Modos

    Autor Mensagem
    Ngm
    # out/02


    Pessoal, eu tenho uma dúvida quanto aos modos de escala. Eu sei como eles são montados, partindo dos graus das escalas maiores e tudo, mas não entendo como usar eles em solos. Por exemplo, a escala de dó no modo frígio seria "E F G A B C D E" (se eu errei aqui, por favor me corrijam). Mas isso ai é igual a escala de C. Eu não entendo como se usa isso! Se alguém puder me explicar eu agradeço.

    Valeu!

    LOW-Fi
    # out/02


    NA VERDADE O MODO FRÍGIO NO TOM DE C É "C Db Eb F G Ab Bb C".
    É um modo menor, praticamente identico à escala menor natural(éolia), exceto na 2º nota, que é bemolizada(Db).
    Esta nota é ouvida como 9º bemolizada quando acrescentada a um acorde de tônica com sétima maior.

    LOW-FI
    # out/02


    Vc tem um modo a partir de cada nota da escala maior.
    Vc iniciando o modo a partir da 3º nota da escala no tom de C você vai ter "E F G A B C D E" que é o modo frígio no tom de E.
    Pra vc ter no tom de C, vc precisa transpor através dos graus, o que resulta na sequência "C Db Eb F G Ab Bb C".
    [[
    Se vc tiver mais dúvidas é só perguntar.

    |nobre|
    # out/02


    pra vc usar os modos no solo, eh mais facil pensar neles como outras escalas mais simples. ao inves de pensar em C Frigio, vc poderia pensar em Ab Maior. Muito mais simples nao? tem as mesma notas do C Frigio, o q muda sao as notas que vc vai dar mais enfase, mas isso vc descobre tocando.

    |nobre|
    # out/02


    fiz um pequeno texto sobre o que falei de utilizar escalas equivalentes ao inves de quebrar a cabeça... se fica meio ruim de entender perguntem aih...

    D||----|----|-MX-|----|-LI-|----|----|----|
    A||-DR-|----|-T--|-LO-|----|-EO-|----|----|
    E||----|----|----|-FR-|----|-DR-|----|----|

    seguinte:
    T -> tonica / modo jonico (maior natural)
    DR -> modo dorico (menor)
    FR -> modo frigio (menor)
    LI -> modo lidio (maior)
    MX -> modo mixolidio (maior)
    EO -> modo eólio (menor natural)
    LO -> modo locrio (diminuto)

    usando o box , podendo transpor pra qualquer tom q vc quiser. o professor me passou a teoria de como formar os modos e eu nunca sabia como solar usando os modos ou tinha q ficar 10 minutos pensando algum modo pra usar. entao eu deduzi essa "formula" hehehe
    pegando a tonica, por exemplo o Dó na 3a casa da corda lá. o C Frigio está em FR, 4a casa da corda E, será entao a escala de Ab.
    outro ex: fazendo a tonica ser Sol, na 10a casa da corda lá. o G Mixolidio está em MX, 10 casa da corda D, será entao a escala de C.

    pra improvisar, eh soh usar as escalas equivalentes aos modos.
    de acordo com a escala em q tiver a sequencia de acordes q vc vai solar sobre, vc escolhe um modo ou mais pra solar
    vc pode solar tambem com os modos em relação ao acorde sendo tocado na hora
    por ex. numa sequencia C G Em , vc pode solar com C, que é o tom da sequencia, com os modos maiores de C ( G (C lidio), F (C mixolidio)), ou durante o Em, com os modos menores de E ( C (E Frigio), D (E Dorico), G (E eolio))
    geralmente modos maiores soam bem durante toda a sequencia, e modos menores soam bem sobre acordes menores, e o modo locrio soa bem sobre acordes diminutos. mas isso quem faz é voce, sabendo dar enfase as notas mais harmonicas, dá pra solar com qualquer modo sobre qualquer progressao.

    |nobre|
    # out/02


    D||----|----|-MX-|----|-LI-|----|----|----|
    A||-DR-|----|-T--|-LO-|----|-EO-|----|----|
    E||----|----|----|-FR-|----|-DR-|----|----|

    soh copiar o box de novo q deu pau

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modos