Autor |
Mensagem |
asozelin Veterano |
# out/05
aí pessoal, mandei meu violão no luthier e quero que ele ponha esse tal "negócio", no meu violão!!! só que eu num acho em lugar nenhum isso, nem aqui na net??
gostaria de saber o nome exato!!!
|
asozelin Veterano |
# out/05
· votar
já ouvi falar que chama rabicho e osso ou ossinho!!!
dá uma luz ai
|
opel Veterano |
# out/05 · Editado por: opel
· votar
Você quis dizer rastilho?
|
Greenwood Veterano |
# out/05
· votar
asozelin
Cordal ou "Afirmador". Procure pelo primeiro nome em lojas de música que vc acha. Mas pra q diabos vc quer isso mesmo? Tá pensando em gambiarra?
|
asozelin Veterano |
# out/05
· votar
claro q não!!! estética!!! e segurança!!!
comprei tarrachas da crafter e um captador da shadow??? 6 acha q vai fikar bom??
|
Greenwood Veterano |
# out/05
· votar
asozelin
Qual é a marca original do indivíduo (violão)?
|
menininha baixista Veterano |
# out/05
· votar
atras ???? um tensor ??????
que fica parafuzado na faixa ?
se for isso , o nome é tensor , pra diminuir a tensão das cordas sobre o rastilho.
|
albertoellobo Veterano |
# out/05
· votar
"Aquele negócio" chama-se CORDAL, e serve pra aliviar a tensão que as cordas execem sobre o tampo do violão. Muito util pra quem tem violão com cordas de aço e os mantém sempre afinado.
|
RenatoPage Veterano |
# nov/12
· votar
O cordal melhora a sonoridade do instrumento, ou é só pra evitar o empenamento?
|
kiki Moderador |
# nov/12
· votar
RenatoPage que eu saiba, nao melhora em nada, seria só pra evitar a tensao no cavalete mesmo. no caso, pra evitar abaulamento do tampo, nao empenamento.
|
MMI Veterano
|
# nov/12
· votar
kiki
nao melhora em nada, seria só pra evitar a tensao no cavalete mesmo.
Não só isso. Altera como a corda estimula o tampo a vibrar, a tensão longitudinal das cordas praticamente deixa de transmitir vibrações, apenas vibra pela vibração perpendicular ao tampo. Como muda tudo, o "bracing" é feito de outra forma pois altera todas as forças sobre o tampo, com isso muda a forma como o tampo vibra e como faz o balanceamento da equalização do instrumento. Por isso que transformar um violão com o cavalete comum em com cordal é gambiarra!
|
RenatoPage Veterano |
# nov/12
· votar
kiki
Obrigado pela ajuda kiki!
MMI
Altera como a corda estimula o tampo a vibrar, a tensão longitudinal das cordas praticamente deixa de transmitir vibrações, apenas vibra pela vibração perpendicular ao tampo.
MMI, foi por isso que perguntei. Pensei que realmente pudesse alterar o tipo de vibração passada pro rastilho, e isso talvez pudesse alterar a sonoridade! Mas obrigado pelo esclarecimento!
|