Dúvida sobre acorde com sétima

Autor Mensagem
Hard_Guitar
Veterano
# set/05 · Editado por: Hard_Guitar


E aê galera!

Tenho uma dúvida meio inútil (hehe), mas que me intrigou quando eu estava estudando esses dias formação de acorde.
Um acorde com sétima é formado por I + III + V + VIIm , certo?
Eu achei estranho a cifra identificar apenas como X7, e não X/7m, sei lá... Eu achava que, se o acorde está como apenas X7, deveria ser a sétima maior, e tal... mas qdo é usado a sétima maior, o acorde é X7+.
Existe alguma teoria que explica o porque que acordes com sétima é usada a sétima menor, ou simplesmente é assim e pronto?

kbza
Veterano
# set/05
· votar


sétima justa
que eu saiba é sétima menor e sétima maior
Existe alguma teoria que explica o porque que acordes com sétima é usada a sétima menor, ou simplesmente é assim e pronto?
monta um campo harmonico que vc vai entender

Hard_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


kbza

Corrigido...

Mas eu num sei montar campo harmônico... tem algum exemplo?

P.S.: Eu toco há uns 4 anos, mas resolvi estudar teoria agora, hehe...

kbza
Veterano
# set/05
· votar


Hard_Guitar
vc tem msn?

Hard_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


kbza

Tenho sim, é leandrovioleiro@hotmail.com

Mas eu to no trampo, e talz... é difícil eu entrar. É mais de final de semana ou de noite...
Mas me adiciona aê, qdo der a gente se fala!

Vlw!

kbza
Veterano
# set/05
· votar


adicionado :-)

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


7M ou 7+ ou maj7... é tudo a mesma coisa.

Neste caso, o intervalo está em 1 semitom de distância da oitava, ou 5,5 tons de distância da tônica. Por isso é uma sétima maior, pois a distância da tônica pra sétima é maior.

A sétima menor está em 1 tom de distância da oitava, ou 5 tons de distância da tônica. Não usa nenhuma letra simplesmente pra não confundir com "acorde menor".

Embora tenha uma 3a maior na sua formação, o acorde X7 não é considerado maior, mas sim dominante. O acorde maior SEMPRE terá uma 7a maior (7M ou 7+ ou Maj7 ou simplesmente maj).

Ps.: maj = major = maior

kbza
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci
O acorde maior SEMPRE terá uma 7a maior
nem sempre, um sol maior no campo harmonico de dó vai ser de 7 menor

YES
Veterano
# set/05
· votar


Embora tenha uma 3a maior na sua formação, o acorde X7 não é considerado maior, mas sim dominante.

Epa! essa informacao nao esta correta! O acorde dominante C7, por exemplo, eh maior sim! nao confunda acorde dominante com acorde suspenso.

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


kbza

YES


Acorde maior SEMPRE terá 7a maior. SEMPRE !!!


Embora o G7 ou o C7 ou outro X7 tenha uma terça maior, ele é considerado DOMINANTE, por causa do TRÍTONO entre a 3a e a 7a, que são os pilares do acorde.

Não confunda. Veja que não estamos mais falando de tríades e sim de tétrades. As sétimas dão uma outra idéia ao acorde.

Se eu disser que o VIIº de um campo harmônico maior é diminuto ou meio-diminuto, vai depender se eu estiver relacionando isso a tríades (no caso seria diminuto) ou tétrades (passaria a ser meio-diminuto).

Um pequeno detalhe que faz uma grande diferença na hora de interpretar.

YES
Veterano
# set/05
· votar


Leandro

Sinceramente, nunca vi esta classificação de que acordes dominantes não são maiores. Sempre tive o conceito de que um acorde maior pode ser a tônica de uma progressão, pode ser uma passagem, um sub-dominante (maior e menor) e pode ser um dominante. Na minha concepção não existe conflito entre o acorde ser maior ou dominante. Mesmo os acordes menores, dependendo do arranjo, podem adquirir contornos de dominantes. Mas tudo bem, não sou professor de música, talvez mais alguém aqui possa nos esclarecer melhor.

Quanto a sua afirmação de que acorde maior sempre terá 7a maior, acho que faz parte da mesma confusão. Será que um acorde de C6/9, utilizado para concluir inúmeros arranjos em bossa nova, não é um acorde maior??? Estranho, já que ele é usado na maioria das vezes como resolução da tônica.

thifm
Veterano
# set/05
· votar


Hard_Guitar
Campo harmonico eh simples de montar!

