treinar composição antes de improvisação ?

    Autor Mensagem
    guitartrek
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: guitartrek


    Improvisação, como todos já sabem, é composição feita instantâneamente.
    Estava pensando então, não seria mais lógico treinar composição de solos, mesmo que sobre bases já prontas (se bem que se a gente compor a base tambem, melhor ainda eu acho), do que treinar improviso ?

    Porque se a gente não consegue criar um solo legal, sem pressa, tendo tempo prá pensar nas frases, imagine só o que a gente vai conseguir criar instantâneamente ?

    Opinem ai pessoal, estou certo ou errado ? (e por favor expliquem o porque da resposta dada hehehe).

    kaus
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    também acho a composição mais interessante improviso as vezes se torna meio monótomo o importante é o equilibrio composição e improvisação tem que tar de igual pra igual

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Acho e uma coisa nao se diferencia da outra...

    A partir de um conhecimento basico vc desenvolve uma serie de "padroes" proprios, e dai vai esculpindo o q vc quiser...

    A unica diferenca entre uma coisa e outra e a situacao, mas o processo de criacao é o mesmo...

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    é claro q vc tem q estudar o minimo dos 2 pra ter uma base e saber o q fazer... mas pra desenvolver nao há diferenca...

    e qt a prioridade de cada um acho q tanto faz...

    o importante é desenvolver o raciocinio natural enquanto se toca...

    Domine
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    o importante é desenvolver o raciocinio natural enquanto se toca...
    boa

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Domine

    é como futebol... o cara pode saber fazer um bom passe ou drible... mas a visao de jogo é muito mais importante... é isso q merece ser desenvolvido primeiramente...

    guitartrek
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    kaus
    improviso as vezes se torna meio monótomo...
    exatamente cara !
    percebi que treino somente do improviso acaba levando a repetição, sempre as mesmas frases, e outras que por serem pouco pensadas, podem soar mal.

    Digao
    mas a visao de jogo é muito mais importante... é isso q merece ser desenvolvido primeiramente...
    concordo plenamente !

    Evidentemente não estou querendo ser contra o improviso, mas acho que o desenvolvimento do tão desejado feeling na hora de improvisar vem com o treino da composição, frases pensadas, analisadas com calma, refeitas de uma maneira melhor se necessário, e depois memorizadas.

    Chego até a comparar o treino do improviso com o treino da técnica, tipo, prá se ter uma boa técnica, tem que se treinar devagar, porque se um cara treina um solo a 60bpm cometendo pequenos erros, se treinar a 80bpm com certeza os erros irão aumentar, e o que é pior, ele irá memorizar esses erros, e vai passar o tempo todo tocando assim.

    Acho que o mesmo se aplica a questão do feeling, a pessoa tem que desenvolver uma linguagem de forma natural com calma, acho que treinar composição, seria como treinar a 60bpm, sem cometer erros, prá depois se chegar ao improviso que seriam por exemplo os 120bpm tão desejados.

    Se é dificil, compor um solo bonito, de qualidade, com certeza, improvisar um solo assim, é mais dificil ainda.

    Digao
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    guitartrek

    pois é, mas a questao ai é o q é improviso?

    Nao é algo completamente inedito e maluco...

    Todo improviso tem sua base em coisas previamente estudadas...

    nao é um pulo no abismo...

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    os dois sao importantes e devem vir juntos...
    digo isso pq improvisando a gente começa a criar "solos prontos" para nossas musicas... agora, pra saber improvissar tem q entender de principios basicos de composição, como escalas e harmonia...

    mas aprender é diferente de fazer. No quisito fazer acho importante vir primeiro a impro do q a composição

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a treinar composição antes de improvisação ?