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yvo Veterano |
# jun/03
to começando a dar isso e to com algumas duvidas...
po ex no começo eu achava q os campos hamonicos eram ligados aos modos , ms harmonizando percebi, atravez dakele padrao ( I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIm7(b5) nao estavma ligados.. por exemplo: o campo hrmonico de D eh: D7M, Em7, F#m7, G7M, A7, Bm7, Cm7(b5) , to certo?( acho q sim).. entao nao estaria ligado a por exemplo dó dórico q eh D E F G A B C .... soh kero saber q td isso q constatei está certo.. está????????
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yvo Veterano |
# jun/03
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otra dúvida, o tom de uma progressão de blues , por exemplo, A D e E, seria o A ja q seu campo harmônico possui esses tres , acho q eh? entao eu poderia improvisar nas escalas maiores de A, ms poderia tb improvisar por exemplo em Ré mixolídeo?? isso tem a ver com minha primeira pergunta , pq apesar doi tom ser A, o campo harmonico de lá eh diferente de ré mixolídeo...
otra coisa por favor nao comecem falando de campo harmonico menor( soh se nao houver jeito de nao fala) pq eu ja to mto confuso e isso iria me confundir mais aidna
Flwe!
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Digao Veterano |
# jun/03
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yvo
vc chegou quase la... so errou numa coisa...
1º Os graus da escala e os modos sao interligados sim...
Num D jonio nunca vai existir um C dorico... vai ser um E dorico... foi ai q vc se confundiu... o C dorico vai aparecer num Bb Jonio...
e da 2ª pergunta e +- assim...
O tom da musica e A mesmo.. dai vc pode usar todos os modos gregos no tom de A... entao seria A Jonio (maior natural), B dorico, C# Frigio, D Lidio, E Mixolidio, F# Eolio (menor natural) e G Locrio... e vc tb pode usar uma escala menor em cima de A maior (teoricamente estaria errado) pq esse e o som tipico de blues...
E vc poderia solar em E mixolidio... e dai e a mesma coisa de A jonio...
E qt ao campo harmonico menor... nao tem misterio (o natural hehe) pq ele ja ta dentro do menor... entao se preocupe com o maior q o menor vc pega por tabela (nao muda nada)...
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yvo Veterano |
# jun/03
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Digão ms perai continuo nao entendendo alguma coisa( nao to entendendo direito pq inda nao cheguei em modos, to em campo harmonico, os modos eu to tentando fazdr meio q por deduçao e pesquisas):
o mixolídeo seria o V grau da escala.. entao nao seria D mixolidio em vez de E mixolidio?:
I II III IV V
D E F G A
?
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yvo Veterano |
# jun/03
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opa e otra coisa q eu reparei: eu num falei de disso q vc falo d dó dorico esrtar contino num ré jonio, ms mesmo assim vlw pq eu bnao tinha reparado isso... então dó dorico nao eh igual a ré jonio e o dorico da escala vai ser sempre a proxima nota( do jonio, re dorico; mi jonio, fa dorico)
Vlw Digão me ajudo bem! ms responde essa ultima pergunta ai ou outra pesso q saiba
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Harvey Veterano |
# jun/03
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Comece pelo tom
I II III IV V
A B C# D E
O D é o quarto, portanto lídio e o E é quinto, por isso mixolídio.
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Digao Veterano |
# jun/03
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yvo
Mixolidio e o V grau... certo... Mas e o V de A... e so ver... AI BII C#III DIV EV... entao no tom de A maior o mixolidio e o E... D mixolidio seria em G maior... E q vc ta contando os graus ao contrario... o I vai ser sempre o jonio (por enquanto hehe)...
Qt aos jonios doricos q vc falou ali no segundo post ta certo... e pela sequencia... se C e jonio o D vai ser dorico... Se F# e jonio o G# vai ser dorico...
E a relacao entre campo harmonico e modos gregos e bem estreita... na verdade e a mesma coisa... pq cada acorde (e suas tensoes) do campo harmonico vai virar um modo... Ex: um acorde C7+9... ja vai dar quase um jonio (do, sol, mi, re, si)... vai faltar so duas notas (q vc poderia ter usado... podia ser um C6/9) ou um C4/7+ e assim vai... ta tudo dentro e pra solar em cima desses acordes vc poderia (e provavelmente iria) usar um C jonio...
