Dicas para melhorar seu violao

    Autor Mensagem
    mariecelo
    Veterano
    # abr/06


    Ae galera beleza? gostaria de postar umas dicas para melhorar o som dos violoes ae ( os de aco)... a maioria dos violoes mais baratos vem com pinos e saddles ( acho q se diz ponte ne?) de plastico ou de algum material sintetico... se voce tiver a oportunidade de encontrar saddles de osso o som melhora radicalmente e os pinos que seguram as cordas podem ser mudados por pinos de madeira (ebony por exemplo) ou de osso tambem... aproveite o saddle velho e lixe pra ficar mais baixo ate uma altura que fique mais confortavel mas que nao trasteje e depois de ter usado a cobaia de plastico e achar a altura ideal lixe o saddle de osso do mesmo tamanho ;) espero que tenha ajudado alguem

    jaime_plucky
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: jaime_plucky
    · votar


    Pra Ficar mais claro pra galera do violao, esse Saddle, que voce Fala, a Galera aqui conhece mais como Rastilho.

    Outra peça De plastico que tambem eh aconselhavel trocar por osso eh o Nut ou mais conhecido como Capotraste.

    Eh isso ai galera isso realmente da uma melhorada na qualidade do Timbre do Violao.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/06
    · votar


    Eh isso ai galera isso realmente da uma melhorada na qualidade do Timbre do Violao.

    Não só no timbre como também na afinação.

    Luiz_Garrido
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Luiz_Garrido
    · votar


    Po mandei a msm msg 2 vezes. Foi mal.

    Luiz_Garrido
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Po valeu as dicas, vou dar uma melhorada no meu tonante iauhaiuhaiu, tipo eu queria trocar, já faço aula a 1 ano, e agora resolvi me dedicar mais, eu nem treinava e tal. Mas eu pensei melhor e decidi, ser bom no meu tonante e só depois trocar, até porq eu já vi q se eu toco um tonante bem eu toco qlq outro melhor ahaiuau, percebi isso nos Gianinni do curso.

    Luiz_Garrido
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Ah, já ia me esquecendo, esse capotraste e rastilho de osso, são mt caros? E vc´s conhecem algum site q venda? Porq eu moro em Petrópolis/RJ e não tem nada aqui, e descer pro rio fica ruim pra mim, ainda sou menor de idade e tal aiuhaiu.

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Luiz_Garrido
    +- 5 reais o rastilho de osso. Comprei no centro da cidade (Recife). Vem a peça inteira, só é lixar.

    Luiz_Garrido
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Valeu kra

    Leo-RJ
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Olá,

    De fato fiz a troca do rastilho e do capotraste do meu Di Giorgio N18 e a diferença é muito grande. Fica outro som, bem melhor, com um timbre mais limpo. Também achei que a afinação fica mais fácil e durável.

    Fiz o serviço no ateliê do Rogério dos Santos (Centro do Rio), tendo ficado pronto no mesmo dia, ao custo de R$40 no total (as pecinhas e o serviço).

    www.violoesrogeriosantos.com.br

    E posso atestar que a diferença, mesmo sendo em violão bem básico, é muito grande. Vale a pena essa troca.

    Abraços!

    Minow
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    eu tava afim de abaixar a altura do rastilho, ta absurdamente alta e enche o saco.
    alguem sabe se tem como tirar o rastilho da raspar embaixo ou tem q ser em cima mesmo?

    jaime_plucky
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Minow

    alguem sabe se tem como tirar o rastilho da raspar embaixo ou tem q ser em cima mesmo?

    Cara eh so tirar as cordas e tirar o rastilho,
    nao lixa em cima de jeito nenhum.

    E quando vc for lixar, lixe em cima de uma superficie totalmente plana,
    O do meu viola eu lixei sobre um Vidro, e cuidado pra nao lixar demais.

    Luiz_Garrido
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Po acho q não vale a pena eu levar em um luthier ainda mais aqui em Petrópolis hehehe pra por no meu tonante, vou tentar fazer sozinho. Aqui alguém sabe algum site q venda o rastilho e o capotraste de osso e envie pra ca?

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Meu violão já veio com rastilho de osso, mas está com as cordas altas até hoje porque não tive coragem de lixar :P

    Dá um medo que vá começar a trastejar.

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Eu lixei muito o rastilho do meu. Ficou bom, sem trastejar, mas eu vou lixar mais na próxima vez que trocar as cordas.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    B4cK5p4c3
    Eu lixei muito o rastilho do meu. Ficou bom, sem trastejar, mas eu vou lixar mais na próxima vez que trocar as cordas.

    Cara, como dá pra ter uma noção de quanto se deve lixar?

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Nem sei. Eu usei como base o rastilho antigo de plástico, que era alto e eu lixei também. Mas, no meu violão, mesmo sem o rastilho as cordas não trastejam.

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    B4cK5p4c3
    Nem sei. Eu usei como base o rastilho antigo de plástico, que era alto e eu lixei também. Mas, no meu violão, mesmo sem o rastilho as cordas não trastejam.

    Aí fica mais fácil...
    Meu violão é de 12 cordas e tem cordas altas.
    Imagine como é duro hauahau

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    The Blue Special Guitar
    Imagine como é duro hauahau
    É bom especificar que são as cordas, porque com certeza vão tirar onda. huhaeuhea.

    mariecelo
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    o segredo e lixar devagar com muita paciencia e sem a menor pressa... lixa um pouco ( pouquinho mesmo) vai la e testa... e assim por diante mas quando vc testar toque bem forte o mais forte que vc puder com a palheta... quando vc ver q tocando muito forte ele esta trastejando so um pouquinho isso significa que quando vc tocar normalmente ele nao ira trastejar....

    B4cK5p4c3
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    mariecelo
    O bom mesmo é, se for trocar, lixar na peça original. Depois marcar no osso o tamanho e lixar.

    albertoellobo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    mariecelo

    Só um conselho, galera!
    NUNCA MEXA NO RASTILHO ORIGINAL QUE VEM COM O SEU VIOLÃO, tipo, raspar, lixar, afinar... faça isso com um rastilho-cobaia, pois, se não ficar bom o serviço, vc pode colocar o original de novo no lugar e tudo estará como antes. Porém, se lixar o original e fizer cagada nele, este estará perdido para sempre. Aí só um luthier mesmo pra devolver a regulagem ideal do violão.
    Abraços a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para melhorar seu violao