Captar violão clássico

    Autor Mensagem
    Taka
    Veterano
    # jun/06


    Eu comprei um yamaha clássico C80, mas quando vou tocar em missas, eu preciso de um violão elétrico... estou na dúvida se vale a pena furar o meu violão para colocar um captador...
    Será que perde muito do som? Acho o som do meu violão bom demais... e se fosse perder algo perceptível eu prefiria não mexer nele... alguém aí sabe se a perda é algo significativo?

    Sei que o melhor seria microfonar, mas é que teria que comprar um microfone bom, um pedestal pra ele e daria muito trabalho....

    Valeu

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Taka

    Cara, nenhum captador vai conseguir 100% de fidelidade de som como um bom violão acustico consegue emitir. Acho melhor e mais funcional vc microfonar o violão.

    Abraços!

    Taka
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    A qualidade de som de um acústico microfonado é melhor que de um "captado" ????

    Blue Jazz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    A perda é SEMPRE significativa. Apenas microfonar é quase o ideal (o ideal é o som do violão puro, acústico, qualquer coisa "entre ele e nossos ouvidos" já estraga um pouco o som) mas nem sempre é possível, espaço aberto, qualidade do equipamento de som, do técnico, tocar com batera e baixo, etc. Acabei de postar isso num tópico voltado para pedais pra violão, espero que te ajude:

    No caso de tocar com violão de nylon passo o conselho que recebi de um amigo: façam um Mix de Captação / Microfone nas suas apresentações. Veja com técnico de som se ele te disponibiliza um microfone condenser, tipo SM-91 Shure, ou até mesmo B-5 da Behringer e faça um Mix na mesa entre os dois, procurando sempre extrair o máximo que puder do Microfone.

    PEDAIS para VIOLÃO:

    Os melhores são os da série AD, da Boss: AD3, AD5 e AD8. O AD3 é um pré mais simples, com chorus e reverb, o AD5 além deles tem equalização paramétrica e o AD8 simula alguns microfones. Todos tem saída balanceada e anti-feedbeck, sendo que no AD5 vc escolhe o corte no ponto exato. Tenho um amigo que toca num Munhoz co captação Fishman passando seu sinal por um AD5 e um EQ Boss: o som fica maravilhoso! Claro que o chorus é mais voltado pra violão de aço, portanto ele zera este efeito.

    O pedal da behringer não acrescenta muito, na verdade rouba um pouco do sinal, além de fechar um pouco o som do instrumento - e isto não é de todo ruim num violão com muito médios. O ADI tem saída balanceada e uma ligeira distorção conseguida através do blend, o que não é bom para violõe de nylon. Este aparelho não oferece reverb nem outros efeitos, talvez o custo benefício até compense, melhor do que nada.

    A Zoom 504 é bem ruinzinha na minha opinião, não oferece muitos ajustes e termina por digitalizar demais o som do violão, estou falando de instrumentos de nylon. Pode até funcionar para aço, nunca testei com um. A A2 eu ainda não testei, com Zoom e Behringer sempre tenho dois pés atrás mas não custa tentar... só que eles tem de ter melhorado muito, mas MUITO a tecnologia que tinham na 504 pra conseguir algo que preste.

    Infelizmente no mercado brasileiro não temos muita opção pra esse tipo de aparelho e os que são bons, qundo a gente finalmente encontra, custumam ser caros demais.

    Sucesso pra vc!

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Taka

    É zim man, muito melhor zo que o violão eletrico é bem maiz pratico, no entanto eu não colocaria um pré em zeu violão, o dinheiro de um bom pré equalizador + o Captador da pra tu comprar um pedeztal e um microfone razoavel e vai ficar com melhor qualidade zo atente para o tipo de microfone compre um ezpecifico para o inztrumento.

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Taka

    Ezqueci de um detalhe que o Blue Jazz mencionou, é que ze for tocar com outroz inztrumentoz(bateria, guitarra) o microfone pode captar o zom dezzez inztrumentoz e gerar muita microfonia, maz ze for tocar violão clazzico ou mpb voz e violão da pra tocar numa boa maz mezmo azzim o rizco de microfoniaz eziztem a depender da localização daz caiaz de zom no ambiente.

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    teuabreu

    Caraz... quez bichoz tez mordeuziz?
    Vcz taz cheioz de "Z"?

    hauahauauia

    teuabreu
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    O computer do trabalho ta com defeito não ezcreve chiz, eçe, dabliu, doiz e arroba hehe aí tem que improvizar comprei um novo maz não deu, aqui preciza de um adaptador de 5 pra zeiz pinoz, abraçoz man!!

    Blue Jazz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Taka
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Ow... valeu aí galera... esse sábado eu vou microfonar pra ver como fica e depois falo como ficou

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Taka
    Ow... valeu aí galera... esse sábado eu vou microfonar pra ver como fica e depois falo como ficou

    Blz, cara!
    Se não funcionar, vc taka o violão no chão, hueheuheue

    asda
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Eu uso o falante de uma campainha de telefone... funciona bem.

    albertoellobo
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    asda
    Eu uso o falante de uma campainha de telefone... funciona bem.

    Fica com muito médio...

    Taka
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    albertoellobo

    uahauhauhauhauahuahauhauhauhauhauahuahuahuahauh

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captar violão clássico