Violão do Dire Straits (capa do CD Brothers in Arms)

Autor Mensagem
albertoellobo
Veterano
# ago/05 · Editado por: Moderador


Alguém sabe o nome, modelo ou marca daquele violão que aparece na capa do CD do Dire Straits, "Brothers In Arms", de 1985 (aquele azul que tem Walk Of Life, Money For Nothing, Why Worry, So Far Way, You Latest Trick, Etc)? Conhece algum site, ou local que tenha informação sobre ele?

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Aquilo é um Dobro resonator: http://images.google.com.br/images?q=resonator&hl=pt-BR&lr=&sa=N& tab=wi
Não sei a marca, mas talvez seja da national que é a mais conhecida.
http://www.miyaji.co.jp/resonator.htm

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


www.nationalguitars.com

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Fale a verdade, sem ofensas pessoais ou baseadas em censura, se você visse um cantor de forró com um violão daqueles você ia achar o violão o máximo ou ia achá-lo brega?

Si gordão
Veterano
# ago/05
· votar


Que loucura, Jorge!

ROTTA
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
você ia achar o violão o máximo ou ia achá-lo brega?

Gosto muito do Dire Straits, e o sonzinho deste violão em várias músicas da banda é bem legal (claro que o fato de ser Mark Knopfler tocando conta muito!). Mas não posso deixar de achar ele ridículo.

Abraços.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


É importante tomar cuidado para que associações não façam com que nosso senso crítico vá para o espaço. É muito comum as pessoas gostarem das músicas de uma banda e automaticamente tudo o que é associado a esse grupo passar a ser "o certo", "cool"! Na adolescencia eu era tão fã do Pink Floyd que ia trabalhar usando camisetas da banda, e não ganhava nada para fazer propaganda dos caras!!!

albertoelobo
Veterano
# ago/05 · Editado por: albertoelobo
· votar


Prático
O Máximo! O Zé Ramalho também tocou num desses violões, na época de Avohai! O que me atrai é o seu timbre choroso e ao mesmo tempo encorpado.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


albertoelobo
Realmente aqui está uma forte questão de gosto pessoal, eu não compraria um violão desses nem que tivesse sido tocado pelo Pat Metheny!

Mas já percebi aqui no fórum que você se amarra em colecionar violões e tem uma fascinação por modelos raros e diferentes. Dentro deste seu interesse, qualquer novidade ou raridade é válida. Não é o meu caso.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Putz. Acertou em cheio. Eu gosto de violões exóticos, experimentais, de marcas pouco conhecidas ou modelos raros, sim. Mas tb tem que ter qualidade sonora. Eu acho inquestionável o som de Sultans Of Swing (Dire Straits, 1979), e Dança das Borboletas (Zé Ramalho, 1977). Não acha que essas duas gravações são bons, digamos, cartão de visita deste modelo de violão?

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


alberto

Não sei, será que no estúdio foi realmente utilizado esse violão? não seria o shape estravagante do mesmo uma estratégia de marketing de músicos Pop dos anos 70? Lembre-se em 77 ainda se usava calça boca de sino.
Porque será que hoje não vemos mais esse tipo de violão se sua sonoridade era tão "particular"?

baruch_kata
Veterano
# ago/05 · Editado por: baruch_kata
· votar


Vendem algum desses violões a preço acessível ou existe algum luthier que saiba instalar aquele ressonador?
*Editado para ss*

opel
Veterano
# ago/05
· votar


Prático

Esse violão é utilizado na música Romeo And Juliet.

albertoellobo
Veterano
# ago/05 · Editado por: albertoellobo
· votar


Prático
No homevideo do disco "Alchemy" (aquele duplo do Dire Straits, de 1984), ele toca umas quatro ou cinco músicas naquele violão, inclusive Sultans Of Swing. Quanto a estratégia de marketng, é possivel que seja verdade. Mas tudo depende de uma boa divulgação no mercado. e se o produto não for bom, não cola. Outro dia, o Lenny Kravitz, num Making Off da MTV, tocou Can't Get Off Of My Mind num violão desses e ficou legal. E a calça boca-desino está voltando à moda... tudo é possível!
baruch_kata
Vendem algum desses violões a preço acessível ou existe algum luthier que saiba instalar aquele resonador?
Se souber alguma coisa a respesto, me avise. Meu email é: albertoellobo@yahoo.com.br

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


baruch_kata
Vendem algum desses violões a preço acessível
Não.
ou existe algum luthier que saiba instalar aquele resonador?
Aí pode até ser.

Prático
Olha cara acho que você não conhece nada da história desse tipo de violão. Procure se informar. Ele surgiu com uma função, não para ser bonito.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl,

Realmente não conheço a história deste violão. Fico grato se me informar, o fórum está aí pra isso! Se ele tem alguma peculiaridade gostaria de saber.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Saiu uma reportagem sobre esse tipo de violão em uma das últimas Guitar Class que saiu. Lá explica como surgiram, e fala sobre o som deles, se você achar essa reportagem é uma boa fonte de informações.
Desculpe qualquer coisa, mas é que você menosprezou algo que nem conhece.

