Escala e improvisacao

    Autor Mensagem
    nhax
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: nhax


    galeraaa.......voces por favor podiam me passar varias escalas em varias parte do braco.....e explicar improvisacao...valewww

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nhax
    tem um topico do marisco sobre isso, vou ver se acho pra vc

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nhax
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/112788/
    entra ai e da uma olhada

    nhax
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    valeweww kbza

    nhax
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    + passa desenhos das escalas e explica como eu fazo um improviso

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nhax
    o desenho das escalas passa, agora como vc faz o improviso ai fica com vc neh, só treinando pra ficar bom

    nhax
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    heuheue...
    vai passando desenho ai eu voh treinando...heuheuheu vai ajuda ai

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nhax
    vai passando desenho ai eu voh treinando
    vc naum baixou o arquivo do link que te dei?

    nhax
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    baxei
    agora

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    desenho de escala não fará você tocar bem. E alguém explicar também não vai fazer você improvisar.
    Esquece o desenho e presta atenção no som das escalas e notas dos acordes. Conhecendo a sonoridade e notas alvo, você mesmo cria seus patterns (desenhos).

    nhax
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ve se isso pod
    e--------------15------------15--17----------------------
    B------15-17b-----17--15---------------------------------
    G--16-------------------------------14-------------------
    D--------------------------------------------------------
    A--------------------------------------------------------
    E--------------------------------------------------------


    DraKo
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: DraKo
    · votar


    Galera to ressuscitando o tópico pra não fazer um repetido, eu sei improvisar bem na escala pentatonica, faço licks e talz, mais tudo que eu toco sai meio blues, o que é frustrante (eu gosto de blues mais quando alguem faz a base de rock e eu não consigo improvisar é barra) eu sei todos os modos e tenho bastante velocidade mais não consigo improvisar de jeito algum, queria dicas para improvisação em rock nos modos e na pentatonica

    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DraKo
    olha kra, a peta ja é meio blues, mas o hard rock, meio q é um blues rapido e com mais distorção! hehehe, mas uma dica pra soar bem mais diferente é estudar os modos gregos, a escala menor harmonica(da aquele estilo neoclassico do malmsteen) e muito arpejo! alem de usar tecnicas como alavancadas e harmonicos q tbm são legais.

    espero ter te ajudado.


    abçs

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    DraKo

    Estude harmonia.

    DraKo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    LeandroP

    eu conheço harmonia, não consigo colocar em pratica

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    DraKo
    eu conheço harmonia, não consigo colocar em pratica

    Desculpe-me, mas então você não conhece harmonia.

    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DraKo
    vc ACHA q sabe harmonia, pq é um territorio tão vasto, q se vc conhecer completamente, será um velhote fodão! hehehe, pq demora viu... quase infinito

    DraKo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    will789

    eu falei que conheço boa parte deste assunto, como formação de acordes, função do acorde (dominante e etc..), modos gregos, ou seja o basico para poder improvisar rock, só que eu não consigo, então vim pedir ajuda aos sabios do FCC

    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DraKo
    kra, o basico do basico é mais do q formação de acordes, função do acorde (dominante e etc..), modos gregos, estuda harmonia, o q eu falei la emcima e licks de guitarristas q vc curte.

    abçs

    DraKo
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: DraKo
    · votar


    will789

    oque vc chama de harmonia?

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    will789
    Mas cara acho que lick de guitarrista ia ser meio ruim, ia acabar viciando.

    DraKo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ajudem, se tiverem licks de rock eolio ou frigio me passem plz

    DraKo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    UP

    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DraKo
    Rednef2
    will789
    Mas cara acho que lick de guitarrista ia ser meio ruim, ia acabar viciando.

    ?!?!?!?! kra, isso é uma besteira completa, vc não pode ouvir as pessoas falarem algo e segui-la como verdade absoluta, só vicia se vc quiser, ae só depende de vc, lick é algo q vc vai usar sim mais de uma vez, mas quem sabe varios licks diferentes de varios estilos não vicia em um e usa só ele, tem q ter bom senso, mas tem de fazer mais licks do q copiar de otros artistas e não vale copiar só de um!!!


    DraKo
    oque vc chama de harmonia?

