Queria saber como tirar musicas de ouvido

Autor Mensagem
asda
Veterano
# nov/05
· votar


Isso é uma questão de tempo!!!
Pára!!!

Wilson Fisk
Sim... eh estudo.

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


Bom, quem quiser tirar música de ouvido, primeiro vai ter que ter uma noção - mesmo que básica - sobre harmonização, ou seja, campo harmônico, além ter de um puta ouvido pra perceber os detalhes dos acordes tipo, dissonâncias, inversões de baixo, etc....

thifm
Veterano
# nov/05
· votar


Wilson Fisk
asda
hahaha.. claro que tem q estudar... nada surge de repente!! hehehe

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


asda
Pára!!!
há, comigo foi assim.... num sei explicar direito....

asda
Veterano
# nov/05
· votar


fi_dum_ratu
Foi a benção de Deus.

YES
Veterano
# nov/05
· votar


asda

que músicas você tenta tirar de ouvido?

asda
Veterano
# nov/05
· votar


YES
Ah... várias....
Nao consigo nem tirar legião.....

Cara, parece zuera minha mas nao eh nao....
Afinar entao noooooossa...
Eu aprendi agora...
E eu me baseio pela vibração da corda, nao pelo som.

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


asda
Quer tirar MÚSICA DE OUVIDO fácinho, facinho? Compra um walkman!
huahuahauahua!!!!!!!!! KKKKKK!!!!!!!!!!
Zueira minha, heim!

YES
Veterano
# nov/05
· votar


asda

Você precisa primeiro se acostumar com a relação Tônica - Dominante - Tônica, ou seja 1a - 5a - 1a

O Blues é ótimo para treinar essa percepção, pois ele se baseia principalmente na cadência 1a - 4a - 1a - 5a - 4a - 1a, ele fica alternando repetidamente essas relações de dominante - tônica - sub-dominante - tônica. ex: A - D - A - E - D - A (seguindo os graus acima)

Toque bastante blues, e você vai começar a perceber naturalmente essa relação fundamental da tonalidade.

Outra músicas interessante para assimilar essas relações é a música sertaneja tradicional, mas como não sei se você gosta, o blues é alternativa.

albertoellobo
Veterano
# nov/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


YES
Entendeu agora porque eu amo o Blues? Eu comecei a ouvir blues aos 9 anos, e essa simples receita de bolo (1º - 4º, 1º - 4º, 4º - 5°, 4º - 1º Graus) norteira qualquer um na direção se apurar sua perceição de harmonia. Depois é só uma evolução natural adquirida pela prática.
Já no samba a regra é mais complexa, a harmonia segue diversos "caminhos", nem sempre lógicos, mas sempre com uma resolução melódica no final.

asda
Veterano
# nov/05
· votar


YES
Valew pela tentativa, cara... valeu mesmo.

Nao consigo me dar com regras... isso eh muito pra minha cabeça....
....
Vou ver se consigo sim...

Toque bastante blues, e você vai começar a perceber naturalmente essa relação fundamental da tonalidade.
Eu toco...

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


asda
Foi a benção de Deus.
amém!!!!

p4ulin90
Veterano
# nov/05 · Editado por: p4ulin90
· votar


asda

c acalme amigo por favor ñ quero q vc c torne uma bixa descontrolada

asda
Veterano
# nov/05
· votar


p4ulin90
c acalme amigo por favor ñ quero q vc c torne uma bixa descontrolada
Qual o motivo desse comentário?

spy2k
Veterano
# nov/05
· votar


Rickardo

Tocar na igreja tb é assim comigo cara...

Os caras falam: "vamos tocar essa assim, nesse tom e vamos lá... passando."

e eu tenho q ir me virando mas até q gosto desse clima assim, me deixa livre para fazer qualquer tipo de arranjo.


asda

pra mim o segredo é vc mentalizar cada som sabe.

não adianta ficar procurando as notas no braço. é claro utilizar-se desse recurso (ouvido relativo) é algo de bastante ajuda, mas de fé cara, depois q tu acostumar assim vai ficar ruim de "crescer" no ouvido.

tente enxergar a cor dos acordes. existem músicas q eu sei o tom só olhando a cor deles. sei lá...

