Dúvida: Escala e improvisação

    Autor Mensagem
    ulrike
    Veterano
    # jun/03 · Editado por: Moderador


    Ae, tipo, eu tenho algumas duvidas qto a improvisaçao e uso de escalas, por exemplo, tem as pentatonicas... a de Gm por ex... tipo, se as notas dessa escala sao: G A# C D F, eu pego e improviso no braço inteiro da guitarra soh onde tem essas notas ou eu pego aqueles desenhos (padroes, q sao 5 neh?), das pentatonicas menores e improviso em cima deles???

    acho q deu pra entender minha duvida neh... qq coisa eu reformulo a pergunta.. falou

    yvo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    po seria mto mais facil usar os modelos neh...

    MadMan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Acho melhor aprender o campo harmônico e saber quais notas pode-se usar, sem ficar preso a modelos.

    Digao
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Mas e a mesma coisa... aqueles padroes vao cobrir todas essas notas ai...

    MadMan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Digao Concordo, mas conhecendo as notas e não os modelos vc tem mais dinâmica para percorrer o braço, além de maior conhecimento para as modulações.

    yvo
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    isso eh verdade, com um soh modelo no improvuso fik mto limitado e começao a surgir clichês

    Satch JR
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Pegue os modelos de escala, que aih eh so achar a tonica de cada modelo e ir improvisando.... eu particulamente gosto de usar isso... sempre mesclando escalas abertas,pentatonicas,naturais e de repente harmonicas que vai ficar bem legal :)

    []'s

    spy2k
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    tipow
    pega os modelinhos.. decora bem eles.. e as notas..dos modelos.. e vai treinando fora dos modelos..tipow improvisando no braço inteiro..é assim q eu faço.. =]

    ulrike
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Digao
    Mas e a mesma coisa... aqueles padroes vao cobrir todas essas notas ai...
    Tipo, entao as notas da escalas sao as notas do campo harmonico!??! e no final vai dar na mesma os dois jeitos?! ou indo pelo campo harmonico tem alguma diferença!?!?!

    ulrike
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Que tipo, se for pelas notas e vc souber as notas do braço do violao, fica bem mais facil solar (vc nao precisa saber os desenhos...)

    conte
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    cfaiz com o spy2k, decora os modelinhos e dps vai explorando eles, descobrindo a msma nota em cordas diferentes, 1 oitava acima, etc etc

    srvaughan
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    conte

    Concordo! É uma ótima idéia!

    LeandroDF
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    decore todas as notas no braço... depois decore as escalas... depois os desenhos hehehe
    eu sei q isso eh importante... so q ainda nao o fiz huehuaehae

    pão de queijo sueco
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    eu to fazendo isso agora...

    Digao
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    ulrike

    E tudo a mesma coisa sim... igualzinho...

    O importante e vc conhecer as notas do braco e o shape das escalas pq dai vc ta em tal escala mas mesmo q vc sole nela q teoricamente ficaria dentro vc pode ficar fora do acorde q ta na base... entao vc tem q saber quais sao as notas do acorde e onde elas estao no braco...

    Tem um monte de topicos q explica isso... da uma procurada em modos gregos, como solar, improvisacao, campo harmonico ou coisas assim q vem bastante coisa... dai e so ressucitar os topicos eheh...

    ulrike
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Blz.. valeu ae...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Escala e improvisação