Melhores guitarristas dos anos 80 eleitos por revista.

    Autor Mensagem
    Guitarrante
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Guitarrante


    A revista alemã de guitarra Fuzz deste mês elegeu os 10 maiores guitarristas da década de 80, com uma breve história sobre cada um. Confira abaixo.

    1-Eddie Van Halen (Van Halen)
    2-Yngwie Malmsteen (Rising Force)
    3-Randy Rhoads (Ozzy Osbourne)
    4-Steve Vai (Whitesnake)
    5-John Norum (Europe)
    6-Joe Satriani (Deep Purple)
    7-George Lynch (Dokken)
    8-Jake E.Lee (Ozzy Osbourne)
    9-Adrian Smith (Iron Maiden)
    10-Mathias Jabs (Scorpions)

    Eddie Van Halen – Ficou famoso depois de revolucionar a guitarra elétrica no final dos anos 70. Com sua guitarra criada com um braço de Strato e captador humbucker, o guitarrista revolucionou a guitarra com seus two-hands e alavancadas floyd-rose, e também inovou na concepção sonora, sendo conhecido como o melhor de sua geração. Apesar de seus vícios com drogas e álcool, seu talento levou não só como “o maior guitarrista pós-Hendrix” como também sua banda, Van Halen, ao estrelato mundial e influenciando toda a geração hard rock oitentista.

    Suas Influências são de Allan Holdsworth. Você pode ouvir em suas linhas de ligado e fraseado excêntrico. Mas Eddie sempre teve também a influência de Eric Clapton dos tempos de Cream, embora você nunca saberia escutando um álbum do Van Halen. Outro fator essencial ao seu desenvolvimento na guitarra foram suas aulas de piano, fundamentais mais tarde na sua maneira de tocar guitarra, e também a melodia forte que os teclados trouxeram para o Van Halen, como o maior clássico, "Jump".

    Eddie queria inovar. Ele testava o som previamente não desejado que uma guitarra elétrica era capaz de fazer, e em vez de propositadamente evitar aqueles sons, ele incorporava em seu estilo original. Eddie popularizou os two-hands (tappings). A instrumental Eruption mostrou todo o talento de Eddie e é considerado o maior solo de guitarra de todos os tempos. Isso foi uma mania nos anos 80. Todos os guitarristas queriam executar esta música e seus two-hands.. Mas quase todos saíram os mesmos e ambos começaram a serem acusados de soar como Eddie, se aquele era seu alvo ou não. Eddie popularizou também o que veio a ser conhecido como a super strato. Uma strato com um humbucker na posição da ponte, com a vibração do Floyd Rose, eventualmente sem nenhum botão de controle ou de tom. Ele aparafusou mais tarde uma placa articulada na parte traseira de sua Strato, assim que poderia sustentá-la horizontalmente e para também batê-la como se estivesse tocando teclado. Uma outra força é que Eddie é que ele sempre foi um ótimo tocador de piano e teclado. Teve muitos anos de lições de piano, assim que teve uma fundação musical contínua.

    Nenhum outro guitarrista cria frases no contra-tempo como Eddie, isso poderia ser uma fraqueza, mas que Eddie realiza perfeitamente. Há diversos aspectos do estilo de Eddie que seriam chamados provavelmente de fraqueza em outros músicos. Eddie tem seu estilo próprio de tocar, com seus riffs enlouquecedores e solos espetaculares, e por mais que imitem, ninguém será nunca igual a ele. Nenhum outro guitarrista trabalha mais com os dedos na guitarra do que ele, pois Eddie é o mestre dos two-hands, dos harmônicos artificiais e dos vibratos. Eddie tem um sentido melódico bom, porém você não ouve muita melodia dele na guitarra. Você ouve mais sua melodia quando está tocando teclados.

    O seu som revolucionário foi conseguido usando uma Strato com uma garganta de bordo e um Humbucker da Gibson na posição da ponte. Este som soou como uma guitarra dos anos 60, e um amplificador de 100 watts da Marshall. Nos efeitos, Eddie usou um Echoplex, e sempre gostou de pedais da MXR: certamente o Phase 90, e o Flanger. Estranhamente o som da guitarra do álbum "Van Halen" (onde Eddie começou a revolucionar a guitarra), só se escuta a guitarra de um lado. A parte seca do som do ritmo vem do lado esquerdo do espectro estereofônico, e o lado molhado, de um ambiente de quarto grande do lado direito. A mesma história ocorre quando Eddie sola ao vivo durante a tomada do ritmo. Eddie não é um guitarrista que segue a música no mesmo ritmo, ele quebra as regras, dita o seu ritmo, e é isso o que torna um guitarrista surpreendente. Eddie Van Halen é o ícone da guitarra dos anos 80 e similarmente, ele não se preocupa em deixar erros em uma gravação se a vibração for direita. Pra ele, tem que ser do seu jeito, e cabe ao ouvinte dizer se aquela maneira de tocar está certa ou não. Com isso, Eddie revolucionou e conquistou milhares de admiradores no mundo da guitarra. Eddie Van Halen não é blues, e não é melódico freqüentemente. Ele tem seu estilo próprio, e isso foi fundamental para a guitarra e para o sucesso do Van Halen.

