o que sao sweeps??

Autor Mensagem
vitor
Veterano
# jun/03


o que sao sweeps??

GuitarHouse
Veterano
# jun/03
· votar


putz...18 views e nenhuma resposta?
hehe.

cara, na verdade chama Sweep Picking. Sweep em ingles é VARRER. Simplificadamente, é uma técnica muito usada por grandes nomes da guitarra como malmsteen, etc. bem, consiste em tocar uma sequencia de notas em cordas iferentes com a mesma direcao da palhetada...tipo tocar "varrendo"...eh uma técnica muito dificil no inicio, principalmente qnd vc vai aplicar em todas as cordas de uma vez pois, como sao soh 4 dedos, vc tem q mudar a posicao da mao eskerda enquanto a mao direita desce, para tocar as cordas

GuitarHouse
Veterano
# jun/03
· votar


tem no minuo 5:31 do Far Beyound the Sun do malmsteen, um exemplo.

guschard
Veterano
# jun/03
· votar


num intindi

Ngm
Veterano
# jun/03
· votar


Experimenta tocar isso:


e--------7---------------------------------------------
B------8-----------------------------------------------
G----9-------------------------------------------------
D--9---------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Vc palheta todas as notas pra baixo, levando a palheta de uma vez só. Isso é um sweep.

GuitarHouse
Veterano
# jun/03
· votar


eh...
tava faltando um exemplo pratico mesmo.
:)

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


seria assim:

a mão direita desce com a palheta
a mão esquerda se fode apertando as notas, mas uma de cada vez, naum todas juntas como num acorde

GuitarHouse
Veterano
# jun/03
· votar


desce e/ou sobe

Iron_Ata_Man
Veterano
# jun/03
· votar


isso

SepulMala
Veterano
# jun/03
· votar


Mas Só existe Sweep Picking?? Não existe outro tipo de Sweep?

MrGuitar
Veterano
# jun/03
· votar


Arpejo pode ser conseiderado um Sweep Picking?

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


MrGuitar Não, porque sweep é uma técnica de palheta, e o arpejo pode ser executado com os dedos (dedilhado). Arpejar é tocar as notas de um acorde sequencialmente ao inves de toca-las simultaneamente.

Hellowed
Veterano
# jun/03 · Editado por: Hellowed
· votar


Não não. A galera confundiu sweep picking com arpeggio.

O que o GuitarHouse falou lá em cima é arpeggio. Sweep
picking é como no exemplo a seguir. Veja a palhetada.
Não é totalmente alternada:

v ^ v v ^ v v ^ v v ^ v v ^ v v ^ v
e--------------------------------5-7-8-----------------
B--------------------------5-7-8-----------------------
G--------------------4-5-7-----------------------------
D--------------4-5-7-----------------------------------
A--------3-5-7-----------------------------------------
E--3-5-7-----------------------------------------------

v = palhetada para baixo
^ = palhetada para cima

Esse aí é o modo Jônio da escala de Em (ou G, se preferir).
Essa técnica é muito usada pelos guitarristas porque dá pra ganhar um pouco de velocidade em relação à palhetada totalmente alternada. Mas é só uma questão de costume. Eu por exemplo esqueci o sweep picking e só treino alternada.

Arpeggio é o seguinte:

v v v v v ^ v ^ ^ ^ ^ v v v v v ^ ^ ^ ^
e----------2-5-2---------|----------2h5p2--------------
B--------3-------3-------|--------3-------3------------
G------2-----------2-----|------2-----------2----------
D----4---------------4---|----4---------------4--------
A--5-------------------5-|--5-------------------5------
E------------------------|-----------------------------


Aí eu coloquei dois exemplos. O primeiro é palhetado
todas as notas. No segundo, em vez de palhetar todas
as notas na mizinha, é usado um hammer on e um pull off
da casa 2 para a 5 e da 5 para a 2, respectivamente.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Falow ae

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Foi o que eu coloquei no meu post anterior...

