Como eu uso as escalas para improvisar e sola???

Autor Mensagem
RaFaEl69
Veterano
# mai/05


Aew galera preciso de uma super ajuda !eu aprendi as escalas maior,menor e penta,mais naum sei usar elas para improvisar e solar,eu pego uma musika escuto e fiko descendo e subindo as escalas q nem bócó pq naum sei como elas funcionam??ai será q alguem ai pode me dar uma explicação detalhada ou colokar um exemplo???pô galera ja aprendi o mais dificil agora só falta eu saber usa lás!hehehe
Aew agradeço quem poder me ajudar valew.......

Sincero
Veterano
# mai/05
· votar


Bem, tenta estudar uns licks e tentar entender como eles são feitos em cima das escalas que vc conhece. Mas sugiro tb que vc aprenda mais escalas

renatocaster
Moderador
# mai/05
· votar


bom cara, um pouco de técnica naum faz mal a ninguém...procure estudar os padrões de digitação de escalas, grupos com 3,4,5,6 notas, arpejos, tappings, palhetada alternada, bens, ligados, etc...

RaFaEl69
Veterano
# mai/05
· votar


aew galera na moral naum tem como vcs me passarem uns licks ai??pq eu nem sei o q é isso..hehe
Valew ai pela ajuda

Gabriel_Bp
Veterano
# mai/05
· votar


RaFaEl69 decora o som das escalas e depois arranja um jeito de aplicar elas aos teus estudos.

Palota
Veterano
# mai/05
· votar


Procure prestar atenção nos acordes que estão sendo tocados na base.
Vou te dar um exemplo bem básico.
A base é C F G C. Faça o solo usando a escala de Dó maior mas seguindo uma pequena regra sonora.
Quando a base estiver tocando o C, as notas desse acorde (do, mi, sol) devem ganhar destaque. Quando o acorde for o F, as notas a serem destacadas são o fa, o la e o do. Quando o acorde for o G, destaque o sol, o si e o re.
Procure ver o efeito que cada nota dá junto com o acorde e que caracteristicas elas vão dar ao teu solo. O resto é criatividade.

Isso é só o começo do assunto.

Espero ter ajudado em alguma coisa

Abraço!

Mr RichieSambora
Veterano
# ago/05
· votar


Pra aprendar a improcisar 1 voce tem que saber o tom em que a musica está, não é só pk a musica começou em Lá, que você vai improvisar na escala do Lá Maior, as veses ela está dentro da escala de outra nota, identificando isto já é um passo a frente, 2 tempo, se você fugir do tempo a improvisação nun vai surtir efeito e ainda por cima vai estragar a musica, 3 e ultimo, feelling, ou seja, sentimento, não improviso só pra aparecer, use a inspiração pra tocar, que ai você improvisando, vai dar um sentimento a mais na musica.

jonhnnymetal
Veterano
# mar/09
· votar


ola pessoal.eu tb estou com um problema assim.sei as escala maiores menores,as pentas,,arpegios.mas na hora de improvisar eu nem lembro das escalas e as ke eu lembro fiko subindo e descendo igual um maluko e sem contar o som ke é especialmente ruim.se um de vcs tiverem a umildade de ajudar a mim serei muito grato.pois nao tenho condiçoes pra pagar uma escola.
pessoal um grande abraço.pra kem me ajudar e pra kem nao puder me ajudar tb.valew...

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Estude harmonia!

ESP
Veterano
# mar/09
· votar


Grave umas bases, bote-as pora tocar e solte a inspiração.

guitarRox_fpl
Veterano
# mar/09
· votar


Dica:
Não use a escala descendo e subindo como muitos tendem a usar, da a impressão que vc ta usando a escala e não solando...

pegue pequenos pedaços da escala, como as 3 primeiras cordas e va variando entre as notas dessas 3 cordas, vai dar uma impressão mais profissional pro seu solo...

flw ae

ignacho
Veterano
# mar/09
· votar


Dica:
Não use a escala descendo e subindo como muitos tendem a usar, da a impressão que vc ta usando a escala e não solando...

pegue pequenos pedaços da escala, como as 3 primeiras cordas e va variando entre as notas dessas 3 cordas, vai dar uma impressão mais profissional pro seu solo...


gostei dessa dica, vou tentar!

marcioguita
Veterano
# mar/09
· votar


_É como cantarolasse uma canção que nao existe.... :)

Kamus23
Veterano
# mar/09
· votar


Estude harmonia!

Essa é a pior coisa que eu vejo hoje em dia...

Antigamente, tocavam ate sem saber o que estavam tocando, tocavam o que era agradavel ao ouvido...

Eu sou adepto do ouvido, escute muita musica, não só a guitarra, escute tudo, sax, bandolin, qualquer instrumento, e tente tirar o som na guitarra...

Tenha licks na cabeça, mas faça 1 lick de 10 formas diferente, para explorar ele mesmo...

Essa coisa de "Estude harmonia!" é bom, só que não é o principal, não se torne um robo...

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


Eu tb sou tipo o Kamus23, tipo vc sabendo algumas técnicas, padroes etc.. vc imagina um som e tenta passar pra guitarra , em cima do tom da musica e tal... por isso é importante aprender muitas técnicas , tipo ligados , tipo de palhetada, riffs tipo country e ooutros , pois depois que vc ouvir uma musica que tenha essa tecnica automaticamente seu cerebro vai processar que vc ja conhece aquele tipo de tecnica ai é so saber em qual nota que esta sendo executado, ai fica mais facil tirar músicas de ouvido, nada haver com o tópico uAHuHAUahuAHAU

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Estude harmonia!

Essa é a pior coisa que eu vejo hoje em dia...

Antigamente, tocavam ate sem saber o que estavam tocando, tocavam o que era agradavel ao ouvido...