    é bem complexo! hehehe, ela estuda praticamente tudo na musica, as relações de cada nota e grau no campo harmonico, as sensações harmonicas geradas por acordes e intervalos especificos, é praticamente tudo da musica passa por esse estudo, é algo muito amplo, eu ate quero aprofundar bem nisso, o amigo brunoepronto ate me passou uns livros pra eu estudar, só não sei onde eu coloquei os nomes deles, se achar te mando.


    ajudem, se tiverem licks de rock eolio ou frigio me passem plz

    ??? pq vc quer eolio e frigio?!?! caça ae na internete mano, decha de preguiça!
    ;-P


    abçs

    DraKo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    will789

    cacei no U2B mais não achei licks em modos gregos, so em pentatonicas, to dando um saque no topico do LeandroP, mais muitas pessoas improvisam em rock sem saber harmonia em seus detalhes, eu so queria conseguir improvisar.

    P.S: Eolio e Frigio são as sonoridades que mais me interessam a mim.

    will789
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    DraKo
    mais muitas pessoas improvisam em rock sem saber harmonia em seus detalhes
    eu sei disso! eu por exemplo, sei o basico, mas sei improvisar ate bem, falei akilo pq vc pediu o q faria vc melhorar, ficar foda, e harmonia é um tópico q ajuda bastante.

    olha depois meu ultimo video ae nesse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261942/

    eu uso licks q eu fui fazendo durante o tempo, ae tem penta, modos e arpejos, não sei mto de harmonia, não tenho paciencia pra tirar licks de otros guitarristas, mas treinei e desenvolvi como pude meu fraseado. o melhor jeito de desenvolver seu improviso é improvisando, participe das JAMs do FCC q vc vai ver, eu melhorei foi la.

    Rednef2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    will789
    Concordo mais ou menos com o que tu disse, mas acho um erro se prender 100% a lick, as vezes na minha opiniao o fraseado tem que ser natural.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    DraKo

    Vamos antes falar de "percepção".


    Toque as seguintes notas, uma após a outra, devagar e prestando atenção no som:


    Exemplo 1 Exemplo 2
    e-------------- e-------------
    B-------------- B-------------
    G-------------- G-------------
    D----3---2----- D----0---2----
    A-------------- A-------------
    E-------------- E-------------


    Qual dos dois exemplo você percebeu que a nota exerce mais atração, uma sobre a outra?

    Repare que o primeiro exemplo temos um semitom de distância e no segundo exemplo temos 1 tom inteiro.

    Esta distância, que chamamos de intervalo, é de segunda genérica. Por que genérica? Porque precisamos avaliar que tipo de segunda é: maior, menor ou aumentada.

    O intervalo de 2a menor (b2) tem um semitom de distância e o de 2a maior (2) tem um tom inteiro de distância.

    Com base nisso a gente pode pelo menos afirmar que o exemplo um mostra um intervalo de 2a menor e o segundo exemplo mostra um intervalo de 2a maior.

    Voltando à pergunta que fiz, sobre "atração da nota", acho que já deu tempo de perceber que a 2a menor tem uma atração maior. Por estar mais perto da primeira, como um ímã, sua atração é mais forte.

    Isso provoca uma sensação instável, pedindo pra ficar junto da primeira, e enquanto você não faz isso, "a coisa" fica tensa.

    Você pode não saber ainda aonde eu quero chegar com isso, mas de uma coisa você pode ter certeza: segunda menor é o ponto mais próximo da escala em relação a tônica e por isso preciso tomar mais cuidado pra não "ser puxado" ou atraído caso não seja essa a intenção. [difícil pra mim escrever sobre isso - falando é mais fácil - também não tive aulas sobre isso e posso estar dizendo bobagens].

    Pra resumir a relação da pentatônica com a escala maior, é que a pentatônica exclui as duas notas que formam o intervalo de segunda menor (b2) com algum grau do acorde (1a, 3a e 5a).


    Escala de Dó maior:
    .
    1 2 3 4 5 6 7M 8
    C - D - E - F - G - A - B - C
    .
    .
    Pentatônica de Dó maior:
    .
    1 2 3 5 6
    C - D - E - G - A
    .
    .
    Tríade de Dó maior:
    .
    1 3 5
    C - E - G


    Veja que a pentatônica excluiu as notas F e B porque ambas acabam formando um intervalo de b2 com algum grau da tríade.

    A nota F (4a justa) forma um b2 com relação a nota E (terça maior) e a nota B (7a maior) forma um b2 com a nota C (tônica).

    Por isso a pentatônica é a que nos saímos melhor quando improvisamos, porque "qualquer nota" é boa pra repousar, pra tocar.

    Você pode estar tocando um lick e não saber que nota da maior vai repousar (notas da penta), mas pelo menos já sabe quais pode evitar (notas semitonadas - b2).

