sem ritmo

Autor Mensagem
leandro
# nov/02


galera desculpe sou novo to aprendendo toca violao agora e como nao tenho grana to tentando aprender sozinho mais por mais q eu me esforce nao consiguo acerta o ritmo tem hora q fica rapido hora q fica lento eu sei soh treinando que vai pra frente mais queria ouvi de voces que tocam a um bom tempo voces tem alguma dica pra mim passa , para eu melhorar o meu ritmo

Anônimo
# nov/02


começa fazendo assim a batida:
POLEGAR PRA BAXO
TODOS OS DEDOS PRA BAXO
vai repetindo isso...
qdo vc conseguir tocar tudo direitinho, vai pra otra batida...

Ðinhø
# nov/02


Ola Leandro, tudo bem ???

é o seguinte:
Toque contando, pode ser com a boca pode ser mentalmente, 1, 2, 3, 4, pode reparar que qualquer musica tem um tempo que pode ser contado!!!

ex: 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1
E preciso ama a ar , as pessoas como si nao ouvesse amanha

Assim sucessivamente !!!!!, entendeu ???

ou entao, cantando ou nao a musica, bata o pe nos tempos 1 e 3, e levante-o nos tempos 2 e 4 !!!

FALOW !!!!!!

Ðinhø
# nov/02



Ola Leandro, tudo bem ???

é o seguinte:
Toque contando, pode ser com a boca pode ser mentalmente, 1, 2, 3, 4, pode reparar que qualquer musica tem um tempo que pode ser contado!!!

ex: 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4 1
E preciso ama a ar , as pessoas como si nao ouvesse amanha

Assim sucessivamente !!!!!, entendeu ???

ou entao, cantando ou nao a musica, bata o pe nos tempos 1 e 3, e levante-o nos tempos 2 e 4 !!!

FALOW !!!!!!

Sqna
# nov/02


Ah cara, tem nada de peh nao...

acho q o peh aki eh um tique nervoso q eu tenho soh hehehe

ouve a musica q vc tira o ritmo :)

sei q nao ajudei nada, mas tb num tem muito o q ajudar nao. Acho q todo mundo ja passou por isso, eh um saco, mas um dia passa... Eh q nem pestana, um dia vc vai acordar e vai fazer.

Vai treinando ae...

Falow

Sqna

Ðinhø
# nov/02


Sqna

vc deve saber muito para nao ter passado por aprendizado de inicio !!!!!

ou nunca passou por isso nem sabe !!!!!

contar o tempo da musica ajuda muito quem esta começando !!!

se vc ja é profissional!!!, entao tchau !!!, aqui é forum para iniciantes !!!!

FALOW !!!!!!

Claudio
# dez/02


Eu concordo e descordo de vc Dinho! Eu concordo quando vc diz que o cara não estava ajudando. Discordo quando vc diz que esse forum é só de iniciantes, pessoas como eu o jonhny e .... estamos na frente, mas sempre estamos ajudando pessoas iniciantes e aprendendo c/ vcs! Apesar de tocar guitarra a 20 anos eu não me considero um fodão!Eu sou profissonal pois trabalho na noite mas eu não vou dar tchau a esse forum!Não me leve a mal Dinho!

johnny
# dez/02


Tá loco! Dependendo da música, e principalmente quando vc começa a estudá-la é necessário contar os tempos! Sejá com um metrôno, com o pé, etc! Cara... e pra ensaiar em um dueto, quarteto, etc. Em uma orquestra tem o regente, mas se os músicos naum derem a mínima pra ele vira tudo uma cáca. Tá certo Dinho... contar o tempo é necessário ainda mais quando vc vai executar um alegro, um presto que são peças rápidas vc tende a acelerar e é só contando o tempo que vc pode manter o andamento. Putz.... e quando o compasso é composto então! Portanto.. acredito que não contar o tempo é coisa de amador. E concordo com o Claudio! Iniciantes e profissionais... sempre temos algo a aprender! Estudo violão clássico a 14 anos e a 2 anos estou estudando piano e aprendi muitas coisas que hoje aplico ao violão.

