviários é atrás...
    Se você me disse o nome da empresa em que vai viajar talvez eu possa lhe dizer o tipo de ônibus...

    Mas seguro mesmo é comprar duas poltronas e colocar o violão na do lado hahaha
    Se bem que sempre costuma ter poltronas vazias nessa época do ano.




    Qnto ta a passagem pra Araputanga??

    Lilac_Fairy
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Galera legal...deu pra ter uma noção das regras de despacho e assim eu posso bolar um plano maquiavélico qualquer(tipo chorar pro cara do check in dizendo que é pra tocar no enterro da minha vó)

    kiki

    Pow valeu mesmo! Acho que é isso que eu vou tentar. Não vale a pena investir num hard case pq apesar de não ser um kashima da vida, é um eagle dh69 e o preço do case quase se iguala ao violão.

    The Root Of All Evil
    Hehehehe....era uma idéia se eu já não estivesse tão acostumada a tocar com o meu violão e não tivesse acabado de trocar o encordoamento por um augustine...

    AFSVilela
    Huahuahuah.....pobre de quem vai de united...;P

    kiki
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Lilac_Fairy
    é um eagle dh69
    nussa, igualzinho o meu!
    eu pensei o mesmo... o case vale igual ou mais que o instrumento.
    boa sorte!

    Lilac_Fairy
    Veterano
    # out/09 · Editado por: Lilac_Fairy
    · votar


    kiki
    Sério! Que legal! Eu acho o dh69 muito legal por ser mais resistente e ter um custo/beneficio razoavel pra um iniciante. Quando eu estiver tocando melhor(rasgueados, malaguenas, soleos...Me apaixonei por flamenco) eu gostaria de um del vecchio ou de luthieria(se eu tivesse grana lógico)

    boa sorte!
    Brigada(^_^) Vamos ver se tudo dá certo.

    kiki
    Moderador
    # out/09
    · votar


    Lilac_Fairy
    eu acho ele um ótimo custo/benefício tambem. ainda mais quando comprei (há uns 10 anos atras...) quando o dolar tava mais baixo... saiu o preço de um di giorgio iniciante.
    desde que eu era iniciante até hoje continuo com ele (também não estudei muito).

    o pessoal aqui do fórum em geral não gosta muito dos eagle (deve ser por que é chines), mas eu acho que tem um som muito bom, e é muito confortável.

    já cogitei pegar um de luthier, mas são bem caros, e exigem muito cuidado e manutenção. como já desisti de tocar erudito, acho que fico com meu eagle mais uns 10 anos...

    mas eu tava aqui pensando... há quanto tempo voce toca? há quanto tempo voce tem esse violão?
    se voce vai passar de 6 meses a 1 ano, quase vale a pena comprar um lá. pode ser uma boa desculpa pra comprar logo um melhor (se tiver com grana...)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viajar com violão - dúvida