ROTTA
Veterano
# nov/05 · Editado por: ROTTA
· votar


Juninho_tombos_
Queria saber como tirar musicas de ouvido

Vou fazer uns comentários, mesmo correndo o risco de ser ridicularizado pelos que entendem mais do que eu. Em tempo, nunca estudei violão "formalmente", mas aprendi o fundamental para divertir a mim e a meus amigos e família. É esse meu único objetivo, na verdade...

No meu caso, conheço as escalas do piano (que toco com mais propriedade), e não é complicado identificá-las e adaptá-las ao violão ou guitarra. Se você já estuda violão, deve estar acostumado com elas...

Quando quero tirar uma música de ouvido, procuro ouvir a música e ir solando (inventando mesmo!) sobre ela com algumas escalas, até identificar aquela a qual a música pertence. A partir deste momento, por tentativa e erro, vou localizando os acordes e a melodia. A melodia, em geral, consigo tirar mais facilmente ainda no piano (as escalas são mais "visíveis" nele, obviamente), mas não é impossível de fazer no violão.

Compliquei ou ajudei?

Abraços.

Rato
Veterano
# nov/05
· votar


sou um preguiçodo do cacete!
vou depender de cifras o resto da vida :(

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


Rato
sou um preguiçodo do cacete!
vou depender de cifras o resto da vida :(

Assim não dá.... Temos um nome a zelar papai!!!

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


Rato
fi_dum_ratu
Huahuahauahauahuau! Que familia de ratos!

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Huahuahauahauahuau! Que familia de ratos!
É PROIBIDO RATOEIRAS E GATOS NESTE FORUM!!!

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


fi_dum_ratu
Huahauahuahauhua! KKKKKKK!
Esse é o FDR que conheço!

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Esse é o FDR que conheço!
Por que cara, eu estava diferente???

albertoellobo
Veterano
# nov/05
· votar


fi_dum_ratu
Por que cara, eu estava diferente???
Não.... mas ultimamente vc estava menos "zueira" do que de costume. Mas tudo bem, acredito que era tensão futebolística, hehehe, mas agora o título já tá no papo, né? Abraços FDR!

fi_dum_ratu
Veterano
# nov/05
· votar


albertoellobo
Não.... mas ultimamente vc estava menos "zueira" do que de costume. Mas tudo bem, acredito que era tensão futebolística, hehehe, mas agora o título já tá no papo, né? Abraços FDR!
A sim..... Deixa a gente conquistar o título e comemorar tudo com cerveja..... Aí voltarei a ser aquele ratu doido e bebado...huahuahuahua

profjorgeg
Veterano
# out/07
· votar


Como faço pra aprender a tirar musica de ouvido no violão

kinsler
Veterano
# out/07
· votar


profjorgeg

Pô meu ressucitou o post?
Dá uma lida nele - tem várias dicas.
E procura por aí no forum que tá cheio de coisa.

Do mais, resumindo o que se disse por aqui - é estudar muito, tocar e ouvir! ouvir, tocar, estudar, etc, etc... isso não vem do céu, nem derrepente. Aproveita bem o tempo de estudo - estuda escala, harmonia, faz solfejos, etc. Um pouco de cada, com concentração! e o tempo te trará surpresas maravilhosas - te garanto!

((((o))))
kinsler

Tom Reis
Veterano
# nov/07
· votar


asda
Do meu soh sai cera...

Esperimenta limpar com cotonete todos os dias.

asda
mais de 15 anos e ateh agora ...nada....

Por quê vc não tenta tocar pandeiro?

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


profjorgeg
dê uma busca, já existem topicos sobre isso.
e veja na lista de topicos de violão, que tem uns com temas afins.

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# nov/07
· votar


é pratica mesmo, nem precissa saber muito sobre musica, eu so sei o blues e consigo tirar a maioria das musicas (rock), é tudo escala pentatonica!!

claro que o que muda muito é a sua percepçao natural de ouvir a musica e saber o que esta sendo tocado (tipo em saber +- em que parte do braço da guitarra o cara ta tocando aquele acorde)

ahh e por ultimo acho que OLHAR tb faz parte, DVDs, videos (Mtv) etc me ajudaram bastante

Pardal
Veterano
# nov/07
· votar


Depois de saber muitasmúsicas populares, você acaba percebendo que muitas cadências harmônicas (seqüências de acordes) são idênticasde certas músicas para outras.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Queria saber como tirar musicas de ouvido