Escreva uma escala:

C D E F G A B C

Depois, para formar o campo harmonico, vc usa salto de terças:

Acorde C7+: C E G B

O próximo acorde do campo harmonico de C é Dm7.. vamos ver a formação:

Acorde Dm7: D F A C
Podemos identificar a terça menor (3m) no acorde de Ré... o que caracteriza o acorde menor. Identificamos, também a sétima menor (7m). Compare com a escala de Ré: D E F# G A B C#

Hard_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


thifm

Ah, acho q eu entendi...
Mas como vc sabe, por exemplo, que o próximo acorde do campo de C é Dm7?

thifm
Veterano
# set/05
· votar


Hard_Guitar
Pela sequencia. A proxima nota é E... no campo harmonico ela é Em7.

Vamos ver o motivo??

C D E F G A B C

Pega a nota E na escala de dó....

Tonica = E

Terça = G

Quinta = B

Sétima = D

Vamos comparar essas notas q obtivemos com a escala de E:

E F# G# A B C D# E

Portanto, temos uma terça menor e uma sétima menor!!! Caracterizando o Em7

Hard_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


Pode crer cara, entendi!

Valew pela dica!

thifm
Veterano
# set/05
· votar


Hard_Guitar
Precisando, estamos aqui!!

YES
Veterano
# set/05
· votar


Gostaria que os frequentadores deste tópico comentassem a contradição entre eu e o LeandroPanucci, acho que é o ponto mais polêmico e sobre o qual acabei também ficando com dúvidas


Leandro

Sinceramente, nunca vi esta classificação de que acordes dominantes não são maiores. Sempre tive o conceito de que um acorde maior pode ser a tônica de uma progressão, pode ser uma passagem, um sub-dominante (maior e menor) e pode ser um dominante. Na minha concepção não existe conflito entre o acorde ser maior ou dominante. Mesmo os acordes menores, dependendo do arranjo, podem adquirir contornos de dominantes. Mas tudo bem, não sou professor de música, talvez mais alguém aqui possa nos esclarecer melhor.

Quanto a sua afirmação de que acorde maior sempre terá 7a maior, acho que faz parte da mesma confusão. Será que um acorde de C6/9, utilizado para concluir inúmeros arranjos em bossa nova, não é um acorde maior??? Estranho, já que ele é usado na maioria das vezes como resolução da tônica.


LeandroP
Moderador
# set/05 · Editado por: LeandroP
· votar


YES

O acorde 6/9 é muito intrigante e tenho observado isso nesses últimos dias.
Ele pode ser maior como pode ser dominante, já que a 7a não está
implícita no acorde.

Eu digo isso sobre as 7as porque li num livro de harmonia. Em princípio
eu tive a mesma reação sua, mas depois acabei compreendendo melhor
o porque da separação, afinal de contas são acordes com funções
completamentes diferentes, sendo um C7M ou C7.

O 6/9 é um acorde dúbio. Eu uso por exemplo no final de um blues e
você pode experimentar e tirar suas conclusões.


Turnaround

e---10---|---8---|---9---8---|
B----8---|---6---|---9---8---|
G---10---|---8---|---8---7---|
D----9---|---7---|---8---7---|
A---10---|---8---|-----------|
E--------|-------|-----------|
G7 F7 Db6(9) C6(9)


Perceba que quando eu resolvi num C6(9) nenhuma das 7as (maior ou
menor) entrou na formação do acorde. Portando eu poderia improvisar
sobre uma escala maior ou uma escala dominante (daí uma grande importância
de separar os maiores dos dominantes).

O interessante é que o C6(9) forma o mesmo desenho no 3o e no 8o traste,
com uma diferença apenas na nota da corda Lá. O do 3o traste é um C6(9)
e o do 8] traste é um C6(9)/E... simples inversão.

Acorde dúbio: pode ser maior ou dominante.

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


YES

Gostaria que os frequentadores deste tópico comentassem a contradição entre eu e o LeandroPanucci, acho que é o ponto mais polêmico e sobre o qual acabei também ficando com dúvidas

Mas é isso mesmo. Essas polêmicas são um perfeito artífico pra trocarmos idéia e aprendermos mais. Acredito que o fórum serve pra isso... mas neste momento acredito que a maioria dos usuários estão mais preocupados em saber qual é a melhor marca, quem é o melhor guitarrista, qual a melhor banda da última semana do últimos tempos, etc... hehehehehe Enquanto isso a gente discute as 7as hehehehe

Hard_Guitar
Veterano
# set/05
· votar


LeandroPanucci

Essas polêmicas são um perfeito artífico pra trocarmos idéia e aprendermos mais. Acredito que o fórum serve pra isso... mas neste momento acredito que a maioria dos usuários estão mais preocupados em saber qual é a melhor marca, quem é o melhor guitarrista, qual a melhor banda da última semana do últimos tempos, etc... hehehehehe Enquanto isso a gente discute as 7as hehehehe


Pode crer.