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yvo Veterano |
# jun/03
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Ms como pode entao o A ser B dórico????? B dórico nao teria q ser o C??? : A1, B2 , C3
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yvo Veterano |
# jun/03
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ah eskece eui vejo com o meu profssor, pq daki a pouco eu vo me confundir MERMO
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Harvey Veterano |
# jun/03 · Editado por: Harvey
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yvo
As relações entre graus e modos gregos são assim.
I - Jônio
II - Dórico
III - Frígio
IV - Lídio
V - Mixolídio
VI - Eólio
VII - Lócrio
No campo harmônio de A maior (que vc está interessado), teríamos
I - A - Jônio
II - B - Dórico
III - C# - Frígio
IV - D - Lídio
V - E - Mixolídio
VI - F - Eólio
VII - G# - Lócrio
Espero ter ajudado. Também estou aprendendo isso com meu professor.
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guschard Veterano |
# jun/03
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nossa
to boiando...
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Emppu Vourinen Veterano |
# jun/03
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guschard
eu tb to um poko.........ainda 'n cheguei nessas partes.......hehe
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yvo Veterano |
# jun/03
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vlw Digão e Harvey, ja deu pra da uma sacada, eu eh q tav acontando ao contrario.. ms tipo Digão ( e Harvey, se vc ja souber) como eu faço tipo se eu kiser saber o E mixolídio? eu simplesmente vou testando ( F - F1 G2 A3 B4 C5 ; G - G1 A2 B3 C4 D5 ; A - A1 B2 C3 D4 E5 ( FINALKMENTE)=> OBS: eu colokei sem os acidentes( "bemois" e sustenidos)pq tava sem saco. /Ou existe lguma forma d eu contr direto e saber q o E mixolidio eh o A????
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Alex Pires Veterano |
# jun/03
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Bom eu nunca faço essa conversão dos modos gregos para escalas maiores...Eu ja penso direto no modo como sendo uma outra escala qualquer(apesar das digitações serem as mesmas). Pra contar direito decora os modos pelos graus ou então faça uma associação com os desenhos da escala...Ex:
E mixolidio=> E = tonica do modo / mixolidio = denominação do grau. Com isso você descobre que o E é o quinto grau de alguma tonalidade...O V grau esta 3 tons e meio a frente da Tônica(I grau) logo se você voltar 3 tons e meio a partir de E você chega a conclusão de que é A a tônica da escala maior relativa ao modo (Ufa...).
Olhando assim parece dificil mais fazendo isso sempre vc acostuma...
Por isso que eu prefiro ao meu modo mesmo ehheehhe...
Espero que tenha ajudado...qualquer coisa pergunta ai
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Digao Veterano |
# jul/03
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yvo
Eu faco sempre no braco da guita... tenho a escala maior ali e o dedo ja ta automatico pra tal grau... ex: qd e jonio o dedo 2 ta na tonica o 3 na 2/9 e o 1 na terca e por ai eu me acho... dai e so ver em qual nota caiu... eu ja sei todos os graus de cor e e so olhar onde o dedo ta... isso fica mais facil mostrando...
De vez em qd no caso de eu procurar um terca, quinta ou setima eu penso em acordes mesmo... (pq tb sei de cor a maioria)... tipo quero o frigio de G... ja sei q é o Si...pq e a terca do G maior...
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StratovariaCaster Membro Novato |
# abr/16
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Olá galera, vou aproveitar o post para perguntar: No livro do Almir Chediak harmonia e improvisação vol.1, trás uma musica analisada, logo a primeira de exemplo depois de modos. A musica é "Cravo e canela" de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos o livro diz estar em (Sol iônico). A cifra é a seguinte: bVII IV I bVII IV I D C G D C G Fica nisso, só que eu to perdido aqui, nas minhas contas não tem "bVII" em Sol jônio alguém pode me explicar onde estou errando? obrigado
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Jabijirous Veterano |
# abr/16
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StratovariaCaster
Qual a página?
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Jabijirous Veterano |
# abr/16
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Descobri, pg 125.
É! Tá errado.
Olha que o C tb está como bVII e o D como IV.
A questão é, pq você considera esse trecho em Sol jônio e não sol maior?
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StratovariaCaster Membro Novato |
# abr/16
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Jabijirous Eu me acabando aqui pra entender o que eu estava errando, obrigado!
A questão é, pq você considera esse trecho em Sol jônio e não sol maior? Por causa da intenção nas notas características? Recém comecei a estudar modos ainda tem muita coisa confusa pra mim, rs.