Isso, e deixar o ouvido fazer o papel do cérebro.

Estudar harmonia é uma coisa, tocar com sentimento é outra coisa.

Lugar de estudar é no quarto, na sala, na escola... Aí você estuda harmonia. No palco você usa o ouvido e o coração.

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


O melhor método de aprender é escutando , um dos melhores musicos do mundo é cego. Ou seja vc ter o ouvido apurado ,estudar é consequencia , agora se o cara tiver o ouvido cheio de cera ele pode estudar o resto da vida dele que vai sempre ser um fraco, o talento vem dos ouvidos. Pelo menos essa é minha opnião , vc tendo o ouvido bem apurado , vc sempre vai perceber quando tiver tocando errado , fora do tom,harmonia etc, agora se vc quiser só saber teoria , só estude. existe um curso de percepção auditiva , tente saber como funciona.

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


era cego né uahua

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Troco livros de teoria por caixa de cotonetes.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Não que eu discorde sobre tocar "de ouvido", mas é importante ensinar o ouvido pra ele não te influenciar de forma errada.

Como de um modo ou de outro não se aprende em um dia, uma semana, um mês, ou um ano, o bom mesmo é aliar a teoria com o que se ouve.

Não pensem que os grandes mestres, inclusive os autodidatas, não tinham teoria. Mesmo sem uma formação acadêmica, todos têm lá suas teorias.

-Dan
Veterano
# mar/09
· votar


um dos melhores musicos do mundo é cego

quem é?

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


Lógico que os caras estudam tb po , mais se eu conseguir tocar tudo que minha banda toca eu tirando tudo de ouvido e tal , ja to 50% satisfeito e dependendo da banda que vc tirar as musicas ja éuma grande evolução , e estudar para vc nao ter vicios errado e entender o que vc esta fazendo , isso eu concordo com vc! e respondendo o dan , o ray charles é um pequeno grande exemplo. o grupo tribo de jah geral é cego , agora se fossem surdos iria ser dificil! tem um pianista se não me engano ficou surdo e mesmo assim depois fez umas obras né , o ouvido dele era tao foda que a mente dele msm surdo ele percebia atraves de partitura é claro a tocar

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


se não me engano era o betoven

kyo_ryo
Veterano
# mar/09 · Editado por: kyo_ryo
· votar


se não me engano era o betoven
OMG! O.O

Beethoven ficou surdo e não cego...

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Se estiverem falando de Ray Charles, saibam que ele estudou música.

E Beethoven também estudou muito e ele não era surdo. Ele foi perdendo a audição gradativamente. Suponho que ele conseguia ouvir pela estrutura óssea, encostando a cabeça no piano.

kyo_ryo
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
Por isso eu falei Beethoven ficou surdo, mas sabe-se que a surdez não era completa.

Agora um gênio, cego de nascença, é Stevie Wonder, realmente incrível.

RaFaEl69
Não gosto desse negócio de decorar escalas. Eu as uso inconscientemente, toco apenas o que eu achar que fica certo em cima da harmonia, sei quais notas eu posso tocar por uma questão de prática, não porque decorei algo que diz o que devo fazer.

Minha dica é: simplesmente aprenda músicas de vários artistas e bandas, seu ouvido deve se acostumar e lhe dizer o que está certo e o que está errado.

Phanton
Veterano
# mar/09
· votar


RaFaEl69
Brother, tudo isso que foi falado anteriormente sobre estudo, técnica e sentimento é válido. Mas acho que ninguém respondeu exatamente o que vc estava perguntando né!?
Tem um programa de computador chamado "Band in a box", nele vc pode criar harmonias e ritmos, que a "banda" toca para vc.
Isso serve para vc praticar as escalas e arpejos que vc aprendeu, dessa forma vc memoriza os shapes, experimenta arranjos, e o mais importante, passa a conhecer melhor os sons, sabe...
É verdade que na música não há regras, mas vc vai ver que não dá pra usar qualquer coisa em qualquer lugar.

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


é aquilo né brother depende de cada um, eu gosto mais de improvisar e inventar solos , bases , e o que soar bem pra mim ta bom , agora se depois alguém falar ," vc usa um campo armonico X" se o som ficar bom é o que importa. Nunca falei pra ninguem nao estudar e que betoven era o cara que tinha ficado cego rsrsrs , eu nao estou podendo entrar numa aula por causa do meu trampo , aprendi muito sozinho pela net etc, mais a aula vc evolui mais rápido!

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


e tentando ajudar o rafael69 o seguinte: cara isso é uma fase que vc esta passando normal! mais pra te facilitar tenta imendar os desenhos das escalas , fazendo slide , bend, o campo harmonico é importe nisso tipo: vc toca uma nota na sua escala maior ex: c , d ai depois ao inves de tocar a proxima nota na sequencia da escala , vc buscar tocar a mesma nota relativa a ela msm , ou em uma oitava acima, o som sempre vai cair bem... tipo se vc tiver meio confuso e nao estar acertando os desenhos , tipo vc vc o primeiro desenho da escala , ai no meio do desenho vc pula pro segundo desenho e assim por diante , tente usar um adesivo em todas as notas no braço da guitarra , ou pintando sei la , eu nunca usei mais depois de ficar treinando vc acostuma , tente usar padroes, 123,234,345.. 1234,2345,4567... um padrao q eu gosto é o 1324,3546,5768... usando a escala diatonica , espero ter ajudado um pouco não muito bom mais to apredeno tb.

Alex_Guitar
Veterano
# mar/09 · Editado por: Alex_Guitar
· votar


KCT... poderiam colocar um corretor ortográfico automático aqui.
Chega a dar nervoso ler alguns post´s.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como eu uso as escalas para improvisar e sola???