Violão novo na praça...

Autor Mensagem
André Motta
Veterano
# set/05


Amigos,
Tenho um violão de jacarandá feito por luthier, mas estou tocando com um grupo e fica muito complicado (e caro) microfonar meu instrumento. Preciso de um elétrico para este fim... Estive vendo uns modelos por aí e encontrei esse violão ...

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=32489847

Alguém conhece??? Pela foto, o acabamento parace bem cuidadoso... e como quando se trata de instrumento plugado o que faz diferença é a captação e o som no qual vai se ligar o instrumento, acho que é uma boa relação custo x benefício... vcs tb acham?.. Opiniões...

NightWalker
Veterano
# set/05
· votar


Esse estilo de violão é a coisa mais esquesita que eu ja vi.

André Motta
Veterano
# set/05
· votar


rs... é bem diferente mesmo... mas ém bem prático, cara... retorno de graves zero!

Helder Bello
Veterano
# set/05
· votar


André Motta

Pois é ... há algum tempo atrás eu tive um violão desse. Ele é sim muito confortável, tem uma sonoridade incrível, mas não vale 700 pilas. É um valor exorbitante para pouca qualidade (comparada com o preço). Eu optei por um som mais metalizado, com cordas de aço. Por isso vendi o meu instrumento e comprei um Martin Folk. Enfim ... eu acho muito caro esse tipo de violão. Compras um infinitamente melhor, por quase o mesmo preço.

Abraços.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Se é tocar em palco, tudo bem. Mas, não vale 700 pratas, não. Ainda mais pela internet...

Neo Anderson
Veterano
# set/05
· votar


Se não me engano, Alceu Valença usa esse "violão". Vi outro dia mesmo, na TV CULTURA.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Neo Anderson
Se não me engano, Alceu Valença usa esse "violão". Vi outro dia mesmo, na TV CULTURA.
O Caetano tb, mas o dele é um Shelter, de quase 3000 reais. Essa marca eu não conheço...

Neo Anderson
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Ah sim, quanto a marca eu nem vi....só vi o modelo mesmo hehehe

André Motta
Veterano
# set/05
· votar


É, esse modelo de instrumentos tem sido cada vez mais utilizado, a yamaha tem se destacado com sua linha de instrumentos "silient" , o Lenine usa direto... Sei que existem marcas muito superiores, mas queria a opinião de vcs em relação ao custo x benefício... Um Shelter bate a casa dos 3 mil, um Silient da Yamaha vale 1.800... falamos de 700 pratas, caros colegas... eu estou quase pegando. Pra quem vai tocar com banda, que precisa de instrumento plugado, estou achando um bom investimento. Queria ouvir mais opiniões... de preferência de quem já pegou um desses e pode me dizer da pegada, da escala, da captação...

Neo Anderson
Veterano
# set/05
· votar


Eu nunca vi ao vivo, e não sei definir a diferença quanto à captação....sou um tanto leigo no assunto, mas procure saber que tipo de captação ele tem, que é o que importa num violão desse que é puramente elétrico...

Não tenho conhecimento nessa parte o suficiente pra te ajudar, mas muitos aqui no fórum têm, além de conhecimento, boa vontade e logo logo te orientam melhor sobre isso! um abraço!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Esse violão é simplesmente horroroso, credo, que bicho feio!!!! Eu só usaria um troço feio desses se me desses, porque comprar eu não compro. Se Caetano e não sei mais quem usam, deixa eles lá. O bicho continua sendo feio...

Helder Bello
Veterano
# set/05
· votar


CaimDark

Sim ... mas e oq importa a aparência do instrumento ?!?!?! Oq realmente é importante (ao menos para mim) é o seu bom som.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Eu acho que compraria um violão desses, sóm de onda (dependendo de quanto custasse). Mas teria que ser paa cordas de aço... Nem ser se existe dese modelo de aço....

André Motta
Veterano
# set/05
· votar


existem

gabert
Veterano
# set/05
· votar


André Motta, realmente não vejo nenhuma vantagem em adquirir um instrumento como este. Alguns artistas sentem necessidade do algo diferente, criar moda, destacar-se pelo instrumento que usa, ou algo parecido. Pelo que já ouvi, e é claro que é a minha opinião, ninguém precisa concordar, esse violão possui um timbre artificial, som de lata mesmo. Outra coisa, dizer que só o que conta é a captação, é para quem conhece bem pouco sobre violões. Bem, é isso. Um grande abraço!