    Guitarras: Nos anos 80 Eddie passou a ter seu modelo de guitarra construído pela Kramer, com sua assinatura. A guitarra ficou exatamente nos mesmos moldes do modelo que ele criou. Com isso as vendas da Kramer foram ao céu nos anos 80. Nos anos 90, o guitarrista trocou a Kramer pela Peavey, que criou a Peavey Wolfgang Edward Van Halen, que foi feita especialmente para ele. Eddie achou o novo modelo mais fácil de executar sua técnica e usa até hoje.

    Só deixei a história do Eddie por falta de espaço para colocar as dos demais.

    Quem quiser ler as outras acesse o Whiplash.

    O que vcs acham da lista?

    BaDComPaNY
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Minha ergunta pode ser cretina mais o satriane tocou no purple?

    willian oliveira
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    porra q textinhu pikenu depois q eu le tudu eu comentu direitu blz

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Concordo com a lista. Só não colocaria os Guitarristas do Europe e do Dokken nessa lista. O Europe nos anos 80, apesar do sucesso da música "final countdown" era um sub-Van Halen, pra quem era moleque nos anos 80 como eu e acompanhou essa bandas. O Dokken então era mais fraco ainda, eu nem cheguei a conhecer nos anos 80, não que eu me lembre. Só vim conhecer muito tempo depois. E mesmo hoje em dia ainda considero essa bandas fracas. O Europe ainda acho um pouco acima da média.

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eddie Van Halen era The King mesmo! nos anos 80 foi sem dúvida insuperável por tudo: Pelas inovações, feeling e técnicas. Sem desmerecer guitarristas igualmente excelentes como Malmsteen e Vai.

    silasamilcar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    BaDComPaNY
    Minha ergunta pode ser cretina mais o satriane tocou no purple?


    Em dezembro de 1993, após a saída de Ritchie Blackmore devido a conflitos constantes sobre o estilo musical a ser seguido, o guitar-hero Joe Satriani foi convidado a integrar a banda e juntou-se ao Purple para participar da turnê internacional pelo Japão. Com o sucesso dos shows, Satriani foi convidado pelos demais integrantes para permanecer como membro efetivo dela, mas declinou, mais preocupado com sua carreira solo e com o contrato para um álbum assinado com a Sony. Antes disso, entretanto, ainda chegou a participar da turnê europeia como guitarrista da banda em 1994, fazendo seu último show com a banda em julho, na Áustria. Após este concerto, Satriani deixou o Purple e cedeu o lugar para o guitarrista Steve Morse.

    silasamilcar
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Veja o que o próprio Satriani falou em entrevista a Steve Haines, do Thisisnottingham.co.uk

    "Eles eram, e são, uma grande banda e funcionam como uma grande e funcional unidade de rock, e eu era um artista solo que fazia coisas das quais as pessoas gostavam. Se eu tivesse entrado, eu teria que diminuir esse meu lado pra me tornar um membro do Purple e dar a eles o tempo e o respeito que eles mereciam e eu realmente não estava pronto pra isso".

    "E, é claro, eu estava preocupado em ter Ritchie Blackmore nos meus ombros. Eu era e ainda sou um grande fã de sua música e você realmente não pode substituir alguém como ele".

    "Eu falei sobre isto com Steve Vai e ele disse: 'Joe, se puder evitar, nunca entre em uma situação onde você estiver substituindo alguém famoso, onde os fãs e os jornalistas estarão sempre lhe comparando com o outro cara. Então parece que foi a escolha certa. Eu apenas não era o cara que devia integrar o Deep Purple".

    victorg3
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Bom é idiotice ordenar os melhores, mas achei interessante lembrarem do Jake E. Lee. Acho que o Glenn Tipton encaixaria bem numa lista de melhores dos anos 80, apesar de a carreira inteira dele ser o verdadeiro trunfo.

    alexdiffer
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    BaDComPaNY
    Minha ergunta pode ser cretina mais o satriane tocou no purple?

    Se bobiar ate nos dois ja tocamos no purple e nao sabemos kkkk

    tanta gente ja passou por aquela banda...rs acho que deve ser a banda mais rodada de musicos...mas tambem soh os melhores

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Gosto pra cacete do EVH... Mas fico feliz pra cacete que lembraram do Randy Rhoads e do Jake E. Lee! Todos os guitarristas do Ozzy foram minhas influências (tirando o Gus G)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhores guitarristas dos anos 80 eleitos por revista.