| Autor | Mensagem | 
| asozelin Veterano
 | # out/05 

aí pessoal, mandei meu violão no luthier e quero que ele ponha esse tal "negócio", no meu violão!!! só que eu num acho em lugar nenhum isso, nem aqui na net??
 gostaria de saber o nome exato!!!

| 
| asozelin Veterano
 | # out/05 · votar

já ouvi falar que chama rabicho e osso ou ossinho!!!

dá uma luz ai

| 
| opel Veterano
 | # out/05 · Editado por: opel · votar

Você quis dizer rastilho?

| 
| Greenwood Veterano
 | # out/05 · votar

asozelin

Cordal ou "Afirmador". Procure pelo primeiro nome em lojas de música que vc acha. Mas pra q diabos vc quer isso mesmo? Tá pensando em gambiarra?

| 
| asozelin Veterano
 | # out/05 · votar

claro q não!!! estética!!! e segurança!!!
 comprei tarrachas da crafter e um captador da shadow??? 6 acha q vai fikar bom??

| 
| Greenwood Veterano
 | # out/05 · votar

asozelin

Qual é a marca original do indivíduo (violão)?

| 
| menininha baixista Veterano
 | # out/05 · votar

atras ????  um tensor ??????
 que fica parafuzado na faixa ?
 se for isso , o nome é tensor , pra diminuir a tensão das cordas sobre o rastilho.

| 
| albertoellobo Veterano
 | # out/05 · votar

"Aquele negócio" chama-se CORDAL, e serve pra aliviar a tensão que as cordas execem sobre o tampo do violão. Muito util pra quem tem violão com cordas de aço e os mantém sempre afinado.

| 
| RenatoPage Veterano
 | # nov/12 · votar

O cordal melhora a sonoridade do instrumento, ou é só pra evitar o empenamento?

| 
| kiki Moderador
 | # nov/12 · votar

RenatoPage
 que eu saiba, nao melhora em nada, seria só pra evitar a tensao no cavalete mesmo.
 no caso, pra evitar abaulamento do tampo, nao empenamento.

| 
| MMI Veterano

| # nov/12 · votar

kiki

nao melhora em nada, seria só pra evitar a tensao no cavalete mesmo.

Não só isso. Altera como a corda estimula o tampo a vibrar, a tensão longitudinal das cordas praticamente deixa de transmitir vibrações, apenas vibra pela vibração perpendicular ao tampo. Como muda tudo, o "bracing" é feito de outra forma pois altera todas as forças sobre o tampo, com isso muda a forma como o tampo vibra e como faz o balanceamento da equalização do instrumento.
 Por isso que transformar um violão com o cavalete comum em com cordal é gambiarra!

| 
| RenatoPage Veterano
 | # nov/12 · votar

kiki

Obrigado pela ajuda kiki!

MMI

Altera como a corda estimula o tampo a vibrar, a tensão longitudinal das cordas praticamente deixa de transmitir vibrações, apenas vibra pela vibração perpendicular ao tampo.

MMI, foi por isso que perguntei. Pensei que realmente pudesse alterar o tipo de vibração passada pro rastilho, e isso talvez pudesse alterar a sonoridade! Mas obrigado pelo esclarecimento!

|