Les Paul - 90 anos

    Autor Mensagem
    Curly
    Veterano
    # jun/05


    Artigo do jornalista Luiz Orlando carneiro publicado hoje no Jornal do Brasil:


    O homem que não é guitarra


    Nas noites de segunda-feira, desde 1996, a atração do Iridium - um dos cinco melhores clubes de jazz de Nova York - é um guitarrista ancião. Apoiado por um trio, ele toca, conversa com o público e convida músicos de folga na platéia para subir ao palco e participar do animado show. Trata-se de Lester William Polsfuss, nascido há exatamente 90 anos, na data de hoje, numa pequena cidade do Wisconsin.

    Les Paul - nome que adotou ao se profissionalizar, ainda adolescente - ficou célebre no mundo da música popular norte-americana por suas parcerias com a mulher, Mary Ford, Bing Crosby e outros cantores, depois de ter obtido certa fama como intérprete do gênero country.

    Seus discos, nas décadas de 40 e 50, venderam milhões de cópias. O programa de televisão The Les Paul and Mary Ford at Home Show tinha tanta audiência que ficou no ar de 1953 a 1960. Além disso, Les Paul foi praticamente o inventor da guitarra elétrica moderna (a chamada solid body guitar) e do processo de gravação multi-tracking (para desgosto dos jazzófilos, que só aceitam registros sem trucagens, de preferência ao vivo).

    Em 1941, Paul desenhou e fabricou uma das primeiras guitarras elétricas de corpo sólido. Ou seja, um instrumento que não era mais um simples violão amplificado, como o então usado por jazzmen e bluesmen, mas uma guitarra feita de madeira sólida (e depois de outros materiais sintéticos), para melhor sustentação das seis cordas e dos pick-ups, e que reduzia o desagradável feedback produzido pelas guitarras comuns eletricamente amplificadas.

    O sucesso de Les Paul como solista de técnica primorosa, capaz de efeitos de slide e reverberação inusitados na época, levou a Gibson, em 1952, a fabricar em série a primeira guitarra com sua assinatura. A Gibson Les Paul, em versões sucessivas, tornou-se a guitarra preferida dos músicos de jazz e de rock (Eric Clapton, Peter Frampton, Paul McCartney, entre muitos outros).

    E o agora nonagenário músico comenta, como sempre bem-humorado, a propósito de seus shows semanais no Iridium: ''Quando me apresento no palco, as pessoas ficam surpresas ao verificar que não sou uma guitarra e que ainda não morri''.

    Na história do jazz, Paul ficou célebre em virtude de sua memorável participação no primeiro concerto (ocorrido em 2 de julho de 1944) da série Jazz at the Philarmonic - as célebres jam-sessions produzidas e gravadas por Norman Granz, com músicos de grande prestígio e de estilos diversos, em salas de concerto e festivais, até a segunda metade dos anos 50.

    Naquela jam inicial, realizada no Philarmonic Auditorium de Hollywood, Granz juntou os saxofonistas Illinois Jacquet e Jack McVea, J.J. Johnson (trombone), Shorty Sherock (trompete), Nat ''King'' Cole (piano) e Les Paul. Em Blues e Body and soul, os solos e diálogos do então exclusivamente pianista ''King'' Cole e do guitarrista-inventor atingem altos níveis de concepção melódico-harmônica, numa clima de swing relaxado e cheio de humor. É disco obrigatório em qualquer discoteca de jazz.

    A comemoração oficial dos 90 anos de Les Paul terá lugar no Carnegie Hall, no dia 19, dentro da programação do JVC New York Jazz Festival. Ele estará no palco, com o seu trio habitual, mais uma série de convidados ilustres das áreas do jazz e do rock, como Peter Frampton, Pat Martino, Bucky Pizzarelli, Steve Miller, Steve Lukather e Tommy Emmanuel.



    echo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O Les Paul é demais... Eu tive o prazer de vê-lo no Iridium há um tempo atrás. Realmente ele dá espaço para os músicos mais jovens e é super bem humorado. Acabei comprando um box com 4 CDs e a primeira gravação dele é de 1933 (!!!!!).
    A página do Iridium:
    http://www.iridiumjazzclub.com/les.shtml
    O cara é história pura e está na ativa valentemente.

    The Splinters
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Não sabia... hehe! Muito interessante, a matéria! Adorei!
    Minha Gibson Les Paul, fabricada em 1978, existe por causa do Lester William Polsfuss, vulgo Les Paul?

    echo
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O mais divertido é que ele sempre se tretou com a Gibson. Ele nunca usou uma LP que a fábrica deu para ele sem antes mexer (e muito) na guitarra. Colocava Bigsby, mexia na ponte e nos pickups. Hoje inclusive ele usa as Les Paul "Recording" com pickups de baixa impedância (que nem essa aqui: http://www.guitarcrazy.com.au/GLPRec1971.htm ).
    Quando a Gibson começou a fazer SGs ela era também vendida como "Les Paul" - Solid Body (SG) mas ele odiou o projeto da guitarra e exigiu que tirassem o nome dele. Legal.

    fabio_gravata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    The Splinters

    sim.
    esse cara é muito foda, inventou muitas coisas, como overdubs e eco de fita. na primeira pagina do site do dick dale www.dickdale.com tem uma foto dos 2 numa convenção de guitarra nos eua

    lula_molusco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    achei que o mestre tinha morrido...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Les Paul - 90 anos