Autor |
Mensagem |
asda Veterano |
# nov/05
· votar
Isso é uma questão de tempo!!!
Pára!!!
Wilson Fisk
Sim... eh estudo.
|
albertoellobo Veterano |
# nov/05
· votar
Bom, quem quiser tirar música de ouvido, primeiro vai ter que ter uma noção - mesmo que básica - sobre harmonização, ou seja, campo harmônico, além ter de um puta ouvido pra perceber os detalhes dos acordes tipo, dissonâncias, inversões de baixo, etc....
|
thifm Veterano |
# nov/05
· votar
Wilson Fisk
asda
hahaha.. claro que tem q estudar... nada surge de repente!! hehehe
|
fi_dum_ratu Veterano |
# nov/05
· votar
asda
Pára!!!
há, comigo foi assim.... num sei explicar direito....
|
asda Veterano |
# nov/05
· votar
fi_dum_ratu
Foi a benção de Deus.
|
YES Veterano |
# nov/05
· votar
asda
que músicas você tenta tirar de ouvido?
|
asda Veterano |
# nov/05
· votar
YES
Ah... várias....
Nao consigo nem tirar legião.....
Cara, parece zuera minha mas nao eh nao....
Afinar entao noooooossa...
Eu aprendi agora...
E eu me baseio pela vibração da corda, nao pelo som.
|
albertoellobo Veterano |
# nov/05
· votar
asda
Quer tirar MÚSICA DE OUVIDO fácinho, facinho? Compra um walkman!
huahuahauahua!!!!!!!!! KKKKKK!!!!!!!!!!
Zueira minha, heim!
|
YES Veterano |
# nov/05
· votar
asda
Você precisa primeiro se acostumar com a relação Tônica - Dominante - Tônica, ou seja 1a - 5a - 1a
O Blues é ótimo para treinar essa percepção, pois ele se baseia principalmente na cadência 1a - 4a - 1a - 5a - 4a - 1a, ele fica alternando repetidamente essas relações de dominante - tônica - sub-dominante - tônica. ex: A - D - A - E - D - A (seguindo os graus acima)
Toque bastante blues, e você vai começar a perceber naturalmente essa relação fundamental da tonalidade.
Outra músicas interessante para assimilar essas relações é a música sertaneja tradicional, mas como não sei se você gosta, o blues é alternativa.
|
albertoellobo Veterano |
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar
YES
Entendeu agora porque eu amo o Blues? Eu comecei a ouvir blues aos 9 anos, e essa simples receita de bolo (1º - 4º, 1º - 4º, 4º - 5°, 4º - 1º Graus) norteira qualquer um na direção se apurar sua perceição de harmonia. Depois é só uma evolução natural adquirida pela prática.
Já no samba a regra é mais complexa, a harmonia segue diversos "caminhos", nem sempre lógicos, mas sempre com uma resolução melódica no final.
|
asda Veterano |
# nov/05
· votar
YES
Valew pela tentativa, cara... valeu mesmo.
Nao consigo me dar com regras... isso eh muito pra minha cabeça....
....
Vou ver se consigo sim...
Toque bastante blues, e você vai começar a perceber naturalmente essa relação fundamental da tonalidade.
Eu toco...
|
fi_dum_ratu Veterano |
# nov/05
· votar
asda
Foi a benção de Deus.
amém!!!!
|
p4ulin90 Veterano |
# nov/05 · Editado por: p4ulin90
· votar
asda
c acalme amigo por favor ñ quero q vc c torne uma bixa descontrolada
|
asda Veterano |
# nov/05
· votar
p4ulin90
c acalme amigo por favor ñ quero q vc c torne uma bixa descontrolada
Qual o motivo desse comentário?
|
spy2k Veterano |
# nov/05
· votar
Rickardo
Tocar na igreja tb é assim comigo cara...
Os caras falam: "vamos tocar essa assim, nesse tom e vamos lá... passando."
e eu tenho q ir me virando mas até q gosto desse clima assim, me deixa livre para fazer qualquer tipo de arranjo.
asda
pra mim o segredo é vc mentalizar cada som sabe.
não adianta ficar procurando as notas no braço. é claro utilizar-se desse recurso (ouvido relativo) é algo de bastante ajuda, mas de fé cara, depois q tu acostumar assim vai ficar ruim de "crescer" no ouvido.
tente enxergar a cor dos acordes. existem músicas q eu sei o tom só olhando a cor deles. sei lá...
|
ROTTA Veterano |
# nov/05 · Editado por: ROTTA
· votar
Juninho_tombos_
Queria saber como tirar musicas de ouvido
Vou fazer uns comentários, mesmo correndo o risco de ser ridicularizado pelos que entendem mais do que eu. Em tempo, nunca estudei violão "formalmente", mas aprendi o fundamental para divertir a mim e a meus amigos e família. É esse meu único objetivo, na verdade...
