Teoria p/ iniciantes

Autor Mensagem
RaphaelCp
Veterano
# fev/06


Olá, gostaria q vc´s me ajudassem um pouco nesse assunto. Eu não sei muito sobre teoria no violão e é por isso q estou aqui no fórum pra vc´s me ajudarem. Eu queria uma ótima teoria p/ iniciantes, que comece do bem básico mesmo e com uma boa linguagem. Se souberem d algum, favor deixar link. Grato!

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


hum

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


existe uma apostila por aí... não sei se ela ainda está disponível... voudar uma olhada

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


http://dl4.rapidshare.de/files/3001221/26384929/apostila.doc

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


RaphaelCp

Estude intervalos, coma intervalos, respire intervalos, beba intervalos.

Depois a gente fala no assunto.

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


testa ae mano

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci

Master, agora fikei cabrera! Q tant importância tem estes intervalos?

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

Tentei baixar a apostila e deu nisso:

Download-session expired. Direct-links last a few minutes for free users and a few days for premium-users.
You requested this download-session from a different IP than yours. If you use AOL, try a different browser.

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

Intervalo é a base de tudo, tudo mesmo.

Tudo que você vier a estudar, desde formação de escalas, formação de acordes, cadências, transposição, etc., está diretamente relacionado aos intervalos.

É como querer aprender mecância, sem ter nenhum fundamento básico de física. Você até conserta um motor, mas não sabe como.

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci

1. Vou ver esse problema daqui a pouco.

2. Eu tenho uma base sobre intervalos. Mas o que eu queria saber msm era o seguinte: estou com o violão plugado na pedaleira lutando para conseguir fazer sair da minha cabeça p/ minhas mãos o solo q quero colocar numa música minha! Pergunta: Qual a utilidade prática dos intervalos nesse sentido?

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

As vezes você não precisa nem pensar num acorde cabeludo ou numa escala super exótica pra deixar o seu som mais legal.

Intervalos ajuda você a tocar em todos os trastes, em qualquer afinação escambrosa, a montar aquele acorde com nome de palavrão sem precisar de um dicionário, a tocar uma frase num modo e repetir a mesma frase em outro modo (em terças, em quintas, sextas, o que quiser), ajudam a transpor rapidamente uma música que você toca em Dó, mas o cantor quer em E#.

... enfim, intervalos é tudo. Você toca intervalos o tempo todo, você ouve intervalos o tempo todo, e por parecer tão simples e tão pequeno, a gente não dá atenção e quer logo fritar o bife a seco, sem óleo e nem teflon na escala.

Intervalos permitem que você toque 8 acordes dentro um compasso, coisa que nenhum shreder tem coragem de fazer... essas coisinhas bobas que eu citei.

Se tem alguma coisa perdida na sua cabeça em relação a intervalos, trate de procurar, se quiser saber o que está tocando ou ensinar os seus dedos a tocarem o som louco que está dentro da sua cabeça.

:)

Ata
Veterano
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.
se vc conseguir treinar o seu ouvido a ponto de "escutar" mentalmente os intervalos, vc cria um solo de cabeça, e depois passa pra guitarra. Mas até aí vai MUITO tempo.

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Ata

Eu fico com bolado com isso.... eu tenho muitas idéias maneiras

mas técnica 0... equipamentos 5... hehe aí só resta o bom humor!

Papai do céu me dê graça nessa hora! rs

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Vcs acham q o Band-In-A-Box pode me ajudar?

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

A minha técnica também é "0"

Por isso preferi me aprofundar na teoria, o que me ajudou muito tecnicamente. O bom é equilibrar os dois, um não anda sem o outro.

Mas é fundamental estudar os intervalos, as suas classificações, antes mesmo de querer tocar uma corda.

Não é preciso decorar o som de cada intervalo, no começo. Isso acontece naturalmente. Mas entender porque é menor, porque é maior, diminuto, aumentado, alterado, enarmônico, simples, composto, etc.

LeandroP
Moderador
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar


.:Anonimato:.

Vcs acham q o Band-In-A-Box pode me ajudar?


Sim, bastante!

Ata
Veterano
# fev/06
· votar


Ata
conhece o Método Pozzoli? Vale à pena (tem que ter leitura de partitura)

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06 · Editado por: .:Anonimato:.
· votar


LP

Eu tenho ele mas não usei ainda por achar q deve ser complicado...

Ata
Veterano
# fev/06
· votar


Band-In-A-Box

que é isso?


ah, o Pozzoli é pra treinar auditivamente os intervalos, aí vc já teria que conhecer seus nomes e classificações

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Ata

Não...

LeandroPanucci
Falando nisso, meu caro amigo.... vc não saberia dizer assim um site onde tivesse timbres de amplificadores e efeitos pro público escutar não?

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Ata

É um programito que toca bases p/ o solador solar...

LeandroP
Moderador
# fev/06
· votar


.:Anonimato:.

Eu não conheço um site com amostras de timbres.

Entre no GuitarHouse, lá tem amostras do som do V-Amp... não sei se te ajuda.


Quanto ao Band In a Box, ele insere os acordes com uma lógica de harmonia.

Eu fiz um tópico havia algum tempo, e nele eu falos sobre acordes. Procure na busca "Glossário de Acordes".

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci

Thank you man! Mas qt ao site da Guitar House nem vale a pena, pq além de ter esse arquivo a minha pedaleira é exatamente V-Amp 2! rs

E eu axei um timbre maneiro aqui!

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


Só não sei como salvar...... :(

LeandroP
Moderador
# fev/06 · Editado por: LeandroP
· votar


.:Anonimato:.

Pede pra ele GuitarHouse. Ele é moderador do fórum. Se os direitos do áudio for dele, pode ser que ele mande pra você.

.:Anonimato:.
Veterano
# fev/06
· votar


LeandroPanucci
hã? ´pedir o q?

RaphaelCp
Veterano
# mar/06
· votar


Pois então algum site pra aprender a estudar os intervalos?

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


RaphaelCp

Acho que aqui no Fórum e no próprio Cifra Club tem explicações bem interessantes. Vou ver se eu consigo encontrar um material no próprio fórum pra ti.

Ratman
Veterano
# mar/06 · Editado por: Ratman
· votar


RaphaelCp

Aqui está o link para a apostila e aqui um link sobre
intervalos postado pelo Marisco nesse tópico.

Dá uma olhada nesse tópico q tem muita coisa interessante.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Ratman
Grande!


RaphaelCp
Se for bem básico mesmo tem um curso de violão na página inicial do Cifraclub.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria p/ iniciantes