Começar violão clássico com 26 anos

    Autor Mensagem
    José Paulo
    Veterano
    # nov/05


    Fala galera,

    tenho 26 anos e não toco nenhum instrumento musical. Estou pensando em começar a fazer aulas de violão clássico no conservatório aqui da cidade. Gostaria que vcs fossem sinceros e dissessem se é besteira eu começar com essa idade por causa da dificuldade de aprendizado e tal. Alguém aqui já deu aula para algum iniciante com essa idade? Qual foi a experiência?

    Abraço.

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cara... não acredito q vc seja velho o suficiente para não progredir no estudo do violão... não conheço vc, mas é bastante novo e isso claro q influencia... eu ouvi falar de uma mina aqui, amiga de alguem do fórum, q começou a tocar violino com 19 anos, e aos 21 já era solista de algum lugar importante q não me lembro qual... só pq os Genios da música começaram cedo não quer dizer q vc deveria ter começado tambem... é só se dedicar.... pratique, estude, tire dúvidas e persevere... acho q assim dá pra chegar num bom nível...

    pink_floyd
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: pink_floyd
    · votar


    O prazer de aprender a tocar um Violão não tem igual .
    Dependendo do seu entusiasmo e dedicação nunca é tarde :)
    Eu começei com 16 anos e tenho hoje 23 :) ..

    albertoellobo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    José Paulo
    Cara, é claro que vc já larga em desvantagem se comparado com alguém que começa a estudar violão clássico aos 14, 15 anos, mas, porque não? O Roberto Marinho, até ano passado dono do maior patrimônio de comunicação da América Latina, morreu com 96 anos. Quer dizer, quando ele fundou a Rede Globo, ele já tinha 56 anos. Cartola gravou seu primeiro LP já na Terceira Idade... Nunca é tarde pra nada. Isso depende mais de você mesmo, da sua força de vontade, do seu empenho.

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    albertoellobo

    Discordo completamente,(larga em desvantagem),náo existe isso de desvantagem,tem gente que começou aos 14 e aos 15,estudo pacas,e não saiu disso,isso é relativo,pode começar aos 30,40,não existe desvantagem,existe sim competência,esforço,dedicação,dom,isto sim vai valer na reta final,ok.

    advance2
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    José Paulo

    amigo, se serve de exemplo, meu parceiro de banda começou a tocar com 42 anos, mas até hoje não parou as aulas, ele toca pra caramba e até hoje faz aulas.

    Eu tenho 27 anos, e comecei com 22, mesmo assim comecei com aulas agora, há 6 meses. E tive um progresso animaaaaaaal.

    Vai na fé, não tem idade pra começar. Vc tem vantagens e desvantagens em relação à um garoto de 14 anos, então não esquente com idade. O q vale é vc estudar com disciplina e interesse.

    abraço

    albertoellobo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    GIANCARLO TARDELLI
    Eu tenho 29 anos e começei a estudar música com 27... claro que laguei em desvantagem em comparação com quem começou a tocar aos 14, 15 anos! Eles não tem metade das responsabilidades que eu tenho, dos problemas pra resolver..., aí fica muito mais fácil se empenhar, se ocupar melhor da disciplina que aprender música exige. Mas compenso isso com força de vontade e experiencia. Se eu tivesse começado antes, hoje já estaria muito mais avançado, com certeza. Mas a idade não é - e não pode - ser o elemento determimante do sucesso ou do fracasso.

    Toki
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Acho que todos aqui pensam da mesma maneira, e como eu tb penso: pra aprender e se realizar, nunca é tarde demais. Se quiser ser o melhor do mundo no ramo, aí sim, certamente estaria com uma desvantagem em relação aos que começaram anteriormente. Mas se a questão é o desejo do aprendizado, pra você satisfazer uma vontade pessoal de aprender a tocar, cara, vai fundo. Você pode sim ter mais ou menos dificuldade que outras pessoas, de diferentes idades, mas basta se dedicar.

    Minha avó começou a aprender teclado com uns 70 anos. E é feliz da vida tocando o que sabe.

    Boa sorte!

    GIANCARLO TARDELLI
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Toki

    Se quiser ser o melhor do mundo,não leva desvantagem alguma em relação aos outros,que começaram antes,não precisa ser o melhor do mundo agora,hoje,se vc dedicar,estudar,ter dom,se aperfeiçoar,vc com certeza será o melhor do mundo,não importando com sua idade,ok.