Um amigo
# dez/02


É complicado...
Para os iniciantes, contar o tempo tocando pode ser uma tarefa que exija muita coordenação e que torne o processo mais lento. Para aprender, escute muitas músicas e tente entender o que o cara faz no violão, como ele faz a batida. Tente, ao escutar a música, contar o tempo, como indicaram (isso pode ajudar muito qdo for tocar). Com o passar do tempo, pegará a "manha" de contar o tempo da música, que é importante... Ao menos, essa é a minha opinião (toco há 3 anos somente, aprendendo sozinho...)

Claudio
# dez/02


Tente um metrônomo

Alberto
# dez/02


A batida de pé é quase automatica eu te aconselho a treinar, e treinar, pois assim vc se acostuma.

Ðinhø
# dez/02


Tranquilo Claudio !!!!

Eu generalizei e foi um erro meu, eu tbem nao sou nenhum iniciante ja toco a 14 anos, tenho 20, comecei com piano, depois teclado, ate entao fazendo aulas, depois aprendi sozinno, violao(fui integrante de orquestra, nao sou mais pq ocupava muito o meu tempo "infelizmente"), cavaquinho, contra-baixo, bateira, e toco guitarra 5 anos, dou aulas, tenho uma banda e tbem toco na noite, apesar de tocar ha tanto tempo nao me considero profissional pois nao vivo de musica.
Umas das coisas que mais me ajudou foi contar o tempo, lembro que nas minhas aulas de teclado, eu tinha uns 8 anos, minha prof dizia "conte o tempo", mesmo o metronomo do teclado marcando, e isso me ajudou bastante a aprender outros instrumentos, entao por isso eu digo conte sempre mesmo que seja no pensamento, apos um certo periodo nem se percebe contar o tempo !!!

FALOW !!!!!!!

Sversut
# dez/02


Dinho,
Pode explicar melhor os skemas de tempo e em que pode facilitar??
Falowww
Sversut

Ðinhø
# dez/02


E ai Sversut ???, é o seguinte !!!!!

vc explicar de uma forma simples, blz ???

cada musica tem um ritmo, uma frequencia, uma velocidade no
andamento, entao podemos contar juntos.

alguma vez vc escutou alguma musica e ficou batendo na mesa ou em outro lugar com a mao, ou entao estalando os dedos ???

Se vc reparar vc batia no tempo 2 e 4, enquanto que no tempo 1 e 3 vc nao batia !!!!!

Tente experimentar !!!

Seria o mesmo que bater na caixa da bateria !!!!!

ex:
Mao c/ batida = +
Mao s/ batida = -

- + - + - + - +
1 2 3 4 1 2 3 4

e assim por diante !!!!!

Espero ter ajudado !!!

FALOW !!!!!!!

Sversut
# dez/02


Okei, Dinho
Vou prestar mais atenção nesses detalhes.
Dizem que maioria das músicas são quaternárias. Então deve ser por isso.
Mas não entendi bem porque 1,2,3,4, sendo forte 2 e 4. Estou aqui ouvindo FM e parece mais 1, 3, ou seja, parece que começa forte e baixa, sobe, baixa.
Além disso, na prática, não é a mesma coisa 1, 2?? Porque divisão em quatro, sendo que é alternado alto e baixo??
Sei lá, acho que compliquei mais.
Falowwwwww
Sversut

Ðinhø
# dez/02


Ola Sversut !!!

sobre a maioria ser quartenaria vc esta certo !!!!

se puder abaixe um metronomo, na internet tem um monte, e repare como as batidas sao no tempo 2 e 4 e nao no 1 e 3 como pareceu p/ vc !!!!

tente estalando os dedos, como aqueles cancoes à moda antiga !!! hehehe

tchu ru tchu ruru, tchu ru tchu ruru
1 2 3 4 1 2 3 4
- + - + - + - +


Espero ter ajudado !!!!!

