Pra quem saca de Moda de Viola sertanejos raiz.

    Autor Mensagem
    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # set/06


    podiam me passa umas cifra de música?


    sl, ou procurei Menino da Portera no cifraclub e ñ axei =///

    qria a crifra dessa e de Chico Mineiro, axo q do Tonico e Tinoco,

    me flaram q essas moda e sertanejona ae ñ são tão foda de toca,

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    jOe_RaMoNe

    me flaram q essas moda
    essas modas num sao naum ... mas tem umas q sao ...

    Zakk Wylde_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Se alguém tiver cifra ou partitura, posta aí

    albertoellobo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    jOe_RaMoNe
    ou procurei Menino da Portera no cifraclub e ñ axei =///

    Eu toco essa musica e C, G e depois vou catando os acordes, dentro dessa harmonia funcional.

    Certeza
    Veterano
    # set/06
    · votar


    sl, ou procurei Menino da Portera no cifraclub e ñ axei =///

    eu achei, cara
    da uma olhada
    http://www.cifraclub.com.br/cifras/sergio-reis/menino-da-porteira-hw wz.html
    http://www.cifraclub.com.br/cifras/sergio-reis/menino-da-porteira-ta blatura-shwsw.html

    eu toco de acordo com a primeira versão q tem nesse primeiro link q eu postei ae

    albertoellobo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Certeza

    Blz, cara!

    Pardal
    Veterano
    # set/06
    · votar


    meu, vai tirando as músicas! Aprende a cantar, e tira os acordes de ouvido: esse tipo de música tem uma base muito I-IV-V-I! É só ir com essa sequência harmônica que tu já toca quase tudo do estilo!

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pardal
    to I-IV-V-I! É só

    isso significa oq?

    Pardal
    Veterano
    # out/06
    · votar


    São graus dentro de um campo harmônico. Um campo harmônico é formado pela escala que você usar. Por exemplo: campo harmônico de Dó vem da escalade dó. Aí você pega as notas da escala evai formando acordes, e quando você tiver todos os acordes, vai possuir o campo harmônico daquela escala. Para formar um acorde é simples: Peguemos a escala de dó: dó ré mi fá sol lá si dó;para o primeiro acorde, selecionamos a fundamental, que é a nota que dará nome ao acorde. Pegamos então a nota dó: pulamos o ré, e pegamos também o mi; pulamos o fá e pegamos o sol: agora temos três notas: dó mi sol, que juntos formam o primeiro acorde (ou grau) do campo harmônico de dó, sendo assim representado no campo harmônico por I (em cifra, seria C). Se você pegar qualquer outra escala e usar como fundamental a nota que dá o nome da escala, vai obter o grau I do campo harmônico correspondente àquele tom. Continuando em dó, se você pegar como fundamental o ré, pular um e pegar fá, pular outro e pegar lá, você formará o acorde Dm, que é o segundo (II) grau do campo harmônico de dó. A mesma relação de transposição para outra escala é válida. Como você já deve ter entendido tudo (ou não entendido nada), vou colocar de uma vez os acordes do campo harmônico de dó e seus graus:

    I II III IV V VI VII
    C Dm Em F G Am Bm5-

    Sendo que o Bm5- é muito, mas muito raramente usado em música popular, quanto mais em música sertaneja! Bem, tudo isso explica aqui no FCC em algum lugar, então se o que eu disse você não compreendeu, pode procurar no site que vai achar.

    Última dica: Sertanejo usa, em geral, tom de E maior, que é a afinação da viola caipira. Pode ser também encontrada a afinação de D maior.

    albertoellobo
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pardal

    Boa essa dua dica. Vou copiar ela tb. Eu sabia isso aí na prática, mas didaticamente, ainda não tinha "guardado" essa infomação.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797

    LeandroP
    Moderador
    # out/06
    · votar


    Eu gosto daquela dupla caipira nipônica... "eu e o Tanaka, tocando as vaca..."

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quem saca de Moda de Viola sertanejos raiz.