Como fazer solos usando escalas?

Autor Mensagem
Fagner
Veterano
# jul/05


Colabora aí galera, to precisando.

Rowashburn
Veterano
# jul/05
· votar


Como fazer solos usando escalas?

Como fazer sem usar?!?!?!?!??!?!!!?!?!?!

maniac123
Veterano
# jul/05
· votar


tipo, vc vai fazendo, tá ligado?

gauchito
Veterano
# jul/05
· votar


pega a nota tonica da base...ae c pega a escala dessa nota ou uma escala que seja relativa a ela e fica fazendu uns shapes da escala...pega uns trechinhos e toca, coloca uns bens, vibrato, ae vai d acordo com o ritmo da musica...maz isso eh com o tempo, num eh dum dia para o outro que vc ira compo algo como o slash!!!!!falow

Estevaolage
Veterano
# jul/05
· votar


use a busca

marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


use a busca
isso ae

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Não importa os grau que eu pegar da escala? Tem como misturar escalas assim como misturamos um acorde? Dá um exemplo por favor. Tô esperando resposta

marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


Tem como misturar escalas assim como misturamos um acorde?
Hã?

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Por exemplo: Tô em C, passo pra D, depois pra G. Como fazer o solo na transição das notas e que graus da escala pegar? tem alguma regra? Ajuda aí

Estevaolage
Veterano
# jul/05 · Editado por: Estevaolage
· votar


Por exemplo:

se vc fez uma música com a base com essas notas:

A, Dm, F

a escala dominante dessa relação será a de Dm, que se vc for conferir é uma escala igual ou relativa a de F, criando assim em relação à A uma relação de domínio, ou seja, haverá notas da escala de A que soarão ´´ fora´´ mesmo que pertencam a sua escala natural e mesmo que tocadas durante este acorde. Isso me intrigou por muito tempo, pois após aprender todas as escalas, eu achava que durante A, toda vez que eu tocasse F# ou G# iria sempre soar dentro e se eu tocasse F ou C iria ser uma nota fora. Isso, claro, pode acontecer se vc misturar numa base por exemplo A, F#m e D!

É mais ou menos assim. Vamos avaliar as escalas por exemplo desses acordes:

Gm(G,A,A#,C,D,D#,F,G)
F(F,G,A,A#,C,D,E,F)
C(C,D,E,F,G,A,B,C)

como ficaria a escala dominante dessa relação!
vamos lá
(G,A,A#,C,D,E,F,G)

Se vc começar a avaliar essa escala a partir de F, verá que é nada mais que a escala de F maior!

F é a escala dominante dessa relação!
porque?

Vc tem que avaliar todas as escalas naturais e ver quantas vezes cada nota aparece. Por ex, voce pôde perceber que apesar de A# não pertencer a escala de C, ele pertence as outras duas, Gm e F, portanto pertencendo a escala dominante da relação. É meio matemático!

Porém, pode acontecer num universo de 4 acordes, por exemplo uma nota aparecer 2 vezes e outra tb! Ai vc deixa a base gravada tocando e vê qual nota encaixa melhor! A que encaixar pertence a escala dominante!

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


ué vc pega as notas da escala e usa elas no solo!

_cLaYmAn_
Veterano
# jul/05
· votar


Tah querendo saber se pod mudar de escala em meio ao solo????

marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


Tem q achar o tom da musica, e aplicar a escala deste tom.
A progressao: C D G me parece estar no tom de G.
Entao use a escala de G para fazer o solo.
Escala Sol -> G A B C D E F#

heathcliff
Veterano
# jul/05
· votar


Fagner

não cara...esses acordes C D G são do campo harmônico de G Maior...então tu usa a escala de G Maior...vc usa o modo lídio para o C pois ele é o IV grau da escala, o mixolidio para o G...estuda campo harmônico modos gregos cara

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Vejo que eu to meio perdido nesse negócio de escalas. Como vcs souberam que o tom da escala era G? Não podia ser C? Mudança de escala no meio do solo é válido ou não? Po vcs tao me ajudando um monte, to começando a entende os esquema, mas vamu continua colaborando!

BlacK Dog
Veterano
# jul/05
· votar


Como fazer solos usando escalas?

Eu queria saber fazer solos sem usa-las isso sim.

BlacK Dog
Veterano
# jul/05 · Editado por: BlacK Dog
· votar


Mudança de escala no meio do solo é válido ou não?

Pode,mas os acordes tem q mudar tb.

Escuta Satriani...na maioria das músicas ele modula,ou seja muda de tom.

Surfing wih the alien muda várias vezes durante o solo eu acho.

Po vcs tao me ajudando um monte

Ahn?.....

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Nao entendeu a pergunta, quero sabe como aplica elas em cima de uma melodia, falo?

marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


Não podia ser C
Nao, pq o acorde D eh formado por D F# A. A escala de C nao tem nenhum acidente (# e b)

marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


Se fosse C Dm G, ai sim estaria em C.

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Pq paro?

BlacK Dog
Veterano
# jul/05
· votar


Nao entendeu a pergunta, quero sabe como aplica elas em cima de uma melodia, falo?

Oo Naum entendi tua dúvida...como é q aplica uma escala em cima de uma melodia é isso??Eu normalmente crio a melodia em cima de uma escala e naum o contrario.

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Como eu posso faze um solo q soe legal com a melodia D,A,Bm(2tempos nessa nota) e O refrão é C,G,D? é de um amigo meu a melodia. Qual a diferença na construção de escalas maiores e menores e porque btem tantos nomes pra escala(Trítio, etc...) isso q eu ñ entendo.

Dungeon
Veterano
# jul/05
· votar


Aí, mano. Esquece essas coisa. O negócio é o filinnn.

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Tudo bem Black dog é que eu ñ tenho muito tempo d guita, so novato e quero aprende um pouco sobre aplicações de escalas. Se for possível ajuda

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Ñ t e3ntendi dungeon

BlacK Dog
Veterano
# jul/05
· votar


Fagner

isso q eu ñ entendo

Tá ligado,é melhor vc ir estudar um pouco de teoria básica...e isso td tem em demasia na busca tb....

Aí, mano. Esquece essas coisa. O negócio é o filinnn.

E gruvinnn

marcio_zav
Veterano
# jul/05
· votar


Ae tem uma mudanca de tom acho.
D,A,Bm pode ser escala de D
C,G,D escala de G

heathcliff
Veterano
# jul/05 · Editado por: heathcliff
· votar


Como vcs souberam que o tom da escala era G?

Ah...tipo...todos os acordes são maiores né? os acordes maiores são de um campo harmônico são os graus I IV e V né?

Então é só vc raciocinar...o C só pode ser o IV e o D só pode ser o V...e o G só pode ser o I tbm...o G sendo o acorde do I grau então a tonalidade é G...

Não podia ser C?

Não...

acordes maiores I IV V
acordes menores II III VI VII

supondo que a tonalidade de C D G é C, o D seria o II grau né? mas ta errado o II grau é menor, então não é C...

ow pensando de outra maneira

o acorde D tem um F# como terça né? mas a escala de C não tem F# então o acorde de D não pertence ao campo harmônico de C

Fagner
Veterano
# jul/05
· votar


Po marcio_zav, tu é um parcerão mesmo! Me explica sobre escalas maiores e menores em relação a diferença e quando usar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como fazer solos usando escalas?