base em D, tema em G jonio

    Autor Mensagem
    Jeder KSA
    Veterano
    # jun/05


    seguinte, fiz uma base em D. o certo seria usar o G lídio, (4#) correto?

    mas eu criei um teminha aqui em G jonio (4j), que tb tem desenho maior.
    ficou bom, a intenção eh uma balada, o teminha eh bem meloso.

    sei que o que conta é o ouvido e o bom senso, mas queria saber a explicação teorica pra isso (lidio em vez de jonio).

    e aproveitando, o que mais eh legal usar pro resto da musica: pentas em D, em Dm, quais outros modos, etc.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Jeder KSA

    Mas e este D é mesmo um Ré Jônio... ou um mixolídio disfarçado???

    Veja se uma 7a menor (C) entra na formação deste acorde.

    Em todo caso, é comum ver dois acordes usando o mesmo modo.

    Jeder KSA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    a base (por enquanto) é:

    D4 | D/F# | D4 | D/F# | Bm7 | A7

    queria desenvolver o resto da harmonia na tonalidade de D mesmo

    Jeder KSA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    e o tema é em G jonio

    angus junior
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    omeu caso eh assim
    B11 | A | B/A | A | B/A | B11 | A | B/A | A | B11/A

    eu to usando a penta de G#m pra dar intencao lídio

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Jeder KSA
    Na verdade tu pode usar G jônio sim, mesmo se a tua harmonia for tonal, e estiver em D. Só que o acorde de G será de empréstimo modal. Ou seja, ele não vai atuar como IV grau...

    Manda o tema em G jônio e diz onde tu encaixou pra gente poder analisar melhor...

    Jeder KSA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Manda o tema em G jônio e diz onde tu encaixou pra gente poder analisar melhor...

    nao entendi

    vc quer saber que parte daquela harmonia eu coloquei o tema?

    se for isso, é no D4 D/F# mesmo

    Rubira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Acredito que ao invés de chamar de G jônio, neste caso seria mais adequado chamar de D mixolídio (na verdade são a mesma escala).

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Jeder KSA
    Cara, se tu usar as notas da escala de G maior sobre um acorde de D4, vai soar D mixolídio, e não G jônio. Sobre o acorde D/F# vai soar lócrio...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Marisco

    Sobre o acorde D/F# vai soar lócrio...

    com direito a 9 ainda por cima - D7(9)/F#

    Jeder KSA
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Marisco

    ok, to começando a pegar essas coisas agora, me explica com calma essa parte: se a base ta no campo harmonico de D, o D nao seria o jonio?

    e o que mais posso usar alem disso, se a harmonia continuar em D?

    Rubira
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Rubira
    · votar


    Marisco
    Acho que para soar lócrio teria que ser em cima do acorde F#m(F#,A,C#), pois o D/F#, nada mais é que o D (D, F#, A) com baixo invertido, assim permanece o efeito mixolídio

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Rubira
    Depende muito da intençao... Vale lembrar que o baixo tem um poder muito grande na sonoridade de algo. Toca o seguinte acorde, por exemplo:


    e-----------
    B------8----
    G------5----
    D------9----
    A------7----
    E-----------


    É apenas um C7M com o baixo no E. Mas se tu usar as notas da escala de C maior, não irá soar C jônio, mas sim E frígio...

    Jeder KSA
    Se tua base está no C.H. de D, e tu usar as notas da escala de D maior, sobre um acorde de D, irá soar D jônio. Agora se tu usar as notas da escala de G maior sobre um acorde de D, irá soar D mixolídio. Na verdade o que importa é o acorde e a intenção que tu quer dar nele. Olha só um exemplo de jazz:

    | Dm7 | G7 | C7M |

    Base simples no C.H. de C maior. O primeiro pensamento seria D dórico, G mixolídio e C jônio. Mas um jazzistas usa D dórico, G hole-tone, C lídio. Ou seja, ele faz o que ele quer, desde que as notas da escala batam com as do acorde...

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Reinaldo Camargo Filho
    · votar


    Marisco
    mas sim

    Sim???

    Jeder KSA
    Não sei porque, eu consigo usar esses negócios ae, mas eu não consigo explicar para alguém, um exemplo que eu vou tentar explicar.

    Tenho a base de A5, F#5 e G5, eu usando a escala de Mixolídio de A ou seja, escala de D Jônio, fica com uma sonoridade diferente do que se eu usasse a escala de A Jônio, tipo, eu sempre gosto de mudar as coisas no meio da música, gosto de mudar de tom muitas vezes nas invenções que eu faço, minhas músicas que eu gravo no computador não demonstram isso pois eu não sei trabalhar com um backing track no guitarpro, mas em invençõezinhas que eu faço até que fica bom, mas aí eu gosto de as vezes mudar desse A5, F#5 e G5 para F, G, A, tipo, diferente, mas soa legal, também gosto de usar Am, E7, F, e mudar para Am, A7, Dm, coisas doidas, mas que eu gosto de fazer. :D

    Resumindo, usa o que tu achar que soa melhor. :D

    Rubira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Marisco
    Você tem razão, ótimos exemplos.É essa troca de idéias que é importante para haver evolução.Valeu.

    Marisco
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Marisco
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    mas sim E Frígio...
    Quando a gente usa a TAB dá problema na formatação...

    Rubira
    É isso aí!

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Marisco

    ahh, blz, foi mal cara. ;)

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Reinaldo Camargo Filho
    Seleciona todo o texto do meu post e cola no bloco de notas que tu vai conseguir ver direitinho...

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Marisco
    Blz, consegui. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a base em D, tema em G jonio