    Junião
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    José Paulo
    A primeira vez que peguei em um violão foi com 25 anos, não sou um ás hoje com 28, mas to melhor do que muito cara que toca a dez anos e se acomodou com o que sabe. Não desista de nenhum sonho seu, nem em música nem em nada.

    affcl
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    kra desvantagem nda, eu realmente comecei na musica mais cedo... não dou aula mas convivo com muitos professores e uma coisa eu sei da experiencia deles, alunos mais velhos e por conseguinte mais maduros e a aplicados progridem muito mais q qualquer moleque

    CaimDark
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    José Paulo
    Eu comecei agora com 21, e toco há menos de um ano, e já achava que tinha começado tarde, mas é bobagem. Como bem disseram, não é porque os gênios da musica começaram cedo que todo mundo precisa começar também. A maioria dos meus amigos que tocam já tocam há mais de 5 anos, mas, sinceramente, se eles continuarem acomodados como estão não dou 2 anos para que eu ultrapasse todos eles. Apesar de ter começado "tarde", estou bastante animado, formei uma banda a cerca de uma semana e estou botando o aprendizado pra frente. Já ouvi histórias de caras começando a aprender com mais de 50 anos. Resumindo: vai fundo!

    ROTTA
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    José Paulo
    Gostaria que vcs fossem sinceros e dissessem se é besteira eu começar com essa idade por causa da dificuldade de aprendizado e tal.

    Não toco violão clássico, mas com certeza besteira é não começar.
    Abraços.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    José Paulo

    26 anos?? É cedo, pode apostar!!!!

    Pode fazer sua matrícula na escola e jogar fora essa idéia de que tem 26 anos e é tarde... a gente não sabe nem quantos anos vai viver. E você também não sabe se tem um gênio da música dentro de você (no bom sentido)... toda tentativa é válida!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    Marco Alan Rotta

    E besteira pouca é bobagem, né?!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    José Paulo

    Pelo que li nas opiniões acima, é melhor você matricular-se.

    Brubs26
    Membro Novato
    # 13/nov/19 09:15
    · votar


    Oi galera! Então, estou na mesma vontade de aprender um instrumento musical, estou com 26 anos também... Só estou em dúvida por qual começar , violão ou teclado. Quando era mais nova tive a oportunidade de aprender e não dei valor e hoje sinto que preciso realmente correr atrás !!! Seria por um desejo pessoal, mesmo que as vezes eu acredite que não sou capaz, parece que depois de aprender minha vida terá outro sentido e olhando os comentários aqui para nosso colega, achei muito legal todos apoiando e me deu mais ânimo ainda!! Mesmo não sendo diretamente a mim, agradeço cada comentário, que me deram mais coragem ainda. Abraços .

    Lelo Mig
    Membro
    # 13/nov/19 09:25
    · votar


    Brubs26

    "mesmo que as vezes eu acredite que não sou capaz,"

    Têm que tirar essa ideia da cabeça... esse tipo de pensamento não vai ajudar em nada.
    Apenas comece a aprender...

    "Só estou em dúvida por qual começar , violão ou teclado."

    Se não têm uma clara preferência por um ou outro e for aprender em escola, converse com o pessoal. Talvez faça uma aula de cada, ter um contato com o instrumento irá te ajudar a decidir. Também nada impede começar um e mudar depois... o importante é começar.

    Boa sorte.

    TendTudo
    Membro Novato
    # 13/nov/19 12:34
    · votar


    Give me another Leonard Cohen in a afterworld.
    So I can breath eternally
    Palavras de Kurt Cobain
    Não precisa se preocupar com idade.
    Se você tem esta ideia de aprender um instrumento é porque tu ama a arte e não o carinha estilo que começou aos 5 tipo Mozart um cara que deixou a técnica afetar toda a sua produção artística.
    Beethoven is God. O que começamos a fazer com método dedicação e paixão é virtude depois de se sentir realizado.
    Leonard Cohen era poeta e depois dos 30 iniciou uma carreira de um músico genial.
    Se tu tens esta vontade é porque você precisa de um remédio pra alma. Ou porquê está envolto na arte senão porque prova todas as teorias...desde Sólon até a escola de Frankfurt. Da democracia às projeções arquetipas quem dão amina as necessidades da alma.

    Rayboard
    Membro Novato
    # 08/dez/19 17:23
    · votar


    Obrigada, galera. Eu precisava ler isto também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começar violão clássico com 26 anos