Autor |
Mensagem |
RaphaelCp Veterano |
# fev/06
Olá, gostaria q vc´s me ajudassem um pouco nesse assunto. Eu não sei muito sobre teoria no violão e é por isso q estou aqui no fórum pra vc´s me ajudarem. Eu queria uma ótima teoria p/ iniciantes, que comece do bem básico mesmo e com uma boa linguagem. Se souberem d algum, favor deixar link. Grato!
|
.:Anonimato:. Veterano |
# fev/06
· votar
hum
|
# fev/06
· votar
existe uma apostila por aí... não sei se ela ainda está disponível... voudar uma olhada
|
# fev/06
· votar
http://dl4.rapidshare.de/files/3001221/26384929/apostila.doc
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
RaphaelCp
Estude intervalos, coma intervalos, respire intervalos, beba intervalos.
Depois a gente fala no assunto.
|
# fev/06
· votar
testa ae mano
|
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Master, agora fikei cabrera! Q tant importância tem estes intervalos?
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
.:Anonimato:.
Tentei baixar a apostila e deu nisso:
Download-session expired. Direct-links last a few minutes for free users and a few days for premium-users.
You requested this download-session from a different IP than yours. If you use AOL, try a different browser.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
Intervalo é a base de tudo, tudo mesmo.
Tudo que você vier a estudar, desde formação de escalas, formação de acordes, cadências, transposição, etc., está diretamente relacionado aos intervalos.
É como querer aprender mecância, sem ter nenhum fundamento básico de física. Você até conserta um motor, mas não sabe como.
|
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
1. Vou ver esse problema daqui a pouco.
2. Eu tenho uma base sobre intervalos. Mas o que eu queria saber msm era o seguinte: estou com o violão plugado na pedaleira lutando para conseguir fazer sair da minha cabeça p/ minhas mãos o solo q quero colocar numa música minha! Pergunta: Qual a utilidade prática dos intervalos nesse sentido?
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
As vezes você não precisa nem pensar num acorde cabeludo ou numa escala super exótica pra deixar o seu som mais legal.
Intervalos ajuda você a tocar em todos os trastes, em qualquer afinação escambrosa, a montar aquele acorde com nome de palavrão sem precisar de um dicionário, a tocar uma frase num modo e repetir a mesma frase em outro modo (em terças, em quintas, sextas, o que quiser), ajudam a transpor rapidamente uma música que você toca em Dó, mas o cantor quer em E#.
... enfim, intervalos é tudo. Você toca intervalos o tempo todo, você ouve intervalos o tempo todo, e por parecer tão simples e tão pequeno, a gente não dá atenção e quer logo fritar o bife a seco, sem óleo e nem teflon na escala.
Intervalos permitem que você toque 8 acordes dentro um compasso, coisa que nenhum shreder tem coragem de fazer... essas coisinhas bobas que eu citei.
Se tem alguma coisa perdida na sua cabeça em relação a intervalos, trate de procurar, se quiser saber o que está tocando ou ensinar os seus dedos a tocarem o som louco que está dentro da sua cabeça.
:)
|
Ata Veterano |
# fev/06
· votar
se vc conseguir treinar o seu ouvido a ponto de "escutar" mentalmente os intervalos, vc cria um solo de cabeça, e depois passa pra guitarra. Mas até aí vai MUITO tempo.
|
# fev/06
· votar
Ata
Eu fico com bolado com isso.... eu tenho muitas idéias maneiras
mas técnica 0... equipamentos 5... hehe aí só resta o bom humor!
Papai do céu me dê graça nessa hora! rs
|
# fev/06
· votar
Vcs acham q o Band-In-A-Box pode me ajudar?
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
A minha técnica também é "0"
Por isso preferi me aprofundar na teoria, o que me ajudou muito tecnicamente. O bom é equilibrar os dois, um não anda sem o outro.
Mas é fundamental estudar os intervalos, as suas classificações, antes mesmo de querer tocar uma corda.
Não é preciso decorar o som de cada intervalo, no começo. Isso acontece naturalmente. Mas entender porque é menor, porque é maior, diminuto, aumentado, alterado, enarmônico, simples, composto, etc.
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Vcs acham q o Band-In-A-Box pode me ajudar?
Sim, bastante!
|
Ata Veterano |
# fev/06
· votar
Ata
conhece o Método Pozzoli? Vale à pena (tem que ter leitura de partitura)
|
# fev/06 · Editado por: .:Anonimato:.
· votar
LP
Eu tenho ele mas não usei ainda por achar q deve ser complicado...
|
Ata Veterano |
# fev/06
· votar
Band-In-A-Box
que é isso?
ah, o Pozzoli é pra treinar auditivamente os intervalos, aí vc já teria que conhecer seus nomes e classificações
|
# fev/06
· votar
Ata
Não...
LeandroPanucci
Falando nisso, meu caro amigo.... vc não saberia dizer assim um site onde tivesse timbres de amplificadores e efeitos pro público escutar não?
|
# fev/06
· votar
Ata
É um programito que toca bases p/ o solador solar...
|
LeandroP Moderador |
# fev/06
· votar
Eu não conheço um site com amostras de timbres.
Entre no GuitarHouse, lá tem amostras do som do V-Amp... não sei se te ajuda.
Quanto ao Band In a Box, ele insere os acordes com uma lógica de harmonia.
Eu fiz um tópico havia algum tempo, e nele eu falos sobre acordes. Procure na busca "Glossário de Acordes".
|
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
Thank you man! Mas qt ao site da Guitar House nem vale a pena, pq além de ter esse arquivo a minha pedaleira é exatamente V-Amp 2! rs
E eu axei um timbre maneiro aqui!
|
# fev/06
· votar
Só não sei como salvar...... :(
|
LeandroP Moderador |
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar
Pede pra ele GuitarHouse. Ele é moderador do fórum. Se os direitos do áudio for dele, pode ser que ele mande pra você.
|
# fev/06
· votar
LeandroPanucci
hã? ´pedir o q?
|
RaphaelCp Veterano |
# mar/06
· votar
Pois então algum site pra aprender a estudar os intervalos?
|
LeandroP Moderador |
# mar/06
· votar
RaphaelCp
Acho que aqui no Fórum e no próprio Cifra Club tem explicações bem interessantes. Vou ver se eu consigo encontrar um material no próprio fórum pra ti.
|
Ratman Veterano |
# mar/06 · Editado por: Ratman
· votar
RaphaelCp
Aqui está o link para a apostila e aqui um link sobre
intervalos postado pelo Marisco nesse tópico.
Dá uma olhada nesse tópico q tem muita coisa interessante.
|
maggie Veterana |
# mar/06
· votar
Ratman
Grande!
RaphaelCp
Se for bem básico mesmo tem um curso de violão na página inicial do Cifraclub.
|