Helder Bello
Veterano
# set/05
· votar


gabert

Bem ... a captação conta e muito, é claro, como bem mesmo concordou. Mas creio que ninguém falou que é a mais importante. Nesse tipo de violão que o André falou, pode ser mesmo que seja. Agora em um Mathias Damman, em um Do Souto, em um Martin, é .. o verniz também conta. Assim como a madeira, a data de fabricação, o luthier (se foi feito em um), as cordas, o local a ser guardado, a umidade ... enfim ...

Nesse tipo de violão que o André mostrou, não existe madeira alguma ... Ou seja: a captação será feita pelo amplificador. Para que isso seja feita de uma maneira adequada, tem-se a necessidade de uma boa captação no próprio instrumento. Enfim: o violão precisa ter um bom captador. No violão que citastes, definindo seu som com o eufemismo "de lata", provavelmente não havia um bom captador. Nem boas cordas. E muito menos um bom violonista. Por um tempo, eu fiquei com um violão desses. Pelo menos no que eu tinha, o som era limpo, o timbre era legal, a qualidade da captação era perfeita. Claro que não tenho como compará-lo à qualquer outro violão. Nesse tipo de violão, uma das qualidades que mais o favorecem, é sim, a captação.

Enfim ... André Motta: se tiver um pouco mais de grana, compre um instrumento melhor. Esse aí não vale nem a metade do que custa.

Bom ...

Abraços.

André Motta
Veterano
# set/05
· votar


Bem amigos, agradeço a todos que se manifestaram. É muito bacana poder escutar opiniões diferentes. Ajuda a perceber outros pontos de vista ...
Quanto a captação usal dos violões elétricos (digo usual porque existem outras formas menos recorrentes e mais caras), queria apenas fazer umas observações... Geralmente os captadores utilizados são o de rastilho ou o colocado no tampo do instrumento. Ambos não refletem fidelidade NENHUMA do timbre do instrumento, independentemente de terem sido utilizados folhas de compensado (como os Takamines que muitos aqui idolatram) ou madeira maciça (como no meu violão de jacarandá). O som (acústico, sem amplificação...) que se escuta preojetado pelo instrumento é o resultado de um "caminho sonoro" das notas por todo o instrumento, partindo da vibração das cordas no rastilho, partindo paro o tampo, direcionado pelo leque até as laterais e fundo, para ser em seguida projetado pela boca do violão. Isso é o som fiel de um violão. O som captado pelo rastilho ou pelo captador de "tampo" não é, em absoluto, a reprodução fiel do som do instrumento, pois não foi tratado pelas madeiras que constituem o instrumento. Por isso muitos violonistas(como eu) prefere a microfonação à captação. Por saber disso, gabert , é que eu disse que não fazia tanta diferença a contrução do violão, porque o resultado final do som é essencialmente determinado por sua captação, equlização e amplificação. Eu só não vou microfonar meu "jacarandá" porque é inviável quando se tem outros 6 músicos tocando ao seu lado.. acaba sendo muito mais complicado e dispendioso... Eu, atualmente, não tenho grana para comprar um violão razoável e ainda gastar com uma microfonação interna com AKG aliada a captação de tampo, que seria o ideal... Furar o meu Jacarandá é que eu não vou por nada desse mundo. O Balbino e o Jonhy me matariam!!!!

CaimDark
Veterano
# set/05
· votar


Helder Bello
Sim, o som é o mais importante. MAs a estética também conta. Já que não faltam instrumentos bonitos E com um belo som, eu escolheria um com essas 2 qualidades, não um trambolho horrendo desses.

___Asda___
Veterano
# set/05
· votar


Eu nunca vi um desse.... tipo, só na tela..
Ele tem mesmo som de violão? Ou seria tipo uma guitar com efeito acustico?

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Lendo os posts do Helder e do Andre Mota, fiquei com uma baita dúvida? A captação elétrica de rastilho é uma farsa? Ela não capta o som do violão como ele realmente é? e tem algum caminho de melhorar o reverter isso? Me tirem essa dúvida, por favor, já que o que vcs escrevera, faz sentido...

___Asda___
Ele tem mesmo som de violão? Ou seria tipo uma guitar com efeito acustico?
Já ouviu uma guitarra de nylon? Pois é, ele tem esse mesmo som.... Pra palco é ótimo, mas pra tocar em casa, sozinho, a resposta sonora frustra bastante...

Helder Bello
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo

Guitarra de nylon ?! isso sim é horrendo, bizarro, sinistro, e mais todos os adjetivos pejorativos que existem, hehehe.

