dúvida sobre compra de violão...

    Autor Mensagem
    fisicawilson
    Veterano
    # set/05


    Olá a todos!!!
    usei a busca e os tópicos relacionados já estavam esgotados.
    Desejo aprender a tocar violão (sou iniciante).
    Então li vários tópicos sobre compra de violão, dicas, etc...
    Aprendi que no começo os dedos sofrem um pouco, por isso, é melhor começar com um violão com cordas de nylon.
    Fiquei sabendo que quando o violão for ficar muito tempo sem ser usado, o ideal e deixar as cordas folgadas (não afinado), para não empenar o braço. Que não podemos colocar cordas de aço em violão de nylon, porque empena o braço (tensão maior).
    Agora vai a minha pergunta

    Posso comprar um violão com cordas de aço, colocar cordas de nylon por uns 3 ou 4 meses(para calejar os dedos) e depois voltar para o aço????

    pergunto isso porque,Sei que a tensão no nylon vai ser menor que no aço, mas, se o violão de aço deve ficar desafinado quando não for tocado, pra não empenar, então ficar com cordas de nylon por uns 3 meses, nao vai danificar vai ????


    Ah!!
    Em tempo.
    Tô pensando em comprar um violão groovin GAS 550, da uma olhada na foto e nos dados do instrumento.
    http://equipo1.locaweb.com.br/produto.aspx?cdmodel=GAS%20500E&cdmarca= GROOVIN&estat=%203

    anonimo_83
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fisicawilson
    usei a busca e os tópicos relacionados já estavam esgotados.

    Tem certeza que vc usou a busca!? vc so fez afirmações erradas! heheh!

    Enfim... Deixa eu te ajudar

    1º - A tensao do nylon é mais leve, mas nao a nada de errado se vc começar a estudar com violoes com cordas de aço! Se vc pretende ser guitarrista é claro! Se pretende ser violonista, aconselho a esquecer o aço! Nao presta, nao tem sustein e nao possui timbre adequado!

    2º- Nao se deve nunca guardar o violao com as cordas folgadas, pois a ausensia de tensao das cordas fará com que o braço do violao empene!

    3º- Nao se coloca corda de nylon em violao aço nem o contrario, cada um foi feito para produzir sua melhor sonoridade com determinada corda, e sem contar na eventual destruição do violao quando as cordas sao mudadas de aço pra nylon ou o contrario! Sem contar ainda com o problema da afinação do instrumento quando as cordas sao trocadas!

    Agora respondento mais claramente suas perguntas!:

    Posso comprar um violão com cordas de aço, colocar cordas de nylon por uns 3 ou 4 meses(para calejar os dedos) e depois voltar para o aço????

    NAO! NAO! NAO! Razao, motivos descritos acima!

    pergunto isso porque,Sei que a tensão no nylon vai ser menor que no aço, mas, se o violão de aço deve ficar desafinado quando não for tocado, pra não empenar, então ficar com cordas de nylon por uns 3 meses, nao vai danificar vai ????

    VAI SIM! razao ja apresentada acima!

    Espero que tenha resolvido seu caso!
    rs!

    Abraços!

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fisicawilson
    Aprendi que no começo os dedos sofrem um pouco, por isso, é melhor começar com um violão com cordas de nylon.
    Nem sempre. Se tu tem como idéia aprender e tocar rock, pop, blues, ou outros estilos com mais pegadas, e melhor começar com um de açoi mesmo, pra já ir acostumando...

    Fiquei sabendo que quando o violão for ficar muito tempo sem ser usado, o ideal e deixar as cordas folgadas (não afinado), para não empenar o braço.
    Realmente, se vc vai guarda ele por 3, 4 meses, tem que desafinar, sim, senão empena, principalmente alguns violões de aço de marcas inferiores. MAs se for ficar apenas uns dias guardados, não precisa desafinar não...

    Que não podemos colocar cordas de aço em violão de nylon, porque empena o braço (tensão maior).
    Nunca faça isso. Cada violão na sua. Se pretende desenvolver-se nesses dois segmentos do violão, é melhor comprar um segundo, nem que seja uma dessas marcas "fraquinhas", so prá treinar, etc.

    Posso comprar um violão com cordas de aço, colocar cordas de nylon por uns 3 ou 4 meses(para calejar os dedos) e depois voltar para o aço????
    Também não. As cordas de nylon por serem mais largas, iriam "ocupar" toda a largura do braço de um violão de aço, (o braço geralmente é muita mais fino), e também não teria como enrolar as cordas nas tarraxas de aço, que são tipo as de guitarra (blindadas).

    Tô pensando em comprar um violão groovin GAS 550, da uma olhada na foto e nos dados do instrumento.
    http://equipo1.locaweb.com.br/produto.aspx?cdmodel=GAS%20500E&cdmarca= GROOVIN&estat=%203

    Se vc puder gastar mais um pouco, pode pegar um outro da Groovin, mais Top de Linha, tipo o GAS 600, 800 e 900.

    Espero ter te ajudado.

    CaimDark
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É isso que já foi dito. Só acrescentando: quando o balbino detona as cordas de aço é porque ele é violonista erudito e detesta tudo que não faz parte desse mundo. Então desconsidere essa parte da dica dele. Mas só essa, o resto é como ele falou :)

    Se você gostar mais do timbre das cordas de aço e de estilo de músicas tipo rock ou metal vá em frente com cordas de aço. Agora realmente é menos sofrido começar com cordas de nylon, porque no começo teus dedos vão doer pra caraleo, e com cordas de aço mais ainda. Mas aí tu que sabe.

    abraços!

    Wilson Fisk
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara, se gosta do timbre dos violões com corda de aço, vai fundo... esse negócio de "doer os dedos" é frescura. Claro que, no início, vai fazer calo na ponta dos dedos, mas a maioria dos problemas é por falta de informação. A primeira coisa a ser feita para evitar lesões é fazer uma boa regulagem, principalmente da altura das cordas. Começar com um encordamente mais leve (mas do mesmo tipo!) também ajuda bastante. Outra dica: violão é para tocar, não para fazer alterofilismo... evite fazer mais força do que o necessário, especialmente com os dedos da mão esquerda. Com o tempo você vai aprender a "sentir" a tensão adequada.

    Mas, a primeira coisa, é decidir que tipo de música você quer tocar.

    arilton melo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AI GALERA TENHO 2 VIOLÕES P/ VENDER OU TROCAR UM É WASBURN FOLK PASIVO NO CASE ORIGINAL O OUTRO É UM TAGIMA C/ CUTWAY SOU DO RJ CASO ALGUÉM SE INTERESSE MEU CONTATO É GUITARRAECIA@YAHOO.COM.BR

    albertoellobo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    arilton melo
    Em que lugar do rio vc tá?

    Neo Anderson
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se for por calo nas pontas dos dedos, o meu violão é de Nylon e tá calejando pra caramba mesmo assim.....e não to nem aí, eu quero é aprender mesmo hehehehheheheh :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sobre compra de violão...