Hellowed
Veterano
# jun/03
· votar


Foi mal cara. Quando eu abri o tópico e comecei a escrever seu post ainda não estava lá.
Mas mesmo assim, eu coloquei uns exemplos práticos pra facilitar.
Falow ae

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Muito legal, por sinal!!!!!

Errol
Veterano
# jun/03
· votar


Nesta edição iremos abordar outra técnica de palhetada muito usada no heavy metal: sweep picking. Essa técnica tornou-se mais popular no heavy metal com o surgimento do guitarrista Yngwie Malmsteen. 


O sweep consiste em conservar o sentido da palheta. Por exemplo, para passar de uma corda para a outra, com palhetada alternada você tocaria para cima e para baixo ou vice-versa. Já com o sweep basta ‘’escorregar’’ a palheta para baixo ou para cima. Esta técnica permite tocar escalas e arpegios (principalmente) em alta velocidade. O importante é manter a clareza, sem embolar o som.

A seguir vão alguns exercícios de escalas e arpegios para você praticar sweep. Comece bem devagar e vá aumentando a velocidade aos poucos.

Neste exemplo comece com a palhetada para baixo e na hora de passar para a corda Lá (quinta corda) conserve o sentido da palheta para baixo. Para voltar faça o mesmo, só que agora para passar da corda mi (primeira corda) para a corda si (segunda corda) o sentido da palheta será para cima.

Escala G (Jônio)

I--------------------------------------------5-7-8--I
I-----------------------------------5-7-8-----------I
I---------------------------4-5-7-------------------I
I-------------------4-5-7---------------------------I
I-----------3-5-7-----------------------------------I
I---3-5-7-------------------------------------------I

Neste outro exemplo temos um desenho de tríade de Lá (arpegio de três notas) maior e menor. Para executar o arpegio, comece com a palhetada para baixo e ‘’escorregue’’ até a última nota com o mesmo sentido da palheta. Para voltar o arpegio faça o mesmo só que com o sentido da palheta para cima. Pratique com muita calma e atenção para na embolar as notas.

Tríade de Lá Maior

I--------------------9-12-9---------------------I
I---------------10------------10----------------I
I------------9---------------------9-------------I
I-------11---------------------------11---------I
I---12-----------------------------------12-----I
I--------------------------------------------------I

Tríade de La Menor

I------------------8-12-8-----------------I
I--------------10----------10-------------I
I------------9-----------------9-----------I
I--------10----------------------10-------I
I---12-------------------------------12---I
I--------------------------------------------I

Lick do mês : Perpetual Burn de Jason Becker (00:30 - 00:36)

I---------------3-8-3-7-4----------------------------3-8-3-7-4-------4 -12-8----------------I
I-------------5-------------5------------------------5-------------5-- -5---------10-------------I
I-----------5-----------------4--------------------5-----------------4 ----------------9-----------I
I---------5---------------------6----------------5-------------------- -------------------10-------I
I----3-7--------------------------7-5-7---3-7------------------------- --------------------12---I
I--------------------------------------------------------------------- -------------------------------I



GuitarHouse
Veterano
# jun/03
· votar


Hellowed

o q eu disse nao foram apergios, tb pq nao nada sobre citei acordes, q sao fundamentais para q seja arpegio. Arpegio na guitarra, com palheta, é feito usando a técnica de sweep, e nao q arpegios e sweep sejam diferentes...

sweep eh a tecnica de tocar 2 ou mais cordas com o mesmo sentido, que podem ser tanto do jeito q eu disse quanto o q vc disse, e muito bem por sinal. E nem sempre qn vc ta descendo por varias cordas, como eu disse, constitui um arpegio.

flw!