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Sinceramente, vocês se doem demais por nada! Mas tudo bem, na paz!

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Aqui tem um pouco da história.

Parece que o tipo desse violão é ressonator (ou resonator, não consegui descobrir o certo, mas acho que é com ss mesmo), dobro se eu não estiver enganado é uma marca de ressonator.

Se quiser mais informação de uma pesquisada que você acha fácil.

Fritz_mkvl
Veterano
# ago/05
· votar


Um fabricante nacional:
http://sampacentro.terra.com.br/textos.asp?id=560&ph=27
http://www.delvecchio.com.br/

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Fritz_mkvl
A galera do Forum é sóm cultura. Valew! Vou ligra pra Del Vecchio amanhã!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Fritz_mkvl
Prático
Vcs que são fera no assunto, visitem este fórum e ve se dá pra ajudar esse karinha aí... http://forum.cifraclub.com.br//?action=vthread&forum=4&topic=713 96

tonella
Veterano
# ago/05
· votar


Pessoas, o violão da capa é um National Style O. Dobro é uma outra marca de violões resonator (con cone). Os Dobro são mais conhecidos pelos de corpo de madeira, e são mais usados em Bluegrass (mais usados não quer dizer que não possam ser usados em outros estilos). National é mais famosa pelos seus violôes de corpo de metal, mais associados ao Blues (style O e Duolian, por exemplo), e música havaiana tbém (os tricones que possuiam 3 cones). Resumindo, é mais ou menos isso. A Del Vecchio faziaou faz ainda os Dinamicos, mas o som deles na minha opinião não o dos originais. Realmente é bem dificil de achar por aqui, e qdo achar são bem caros (mas valem a pena se a tua idéia for tocar o resonator). A Strinberg trazia um, não me lembro o modelo (na minha opinião não vale a pena). A Fender traz o Fr-52 (de madeira, pior que o Strimberg) e o Fr-48 de metal (acho que é esse o modelo). Desses, acho que o único que tem som de resonator é o ultimo. Qdo encontrar com um, lembre-se que eles foram criados para ter mais volume do que um violão normal e serem ouvidos num tempo em que diz a lenda todo mundo tocava banjo (que pé bem alto), então além de tudo ele tem que ter volume (Strimberg e Fr-52 ficam a dever na minha opinião). Se o problema for dinheiro pra comprar um de verdade, procure por um bom Dinamico Del Vecchio (nem som de Dobro nem som de National - tem um som próprio, diferente), que com um pouco de veneno batem qq cópia coreana ou chinesa dessas que eles trazem. Já tive Dinamico, Dobro (de metal emadeira e hoje tenho um National, e segue um conselho: c quiser um Dobro, compre um de antes de 1990, um National, qualquer um, mas guarde o dinheiro e compre um de verdade, vale cada centavo gasto.

tonella
Veterano
# ago/05
· votar


só pra constar
http://www.instrumentosusados.com.br/default2.asp

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


tonella
c quiser um Dobro, compre um de antes de 1990
Por que antes de 1990

Prático
Veterano
# ago/05
· votar


Meu Deus, R$ 5.200,00!!! Vai encarar alberto?

tonella
Veterano
# ago/05
· votar


Em 1993 a Gibson comprou a marca, e em 95 mudou fechou a fábrica "velha" (na California), e passou a produção para Nashville (c não me engano). Antes de 90 (não sei precisar exatamente o ano), pessoas da família Dopiera (os inventores de National e Dobro), ainda estavam envolvidos na produção. Tentar comprar um dantes de 90 apenas é uma coisa que eu faria. Tive um 94, um 90 e um 95. De todos, o 90 era o mais legal. Isso não quer dizer que seja o melhor pra vc tbem, tem que tocar e ver c gosta. O problema com os dobros de metal é que a qualidade varia muito de um pra outro (o controle de qualidade pelo jeito era um lixo), coisa que não acontece na National (a National Resophonic - a nova - vem fazendo desde 88 com qualidade consistente). Isso tudo é só uma opinião própria, é claro. Agora, entre os 5200 desse e os 2700 mais ou menos que dá pra comprar um Fender coreano de metal, acho que vale o Fender. Tem um som legal, e normalmente dá pra pegar uns 10 ou 15% na Made in Brazil (eles tem um lá) c for pagar à vista. Bem mais em conta.

tonella
Veterano
# ago/05
· votar


Dopyera. (corrigindo) Dá uma olhada nesse site aqui:

www.vintagenationals.com

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Prático
Pensei que fosse mais caro! Se eu vender alguns intrumentos e equipamentos que eu tenho e não estou mais usando, chego lá, talvez, ano que vem...
tonella
Pô, valew pela dica!

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Achei um cara que vai contrabandear um desses pra mim. 600 dólares. Da National, ano 1983, usado. Vale a pena?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão do Dire Straits (capa do CD Brothers in Arms)