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Jabijirous Veterano |
# abr/16
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StratovariaCaster
Veja! O modo jônio é complicado, pois é o nosso ouvido vai reconhecer como tonalidade de sol. Para isso basta ausentar o trítono ou a sensível. E é exatamente isso que acontece. Experimenta tocar a harmonia fazendo C D G para você ver como a sonoridade muda.
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StratovariaCaster Membro Novato |
# abr/16
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Jabijirous Entendi, é bom evitar as resoluções como na harmonia funcional né? Obrigado mesmo pela ajuda
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Jabijirous Veterano |
# abr/16
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StratovariaCaster
É. Faça uma comparação com o tonal. Cadência é feita como? V - I, V - VI e etc.
Pra ser forte, tem que ter o V. Pq o trítono é característico do tonalismo. E no modalismo, como se faz cadência? Ora, pegue o(s) acorde(s) que possuem a nota característica.
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LeandroP Moderador |
# abr/16 · Editado por: LeandroP
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StratovariaCaster
Como disse o Jabijirous: O livro está errado!
Se está marcado como bVII, rolou uma confusão entre os modos jônio e o lídio.
O acorde D só pode ser bVII se for sobre Dó lídio. Porque nesse caso o acorde C seria o primeiro grau (lídio) e o acorde D seria o sétimo grau (mixolídio).
Como no livro ele menciona o modo jônio, então o correto seria chamar o acorde D de V. Independente de ter ou não o trítono, o acorde D sempre será o Vº grau em relação ao acorde G. E sempre será o VII em relação ao acorde C, mais precisamente o bVII.
Interessante a sua pergunta, porque ela indica que você percebeu o erro no livro. Eu tenho comigo a 8a edição deste livro, e não muito distante da página que você encontrou o erro, eu localizei outro. Na página 123, onde ele escreve sobre o campo harmônico lídio, ele coloca o F como Iº e depois chama o acorde G de IIm. O G é o II... É maior e não menor.
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StratovariaCaster Membro Novato |
# abr/16
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Jabijirous Valeu pelo toque, vou seguir suas dicas, obrigado. LeandroP Obrigado pela explicação. Esse outro erro aí eu não tinha visto e talvez deixasse passar despercebido, pelo visto vou ter que ficar esperto com o livro kkkk. Tenho o do Ian Guest também qualquer coisa corro pra lá kkk. Obrigado pela ajuda
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Jabijirous Veterano |
# abr/16
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StratovariaCaster Do Ian Guest não tem modalismo, só tonalismo! É bem completo, é o que eu uso nas minhas aulas!
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StratovariaCaster Membro Novato |
# abr/16
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Jabijirous Da aula por internet? rs na minha cidade professores de musica é escasso
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Jabijirous Veterano |
# abr/16
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StratovariaCaster
Estou pensando em investir nisso, meu caro! kkkkkk Você e várias pessoas estão pedindo e eu não estou conseguindo um lugar bom para isso. Mas estou quase lá.
Você pode ir acessando meu site michaelmachado.com.br e ir no blog que tem vários assuntos e um deles é a parte da harmonia!
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Soultunes Membro |
# abr/16
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Pessoal,
Nestas paginas do livro ele esta explicando sobre harmonia modal correto ?
Não é um assunto que tenho dominio, mas vou dar uma rapida olhada no livro.
Acho que os exemplos são para ilustrar musicas em que a harmonia segue nesse padrão modal mesmo.
Pela tonalidade da musica, pensariamos no C como quarto grau e no D como quinto grau, mas tenho a leve impressao de que não é disto que o capitulo esta tratando.
Fiquei bastante curioso e agradeço se algum dos colegas também conseguirem dar uma fuçada no capitulo completo do livro para ver se chegamos num consenso.
Vou ver se pergunto pro meu professor na proxima aula também.
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marcelosz Membro Novato |
# abr/16
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Jabijirous Muito bom o seu blog, amigo. Gostei especialmente desse artigo aqui: http://michaelmachado.com.br/tecnica-de-harmonizacao-pela-linha-do-bai xo/ Muito simples e útil!
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StratovariaCaster Membro Novato |
# abr/16
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Jabijirous Opa, show de bola o blog, já favoritei. Vou acompanhar, valeu! Soultunes Opa manda mais informação pra gente ai kkk
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