FALOW !!!!

Sversut
# dez/02


Hehe,
Tchuru realmente é fraco no tchu tchu e forte ruru.
Mas afinal, sabendo onde é mais forte, se é quaternário, etc, que finalidade isso tem????? Lógico que tem, mas na prática o que fazer com isso??? Encaixar ritmo, harmonia??
Vou ver o skema do metrônomo
Falow
Sversut

RPGista
# dez/02


po, eu queria saber a batida de Eduardo e Monica..^^

Leandro
# dez/02


valeu galera pela ajuda to melhorando agora

Rafael Librenz
# dez/02


Eu não consigo entender...

Como tem gente que não consegue pegar o "ritmo"? Eu nunca aprendi isso, e não tenho dificuldade nenhuma, na verdade acho que é porque o meu professor nunca tentou me ensinar isso. Ele dizia: "Rafael, ouve a batida do violão e acompanha, é fácil!", e eu peguei perfeitamente... Sei lá, tem gente que se encuca com esses lances de aprender ritmo (fica decorando "dois pra baixo, um pra cima... dois pra baixo, um pra cima...") e acaba tocando errado... Já vi várias pessoas DESISTIREM de tocar violão, porque não conseguem tocar no ritmo da música...

Eu não sei direito, mas acho que tem algo errado aí.

Rafael Librenz
rafael@profissom.com.br
http://www.librenzcifras.cjb.net/

ae
# dez/02


ae

Anônimo
# dez/02


quando eu toco uma musica meu começa a mexe automatico hehaeua
principalmente no classico

sversut
# dez/02


Tá certo, batida é de ouvir, ouvir várias vezes e tentar fazer no violão o que ouviu.
Mas só que em caso de inciante, até o professor faz aquelas famosas fechas pra baixo e pra cima, etc. Mas depois essas flechas, à medida que pessoa capta, não faz mais sentido, mas é uma forma de se transmitir batidano papel.
Falowww
Sversut

Coringa
# dez/02


É Rafael, mas cada um tem um tipo de dificuldade cara...c não pode achar que por q vc tem facilidade pra fazer batida, todo mundo tem q ter.... eu por ex não sei solar de improviso na escala maior, tem gente que acha baba....

re
# dez/02


como eu já disse em outro tópico, aprenda a contar. conte em qualquer lugar. na rua. na chuva. no ônibuus etc.
conte: 1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 e 1 e 2 e 3 e 4 e assim por diante. no tempo do segundo do relógio.

Elton CG
# dez/02


Qual o ritmo de FAROESTE CABOCLO?

Jrge
# dez/02


Olha cara tente pegar o ritmo acompanhando o tempo da musica... tambem aprendi sozinho e toco ateh razoavelmente mto bem... importante é vc pegar musicas que conheça e goste para pegar seu ritmo e seus acordes... fica sucegado que uma hora voce pega o jeito.

Rafael Librenz
# dez/02


bah... eu não sei nada de improviso...

Gabriel
# dez/02


Alguém pode me dizer quais são os ritmos das músicas:
Whereve you will go (acoustic)
Já sei namorar
Só hoje
Quatro vezes você

????

Pisciano
# dez/02


ou, né pur nada naum, mas pra vc pegar ritmo num precisa desses trem de pezinho palminha naum, quando eu quero pegar o ritmo de uma musica eu canto ela o dia todo, depois assobio. quando pego o violao eu testo a batida mais manjada q existe, aquela q se aprende primeiro, q se toca qualquer musica. aí eu vou cantando e errando mas seguindo a cançaum. uma hora eu peço minha mae q naum sabe nada de musica pra ouvir e ela diz: "tá bom o ritmo mas essa batida tá péssima, q q vc tem??? essa musica é ritmo de igraja e vc tá tocando igual rock" . depois de ouvir isso eu sei q tá ótimo. se ela disser q parece uma musica q ela já ouviu nos tempos de criança, é pq naum tá bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a sem ritmo