    Por isso que muitas vezes ao tocar usando a escala maior acaba dando errado porque não se pensa como um todo, parece que são escalas completamente diferentes, mas é a mesma coisa.

    Com relação ao que você chama de modos, é meramente a inversão da escala maior. Não é porque você começa a escala maior partindo da segunda nota que está tocando "o modo dórico". Isso é outro assunto: modalismo.

    Pra descobrir a formação dos modos, a escala de origem desses modos, utilizamos a inversão de uma escala - pra efeito de conhecimento apenas. Pra tocar modalmente o assunto é diferente.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11
    · votar


    DraKo

    Acho que o ideal pra você estudar frases com escala diatônica ou mesmo utilizando-se dos modos é treinar os "padrões melódicos", tendo sempre a visão das notas evitadas (NE), que são as que falei acima (que formam b2 com qualquer grau da tríade) e a visão das notas da tríade, pois elas funcionam bem como notas alvo (NA). As notas evitadas, por formarem um intervalo b2 são boas pra aproximação da nota alvo, daí a minha postagem acima sobre a percepção.

    Com isso você pode entender melhor os licks mais utilizados ou aqueles que você mais gosta de tocar, de ouvir.

    Não adianta seguir somente um estudo técnico, com padrões de 3 notas por corda, com patterns variados, se você não fizer uma análise dos intervalos, aplicar o seu conhecimento de teoria e o da harmonia.

    Sobre os modos, é importante observar as notas características de cada um. Por exemplo, os modos jônio e lídio são maiores com 7a maior, ambos formam a tétrade maior com 7a maior (X7M), porém o modo lídio tem um intervalo de 4a aumentada, diferente do modo jônio que tem uma 4a justa.

    Só pra você ter uma idéia, uma frase feita sobre um mesmo acorde, com dois modos diferentes, mas com o mesmo motivo melódico:

    G7M G7M
    e-------------------|-------------------
    B-------------------|-------------------
    G----4-5-7-4/5\4~~--|----4-6-7-4/6\4~~--
    D--5----------------|--5----------------
    A-------------------|-------------------
    E-------------------|-------------------
    frase jônio frase lídio


    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Outro lance legal pra você improvisar é mais uma vez pensando em acordes. Imagino que você deve conhecer o CAGED (5 formas/desenhos básicos pra tríades maiores e menores no braço).

    Uma forma de utilizar o caged é tocando tríades no braço com um "jeitinho bachiano" - um motivo melódico que utiliza uma "nota pedal" (uma nota fixa) pensando na escala e nas notas da tríade.

    Veja este exemplo em Mi menor:



    e---7-------7---7---7---7----7----7---7---7--------
    B---8---------9---8---7--------7----8---7----------
    G---9---------------------9-----------------9------
    D---9----------------------------------------------
    A---7----------------------------------------------
    E--------------------------------------------------
    Em



    Repare que o lick toma o desenho do acorde Em na 7a casa.

    O motivo melódico é: "5J - 4J" / "5J - 3m" / "5J - 2M" / "5J - T"

    A nota Si tocada na corda mizinha é a "nota pedal", que deve ser tocada utilizando um mini pestana na 7a casa sobre as três cordas mais finas.

    Aplique a mesma idéia pro acorde Ré maior da 5a casa. Utilize o mesmo motivo melódico, respeitando a 3a maior do acorde Ré:

    Motivo: "5J - 4J" / "5J - 3M" / "5J - 2M" / "5J - T"



    e---5-------5---5---5---5----5----5---5---5--------
    B---7---------8---7---5--------5----7---5----------
    G---7---------------------7-----------------7------
    D---7----------------------------------------------
    A---5----------------------------------------------
    E--------------------------------------------------
    D


    Você pode misturar pentatônica, arpejo, cromática, motivos, etc, sempre pensando nos acorde da harmonia.

    Certa vez eu tive que improvisar um solo numa banda cover que eu toco eventualmente. A música original não tem solo. É um rock legal, o clima estava bem legal e o cantor pediu um solo ali na hora. Fiz a mistura que mencionei acima. Usei até um arpejo meio diminuto - Dm7(b5) como substituto do Ab (a progressão é um Ab, G7, C):


    e------------------------------------------------
    B---------6-----------3--------------------------
    G-------5---5-----4-----4-5----------------------
    D-----6-------6-5---5----------------------------
    A---5--------------------------------------------
    E------------------------------------------------
    Dm7(b5) G7 C


    O solo:
    http://www.4shared.com/audio/nEqcKQNF/nao_pare_na_pista.html

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala e improvisacao