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Mensagem |
jOe_RaMoNe Veterano |
# set/06
podiam me passa umas cifra de música?
sl, ou procurei Menino da Portera no cifraclub e ñ axei =///
qria a crifra dessa e de Chico Mineiro, axo q do Tonico e Tinoco,
me flaram q essas moda e sertanejona ae ñ são tão foda de toca,
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_BLACKMORE_ Veterano |
# set/06
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jOe_RaMoNe
me flaram q essas moda
essas modas num sao naum ... mas tem umas q sao ...
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Zakk Wylde_ Veterano |
# set/06
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Se alguém tiver cifra ou partitura, posta aí
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albertoellobo Veterano |
# set/06
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jOe_RaMoNe
ou procurei Menino da Portera no cifraclub e ñ axei =///
Eu toco essa musica e C, G e depois vou catando os acordes, dentro dessa harmonia funcional.
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Certeza Veterano |
# set/06
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sl, ou procurei Menino da Portera no cifraclub e ñ axei =///
eu achei, cara
da uma olhada
http://www.cifraclub.com.br/cifras/sergio-reis/menino-da-porteira-hw wz.html http://www.cifraclub.com.br/cifras/sergio-reis/menino-da-porteira-ta blatura-shwsw.html
eu toco de acordo com a primeira versão q tem nesse primeiro link q eu postei ae
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albertoellobo Veterano |
# set/06
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Certeza
Blz, cara!
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Pardal Veterano |
# set/06
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meu, vai tirando as músicas! Aprende a cantar, e tira os acordes de ouvido: esse tipo de música tem uma base muito I-IV-V-I! É só ir com essa sequência harmônica que tu já toca quase tudo do estilo!
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jOe_RaMoNe Veterano |
# set/06
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Pardal
to I-IV-V-I! É só
isso significa oq?
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Pardal Veterano |
# out/06
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São graus dentro de um campo harmônico. Um campo harmônico é formado pela escala que você usar. Por exemplo: campo harmônico de Dó vem da escalade dó. Aí você pega as notas da escala evai formando acordes, e quando você tiver todos os acordes, vai possuir o campo harmônico daquela escala. Para formar um acorde é simples: Peguemos a escala de dó: dó ré mi fá sol lá si dó;para o primeiro acorde, selecionamos a fundamental, que é a nota que dará nome ao acorde. Pegamos então a nota dó: pulamos o ré, e pegamos também o mi; pulamos o fá e pegamos o sol: agora temos três notas: dó mi sol, que juntos formam o primeiro acorde (ou grau) do campo harmônico de dó, sendo assim representado no campo harmônico por I (em cifra, seria C). Se você pegar qualquer outra escala e usar como fundamental a nota que dá o nome da escala, vai obter o grau I do campo harmônico correspondente àquele tom. Continuando em dó, se você pegar como fundamental o ré, pular um e pegar fá, pular outro e pegar lá, você formará o acorde Dm, que é o segundo (II) grau do campo harmônico de dó. A mesma relação de transposição para outra escala é válida. Como você já deve ter entendido tudo (ou não entendido nada), vou colocar de uma vez os acordes do campo harmônico de dó e seus graus:
I II III IV V VI VII
C Dm Em F G Am Bm5-
Sendo que o Bm5- é muito, mas muito raramente usado em música popular, quanto mais em música sertaneja! Bem, tudo isso explica aqui no FCC em algum lugar, então se o que eu disse você não compreendeu, pode procurar no site que vai achar.
Última dica: Sertanejo usa, em geral, tom de E maior, que é a afinação da viola caipira. Pode ser também encontrada a afinação de D maior.
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albertoellobo Veterano |
# out/06
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Pardal
Boa essa dua dica. Vou copiar ela tb. Eu sabia isso aí na prática, mas didaticamente, ainda não tinha "guardado" essa infomação.
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_BLACKMORE_ Veterano |
# out/06
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http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=vthread&forum=4&t opic=145797
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LeandroP Moderador |
# out/06
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Eu gosto daquela dupla caipira nipônica... "eu e o Tanaka, tocando as vaca..."
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