No meu caso, conheço as escalas do piano (que toco com mais propriedade), e não é complicado identificá-las e adaptá-las ao violão ou guitarra. Se você já estuda violão, deve estar acostumado com elas...
Quando quero tirar uma música de ouvido, procuro ouvir a música e ir solando (inventando mesmo!) sobre ela com algumas escalas, até identificar aquela a qual a música pertence. A partir deste momento, por tentativa e erro, vou localizando os acordes e a melodia. A melodia, em geral, consigo tirar mais facilmente ainda no piano (as escalas são mais "visíveis" nele, obviamente), mas não é impossível de fazer no violão.
Compliquei ou ajudei?
Abraços.
|
Rato Veterano |
# nov/05
· votar
sou um preguiçodo do cacete!
vou depender de cifras o resto da vida :(
|
fi_dum_ratu Veterano |
# nov/05
· votar
Rato
sou um preguiçodo do cacete!
vou depender de cifras o resto da vida :(
Assim não dá.... Temos um nome a zelar papai!!!
|
albertoellobo Veterano |
# nov/05
· votar
Rato
fi_dum_ratu
Huahuahauahauahuau! Que familia de ratos!
|
fi_dum_ratu Veterano |
# nov/05
· votar
albertoellobo
Huahuahauahauahuau! Que familia de ratos!
É PROIBIDO RATOEIRAS E GATOS NESTE FORUM!!!
|
albertoellobo Veterano |
# nov/05
· votar
fi_dum_ratu
Huahauahuahauhua! KKKKKKK!
Esse é o FDR que conheço!
|
fi_dum_ratu Veterano |
# nov/05
· votar
albertoellobo
Esse é o FDR que conheço!
Por que cara, eu estava diferente???
|
albertoellobo Veterano |
# nov/05
· votar
fi_dum_ratu
Por que cara, eu estava diferente???
Não.... mas ultimamente vc estava menos "zueira" do que de costume. Mas tudo bem, acredito que era tensão futebolística, hehehe, mas agora o título já tá no papo, né? Abraços FDR!
|
fi_dum_ratu Veterano |
# nov/05
· votar
albertoellobo
Não.... mas ultimamente vc estava menos "zueira" do que de costume. Mas tudo bem, acredito que era tensão futebolística, hehehe, mas agora o título já tá no papo, né? Abraços FDR!
A sim..... Deixa a gente conquistar o título e comemorar tudo com cerveja..... Aí voltarei a ser aquele ratu doido e bebado...huahuahuahua
|
profjorgeg Veterano |
# out/07
· votar
Como faço pra aprender a tirar musica de ouvido no violão
|
kinsler Veterano |
# out/07
· votar
profjorgeg
Pô meu ressucitou o post? Dá uma lida nele - tem várias dicas. E procura por aí no forum que tá cheio de coisa.
Do mais, resumindo o que se disse por aqui - é estudar muito, tocar e ouvir! ouvir, tocar, estudar, etc, etc... isso não vem do céu, nem derrepente. Aproveita bem o tempo de estudo - estuda escala, harmonia, faz solfejos, etc. Um pouco de cada, com concentração! e o tempo te trará surpresas maravilhosas - te garanto!
((((o)))) kinsler
|
Tom Reis Veterano |
# nov/07
· votar
asda Do meu soh sai cera... Esperimenta limpar com cotonete todos os dias.
asda mais de 15 anos e ateh agora ...nada....
Por quê vc não tenta tocar pandeiro?
|
kiki Moderador |
# nov/07
· votar
profjorgeg dê uma busca, já existem topicos sobre isso. e veja na lista de topicos de violão, que tem uns com temas afins.
|
Chuck Bluesbreaker Veterano |
# nov/07
· votar
é pratica mesmo, nem precissa saber muito sobre musica, eu so sei o blues e consigo tirar a maioria das musicas (rock), é tudo escala pentatonica!!
claro que o que muda muito é a sua percepçao natural de ouvir a musica e saber o que esta sendo tocado (tipo em saber +- em que parte do braço da guitarra o cara ta tocando aquele acorde)
ahh e por ultimo acho que OLHAR tb faz parte, DVDs, videos (Mtv) etc me ajudaram bastante
|
Pardal Veterano |
# nov/07
· votar
Depois de saber muitasmúsicas populares, você acaba percebendo que muitas cadências harmônicas (seqüências de acordes) são idênticasde certas músicas para outras.
|