A Importância da Técnica

    Autor Mensagem
    Sincero
    Veterano
    # mai/05


    A Importância da Técnica

    Hoje em dia existe uma grande controvérsia com relação à técnica/feeling de um músico. É realmente verdade que um cara que tem uma técnica muito apurada não tem feeling o suficiente e vice-versa? Qual a verdadeira importância de se ter uma técnica boa?
    Imagine a seguinte situação: você está no palco tocando e na hora do solo, você se inspira e começa a ouvir dentro de sua cabeça um solo maravilhoso. As primeiras notas bem compridas, com um feedback orgásmico. Então você toca o que você escuta. Fica muito legal você se empolga, a banda também, o público adora. Depois, você começa a ouvir umas frases pentatônicas e, graças as video-aulas que você comprou e ao tempo gasto utilizado para estudar aquelas frases o som sai bacana. Mais uma vez, você se empolga e junto vão o público e a banda, que agora passa para um groove mais pesado, crescendo junto com seu solo. Ouvindo o som da banda crescendo, agora a tua cabeça começa a ouvir umas frases com uma avalanche de notas rápidas, acrescentadas com uns toques de wah-wah (aquele que você acabou de comprar e estava doido para estrear), usando muito a alavanca para esticar as cordas até a morte, uma verdadeira explosão.
    Pois é, na cabeça estava tudo fácil. Mas na hora de botar em prática... A mão esquerda não acompanhou, a palhetada falhou, os arpejos não saíram, deu tudo errado. A capacidade física não foi suficiente para botar para fora toda aquela musicalidade para fora.
    Talvez essa seja a resposta do verdadeiro motivo para se ter uma boa técnica: usá-la para conseguir executar a música que esta em você. Ter mãos preparadas para botar para fora, através do seu instrumento, toda sua musicalidade. Ou seja, tudo aquilo que faz parte do seu mundo musical.

    Texto: Sergio Buss

    texto retirado do site www.guitarx.com.br

    Marisco
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Sincero
    Já postaram esse texto aqui. Acho que não faz nem um mês!

    heathcliff
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    "Técnica não importa, o que vale mesmo é o feeling"

    Todo mundo aqui está cansado de ouvir frases desse tipo

    Mas na verdade quem afirma com todas as forças em maioria praticamente absoluta são músicos frustrados, que se sentem melhores ao menosprezar a tão sonhada técnica que nunca adquiriram.

    E para isso apontam pessoas que levam o desenvolvimento técnico ao "extremo", como Michael Angelo, Fareri e outros, tirando a conclusão de que o desenvolvimento técnico atrasa o desenvolvimento do "feeling".

    Porêm existe uma pequena verdade nisso. Quando você se dedica cada vez mais tempo ao desenvolvimento de sua técnica, a tendência é deixar de lado o desenvolvimento teórico, o improviso e a "expressão" propriamente dita. O contrário tambêm acontece.

    Na verdade o que está errado são os extremos.

    Quem fica falando essas idéias fracas de que desenvolver a técnica é irrelevante e o que importa mesmo é saber se expressar na guitarra (ter feeling) está errado

    Quem fica falando que a expressão musical é irrelevante que o que importa é o desenvolvimento técnico está mais errado ainda...NENHUMA pessoa em pleno estado são vai realmente "admirar" as músicas (as músicas, não a performance do guitarrista) que uma pessoa com esse pensamento faz...

    O ideal seria que cada um procurasse ter um domínio razoável da técnica guitarra (ritmo, sincronia, velocidade, etc...) e ao mesmo tempo sempre procurar se expressar da forma melhor possível em suas músicas.

    kbza
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Já postaram esse texto aqui. Acho que não faz nem um mês!(2)

    Sincero
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Sincero
    · votar


    não achei nada na busca, por isso postei

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Comcordo em grande parte com o heathcliff.
    Quando estive na faculdade meu professor de violao me ensinou a estudar a tecnica desenvolvendo a musicalidade ao mesmo tempo.
    O segredo esta em tu pegares um exercicio de tecnica (arpegios por exemplo), toque da maneira que está escrito no livro. Isto é estudar tecnica.
    Agora pegue o mesmo exercicio. Invente uma melodia ou uma divisao diferente, faça um ritmo simcopado. Criando algo em cima do exercicio tu estaras exercitando a tua musicalidade junto com a tecnica.

    bocadecachaca
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Sincero


    Ow CARA EU JA POSTEI ESSE TOPICO AQUI NO CIFRA PODE PROCURAR...

    bocadecachaca
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    vai nos topicos que eu fiz q vc acha...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Importância da Técnica