YES
Veterano
# set/05
· votar


Perceba que quando eu resolvi num C6(9) nenhuma das 7as (maior ou
menor) entrou na formação do acorde. Portando eu poderia improvisar
sobre uma escala maior ou uma escala dominante (daí uma grande importância de separar os maiores dos dominantes).


Improvisar utilizando um mixolídio sobre a resolução tonal depende do estilo da música. Veja bem, um blues em A, o A7 utilizado como acorde tônico é dominante?

Outra coisa. Pelo seu ponto de vista, se eu tenho uma progressão simples como C, Dm, G7 e C (sem as 7as), eu poderia aplicar sobre o acorde de C uma escala de C mixolídio? Mesmo que a música não esteja modulando para F?

Eu ainda não concordo Leandro!

LeandroP
Moderador
# set/05
· votar


YES

Se não tiver a 7a no acorde, você pode usar tanto a 7a menor como uma maior. Isso depende da sua intenção melódica, mas com a harmonia (com os acordes) não vai chocar.

Se analisar-mos simplesmente pelo campo harmônico de C maior, é lógico que teríamos um modo específico pra cada acorde, mas enquanto são tríades você escolhe a escala que quiser: maior ou menor. Isso eu vejo como liberdade.

Se tiver só a 3a maior, sem 5a ou 7a, eu posso colocar qualquer escala que tenha ao menos uma tônica e 3a maior: jônio, lídio, mixolídio, alterada, tons inteiros (hexafônica). É lógico que o seu "compromisso" com a melodia que está criando é que vai determinar o que usar e o que evitar.

Veja uma simples harmonia feita em tríades de C e F, o que é o quê nessa história? Não tem 7a, portanto eu posso chamar o C de jônio ou mixolídio e até lídio, com o F é a mesma coisa.

Agora quando entra as 7as, aí a coisa já se torna diferente, mas também não tira a sua liberdade de escolher o que quer usar pra improvisar.



Veja bem, um blues em A, o A7 utilizado como acorde tônico é dominante?

Mas eu nunca disse que um acorde dominante não pode ser tônica de uma música, eu disse que acorde maior é um tipo e acorde dominante é outro tipo.

Piano ON GRACE
Veterano
# jun/12
· votar


Eu achei estranho a cifra identificar apenas como X7, e não X/7m

voce nunca vai vêr 7m porque ' 'm' ' indica intervalo menor.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Piano ON GRACE

Só o numeral 7 já indica que a sétima é menor. Coloca-se o 7m quando quer deixar bem claro mesmo, mas acho desnecessário. E a 7a maior fica escrito como 7M ou maj7.

não X/7m

Não se utiliza a barra pra separar a cifra do intervalo. A barra é utilizada pra indicar uma inversão do baixo, como um C/E (dó maior com baixo em mi) ou Gm/Bb (sol menor com baixo em si bemol) ou para separar mais de um intervalo, como Db7(9/#11).

Darkjazz
Veterano
# jun/12
· votar


Tambem nao tinha visto essa classificaçao de dominante, creio que eh um acorde maior sim, so nao usa escala maior (jonico). No caso do C(6/9) cade o tritono? na escala? so com a melodia da pra "fabricar" uma funcao?

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Darkjazz

Tambem nao tinha visto essa classificaçao de dominante

Não é bom chamar de acorde dominante pra não confundir com a função dominante propriamente dita. Acordes do tipo X7 são chamados de "acorde com sétima da dominante" por formar um trítono (3 tons) entre a 3a maior e a 7a menor, o que dá origem a um som preparatório.

No caso do C(6/9) cade o tritono? na escala?

Só se for na escala.


so com a melodia da pra "fabricar" uma funcao?

Não...

... Não entendi aonde quer chegar.

Darkjazz
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
Esclarecedor essa diferenciaçao entre acorde com setma dominante (pode ser a tonica de um blues poer exemplo) e funçao dominante. No caso do C(6/9), se for V grau de F e vc tocar em cima um modo mixolidio ele pode ser encardo com dominante? ou nada a ver, e tem que ter mesmo o tritono no acorde como no C7(13/9) se eh que isso existe.

LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


Darkjazz

Dê uma lida neste tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/262880/

É sobre cadências harmônicas, e naturalmente as funções dos acordes (harmonia funcional).

Darkjazz
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP
Valeu pelas dicas. Ja tinha lido esse topico, muito bom! vou reler pra entender melhor e acompanhar o assundo por lá.

DowneCad
Veterano
# dez/12
· votar


Estou iniciando no violão e me deparei com uns acordes que me chamaram a atenção quanto ao nome.
Eu já sei que na música, acorde é a execução de duas ou mais notas simultaneamente. Porém, o que não entendi foi porque se chamam "Acordes com Sétima" (esses que me chamaram a atenção). Não entendi a expressão "com sétima".
Será que alguém pode me explicar?
Desde já, agradeço a atenção.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre acorde com sétima