Bem ... não entendi oq quis dizer com "captação elétrica do rastilho" ?!?! Mas enfim .. se for aquela captação que vc coloca em violões que, anteriormente, eram somente acústicos, sim, ela não capta o som como (a grosso modo) ele "realmente é". Creio que, quem quiser um violão eletro-acústico, compre um, diretamente. E não transforme o seu acústico em elétrico. Ao meu ver, o melhor modelo elétrico é o "Folk", por ter uma caixa de ressonância maior, um captador muito bom, e, geralmente, tampos maciços.

Enfim ... posta de novo, se equivoquei-me em algo.


CaimDark

Claro que a estética é importante. Mas nesse caso, nesse modelo de violão ... será que importa ?! Ele não possui madeiras no tampo, nas laterais, enfim ... é somente um arco emborrachado, com a escala, e a palheta do lado inverso ao que estamos acostumados. Particularmente, eu não gosto desse modelo. Concordo contigo: eu escolheria um violão bem melhor, e ainda mais barato e, como mesmo disse, mais "bonito". Mas esse modelo existe, é bom, é leve, é prático para quem precisa se movimentar muito com o instrumento, enfim: Pode não ter uma aprência muito legal, mas é um bom instrumento. Creio que a estamentação da consiência coletiva, ainda não esteja acostumada com novidades. Elas sendo boas ou não.

Enfim ... Abraços ao bom amigo.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


Helder Bello
Sim, era isso mesmo. Vlw, cara! Abraços.

Guitarra de nylon ?! isso sim é horrendo, bizarro, sinistro, e mais todos os adjetivos pejorativos que existem, hehehe.
Pois é cara. Pra palco, essas guitarras dão legal, mas fora isso, deixa muito a desejar...

André Motta
Veterano
# set/05
· votar


albertoellobo
Sim, a capatção como conhecemos é uma grande farsa. É o som das cordas do violão. No máximo, o reflexo da vibração do tampo, jamais uma reprodução do som real do instrumento, pois é captado antes de (o som) ser projetado pelo isnstrumento.
Quer uma comparação "rasa", bem tosca, mas fácil de entender?.. Seguinte.. imagine que vc está fazendo um coquetel de frutas, super bem elaborado, com vários ingredientes e tal... aí, antes do drink estar pronto, antes de "colocar o leite condensado" a vodka, vc coloca um canudinho no copo e começa a tomar.. o dink ainda não está pronto, mas já dá pra beber, não dá?.. Se vc puxar pelo canudinho, vai sair líquido... Ainda não é o drink pronto, mas já tem alguma coisa.. O som captado é isso, o som ainda não está pronto e já está sendo "sugado" pelos captadores... sai som, mas não é fiel, não está pronto.
Antes que os engraçadinhos comecem a me zuar, sei que a comparação foi tosca.. rs.. mas me fiz entender...
Abraço!

Helder Bello
Veterano
# set/05
· votar


André Motta

É ... foi uma analogia um tanto infeliz, mas ... sim ... creio que entenderam-te.

Abraços.

GAMA
Veterano
# set/05
· votar


Caro André Mota, eu tenho trabalhado com o intrumento acima citado e digo que vale pelo que é.Tem um bom pré-amp, uma captação honesta, volume e fidelidade ao que se propõe.
É claro que não soara como um violão de corpo mas, aço ou nylon se mostrou eficiente.
Falo da mesma marca que voce deixou no link.
Um senão é o braço um poco gordo demais já soube que o luthier está resolvendo isto.
Abs.
Gama

André Motta
Veterano
# set/05
· votar


GAMA,
Obrigado! É o q eu queria saber, a pegada do violão. Quer dizer que o braço é muito largo, é?.. Caramba.. é justamente isto que eu detesto... o pior é que pra comprar, tem que dar um "tiro no escuro", comprar sem testar, o q é péssimo! Queria saber de alguma loja aqui no Rio que venda ou de alguém que more aqui e tenha o instrumento para eu dar uma olhada. Vou fazer mais umas pesquisas aqui, mas valeu a força!
Abraço.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


André Motta
Blz, André, era isso mesmo que eu percebia, mas não sabia o que era. Essas captações de rastilhos não são legais.

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


André Motta
Queria saber de alguma loja aqui no Rio que venda ou de alguém que more aqui e tenha o instrumento para eu dar uma olhada.
Procure nas lojas da Disconildo, do Centro, Niteroi, Caxias ou Campo Grande. Eu acho que vi um desses por lá. E tá até mais barato, algo tipo 600 pratas. Vlw!

Neo Anderson
Veterano
# set/05
· votar


www.submarino.com.br

é mais barato e as vezes tem frete gratis

GAMA
Veterano
# set/05
· votar


o Corrado é um luthier de Curitiba, acho que deve ter um endereço na net, nunca vi em loja nehuma por aqui.
Abs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão novo na praça...