É correto desafinar a guita sempre após tocar?

Autor Mensagem
Jack PunkMetal
Veterano
# jun/05


Uns dizem que sim, porque senão empena com o tempo, e uns dizem que não porque empena ao ficar toda hora alterando a tensão no braço... e agora? Em quem acreditar?

PS.: ñ to conseguindo usa a busca

HyperViruz
Veterano
# jun/05
· votar


toda vez naum, acho q é só qd vc for ficar muito tempo sem tocar, aí sim vc desafina pra num empenar o braço

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


É correto desafinar a guita sempre após tocar?

Cara, eu acho não é certo e nem errado... eu diria perda de tempo.

A guitarra foi feita pra agüentar a tensão da corda pra qual ela foi regulada. Se ele saiu regulada pra agüentar 0,10, então ela tem que resistir.

Rodrigo rvssvr
Veterano
# jun/05
· votar


se vc usa todos os dias não desafine

cocomaluko
Veterano
# jun/05
· votar


eu nunca desafinei minha guitarra e ela naum ta empenada

Igor Martins
Veterano
# jun/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


NUNCA!!! Não façam isso!!
Uma guitarra com a alma devidamente regulada tem q fazer o equilíbrio de forças contra a tensão das cordas.

Amigo meu, tinha a anos atrás uma washburn mercury II, e caiu nessa.
Ele me mostrou a guitarra um mês atrás, e a supresa... braço empenado!

dtplayer
Veterano
# jun/05
· votar


u acho q h errado.........o tensor esta regulado pra aguentar a pressao das cordas, se afrouxa-las o tensor vai fazer forca pra traz e nao vai ter a forca das cordas pra anular o braco ficar parado...........consequencia = empenamnte........

eu nunca afrouxei as cordas e nunca tive problema!

Jack PunkMetal
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
A guitarra foi feita pra agüentar a tensão da corda pra qual ela foi regulada. Se ele saiu regulada pra agüentar 0,10, então ela tem que resistir.

Pode crer... vlw!


Ah, e se eu ficar desafinando o capotraste também se desgasta por causa do atrito ne?

ToRReSMo
Veterano
# jun/05
· votar


aff....ki coisa mais horrivel..huahuhua....kem faz isso??//só burro

as cordas estão tensionadas no braço, c ela for afrouxada o braço ira destencionar causando um empenamento

Jack PunkMetal
Veterano
# jun/05
· votar


cocomaluko
Igor Martins
dtplayer
Rodrigo rvssvr

Vlw pelas opiniões pessoal!! =***

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Jack PunkMetal

Se o seu capotraste desgastar fácil, troque-o rápido senão terá problemas.

Use um de latão, que além de timbrar parecido com os trastes, é autolubrificante e não desgasta assim tão fácil.

ToRReSMo
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci
roller nut ou nut de grafite...mas são caros

o timbre do latão é mlehor ki o de osso

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/05
· votar


Não façam isso! A corda exerce uma tensão sobre o braço, que é contrabalançada pelo tensor; se vc afrouxar a corda após tocar levará seu braço a sofrer uma distensão após estar tensionado. Tal movimentação acabará levando o braço ao empeno.
Abç

Jack PunkMetal
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Quanto custa pra colocar um desse? Melhora o sustain tb neh?

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ToRReSMo

Dependendo do roller-nut eu prefiro o de latão.

Não posso afirmar que o timbre do latão é melhor que o osso ou marfim, por ser uma questão de gosto. Mas o timbre do latão aproxima-se do timbre do traste por ser metálico. O nut de osso tem um timbre mais suave, com menos brilho que o latão.

LeandroP
Moderador
# jun/05 · Editado por: LeandroP
· votar


Jack PunkMetal

Eu fiz o nut de latão.

Já um pro meu violão (mas subsitui por de osso porque não curti o timbre no violão). E já fiz um pra um amigo guitarrista e pra um baixo de 5 cordas.

Jack PunkMetal
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

És de onde? Quanto sai a mão de obra? (não manjo instalar)

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


Sou de Sampa.. da capital

e você?


Pra instalar é fácil. É só descolar o antigo e colar o novo.

Jack PunkMetal
Veterano
# jun/05
· votar


LeandroPanucci

Tbm sou de SP capital. ZN-Limão, perto do playcenter.

Vou analisar isso cara, qualquer coisa entro em contato!

LeandroP
Moderador
# jun/05
· votar


ok!

Unfeelingness
Veterano
# jun/05
· votar


Esse negócio de "desafinar a guitarra depois de tocar" é pura bobagem...

Gambá do Rock
Veterano
# jun/05
· votar


NÃO!!!

maggie
Veterana
# jun/05
· votar


Uns dizem que sim, porque senão empena com o tempo
Quem disse isso com certeza não era guitarrista...

Gustavo Slip
Veterano
# jun/05
· votar


NÂO!!!!!!!!!!!!!! tu é loco desafinar para guardar!!!! assim o braço vai empenar para tras, pois ele fica ajustado com uma certa tensão para tras para compensar a tensão que as cordas fazem para frente....

Domine
Veterano
# jun/05
· votar


nãaaaao, nunca fiz isso

Phanton
Veterano
# jun/05
· votar


Naum faça isso... Se tiver floyd, pior ainda... vc desregula a ponte, e ainda vai ter q ficar um tempão pra afinar a guitar

Playing for God
Veterano
# jun/05
· votar


Jack PunkMetal

Não é certo, o tensor é regulado pra compensar a tensão das cordas, se vc desafiná-las vai empenar o braço para tráz !!!!!

Foi o Edmar Luighi que disse no livro dele !!!!!!!!!!!!!!!!

algo
Veterano
# jun/05
· votar


Jack PunkMetal
É correto desafinar a guita sempre após tocar?

Cara não faça isso!

Se você ficar afinando e desafinando a guitarra, principalmente o braço de seu instrumento vai ficar tendo uma variação de tensão ou seja vai tirar totalmente o equilíbrio do instrumento, tirando a vida útil do braço...
Todos os instrumentos tem um certo padrão de equilíbrio, a guitarra elétrica não é diferente,e mesmo depois de ser regulada precisa de um tempo para "se acostumar"(ficar estável) com o calibre de cordas, afinação etc...
Então o certo é vc deixar sempre afinada(por diapasão ou afinador eletrônico), para que o equilíbrio de seu instrumento não seja afetado. Na troca de cordas o ideal é trocar corda por corda e ir afinando respectivamente para que o braço não sofra uma alteração brusca de tensão.

Espero ter ajudado.

Jonasbluesrock
Membro Novato
# jan/15
· votar


Como já disseram é errado desafinar a guitarra sempre principalmente quando se usa todos os dias ou não, a guitarra já é preparada para a tensão das cordas que ela trás, enquanto ao empeno do braço e comum que haja, mas não constantemente e pode se dar por vários fatores como temperatura, quedas, manuseio errado e etc.

daimon blackfire
Membro Novato
# jan/15
· votar


pá de ouro, irmão.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É correto desafinar a guita sempre após tocar?