Alan Domingues
Veterano
# jun/03
· votar


Hellowed

v v v v v ^ v ^ ^ ^ ^ v v v v v ^ ^ ^ ^
e----------2-5-2---------|----------2h5p2--------------
B--------3-------3-------|--------3-------3------------
G------2-----------2-----|------2-----------2----------
D----4---------------4---|----4---------------4--------
A--5-------------------5-|--5-------------------5------
E------------------------|-----------------------------

Cara isso tambem é sweep. Sweep é a técnica cara. Arpegio é outra história. Como o guitarhouse falou, Sweep em ingles é VARRER. Simplificadamente, é uma técnica muito usada por grandes nomes da guitarra como malmsteen, etc. bem, consiste em tocar uma sequencia de notas em cordas iferentes com a mesma direcao da palhetada...tipo tocar "varrendo"...eh uma técnica muito dificil no inicio, principalmente qnd vc vai aplicar em todas as cordas de uma vez pois, como sao soh 4 dedos, vc tem q mudar a posicao da mao eskerda enquanto a mao direita desce, para tocar as cordas.

C ya

" Visitem http://alan.guitarhouse.com.br (músicas,biografia,etc...) "

GuitarHouse
Veterano
# jun/03 · Editado por: GuitarHouse
· votar


pois eh..o sweep eh aplicado em arpegio, usando os 4 dedos foi um exemplo, e nao a unica opçao.

:)

nobre
Veterano
# jun/03
· votar


Hellowed
Veja a palhetada.
Não é totalmente alternada:

este exemplo q vc citou é a técnica chamada economy picking. sweep é sempre na mesma direção, até terminar a sequencia e voltar ou não no sentido oposto.
arpeggio é tocar as notas do acorde, nada tem a ver com técnicas de palhetada

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Tá difícil hein?
Sweep: Técnica de PALHETA - tocar na mesma direção na mudança de cordas
Arpejo: Tocar as notas de um acorde sequencialmente, independente de ser com palheta ou com os dedos.

Valeu???

Aquarium
Veterano
# jun/03
· votar


eh simplismente descer a palheta ao inves de alternar.......
naum eh muito facil fazer com perfeicao mas como o tempo e exercicios vc consegue pegar legal(malmesteen eh o rei do sweep)

GuitarHouse
Veterano
# jun/03
· votar


Acho q nao...creio q o Frank Gambale seja o rei do sweep, pois ele introduziu na guitarra e faz uns sweeps diferentes , musicas soh com sweep, etc...da um olhada.

Mas Malmsteen eh o principe..hehe

MadMan
Veterano
# jun/03
· votar


Cadê o tópico de Pedais que estava aí? Tentei postar mas ele sumiu!! O fórum pirou???

caio
Veterano
# out/04
· votar


Sweep é simplesmente palhetada numa direçao só

Acho q nao...creio q o Frank Gambale seja o rei do sweep, pois ele introduziu na guitarra e faz uns sweeps diferentes , musicas soh com sweep, etc...da um olhada.

[i][/i]

realmente ele e muito bom nisso, mas esse negocio de rei... sei nao, tem tanta gente no mundo

caio
Veterano
# out/04
· votar


Sweep é simplesmente palhetada numa direçao só

Acho q nao...creio q o Frank Gambale seja o rei do sweep, pois ele introduziu na guitarra e faz uns sweeps diferentes , musicas soh com sweep, etc...da um olhada.

[i][/i]

realmente ele e muito bom nisso, mas esse negocio de rei... sei nao, tem tanta gente no mundo

caio
Veterano
# out/04
· votar


Sweep é simplesmente palhetada numa direçao só

Acho q nao...creio q o Frank Gambale seja o rei do sweep, pois ele introduziu na guitarra e faz uns sweeps diferentes , musicas soh com sweep, etc...da um olhada.

[i][/i]

realmente ele e muito bom nisso, mas esse negocio de rei... sei nao, tem tanta gente no mundo

paulgilbert
Veterano
# out/04
· votar


caio
verdade, comecei a ouvir ele ontem
animal, baxei 5mp3,
MT FODA, ele eh o rei

slash_sp
Veterano
# out/04
· votar


ouve serrana do jason becker

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que sao sweeps??