Pergunta Tosca: Alguém aqui toca viola caipira (10 cordas) ????

Autor Mensagem
Matheus Vengeance
Veterano
# dez/10
· votar

deve ser dah hora de tocar mas eu so toco guitarra vo confessar pra vcs q so sei fazer os acordes maiores e menores e algumas variações so sei tocar guitarra

Sir.Paulo
Veterano
# dez/10
· votar

Moda Rock

klavier
Veterano
# fev/11
· votar

No meu canal tem outros vídeos onde toco a viola caipira, na afinação cebolão em MI. Também dou aulas de viola caipira no Rio de Janeiro, no Méier, Ilha, Botafogo e Jardim Botânico.
www.youtube.com/encruzilheira
guilherme.lessa@yahoo.com.br
Brother, no rio tá muito calor, só vivendo aqui mesmo pra entender, mas assim mesmo valeu pelo toque.

Bigtransa
Veterano
# fev/11
· votar

eu toco alguma coisa.....

klavier
Veterano
# jul/11
· votar

O interessante para nós guitarristas são as afinações, por exemplo, a afinação em sol aberto da guitarra usada por robert johnson e son house, por exemplo, coincide com a afinação chamada rio abaixo pelos violeiros.
sol aberto na guitarra : d g d g b d
rio abaixo na viola : g d g b d
Então vale a pena pesquisar as outras afinações da viola para uso na guitarra, até porque o violão e portanto a guitarra elétrica surgiram da viola caipira, que por sua vez surgiu da vihuela européia que por sua vez surgiu do alaúde árabe.
E desde sempre houve uma riqueza inestimável de afinações em vários instrumentos de cordas dedilhadas.
Algumas técnicas tb são comuns em mais de um instrumento, o ponteio da viola caipira é bem próximo do ponteado do violão e da guitarra do blues, aquele ponteio que o instrumentista faz simultâneo ao canto, desde os blues rurais até jimi hendrix por exemplo.
Sem esquecer que o rock n roll é na sua origem música regional, com a matriz do blues que é música regional + as músicas folclóricas e populares dos EUA e Inglaterra e outros lugares da europa. Por exemplo whole lotta love do led zepelin é uma música folclórica que eles fizeram aquele arranjo.
Portanto viola caipira, guitarra e rock n roll estão mais próximos do que muita gente imagina.

Lu_Soares
Veterano
# jul/11
· votar

Também toco viola, aprendi com meu pai que manda muito bem o instrumento, meu forte é guitarra, mas mando umas "moda" raiz de vez em qdo... pra descontrair nos churrascos da vida com amigos...hehe "bão" demais.

Chespirito
Veterano
# jul/11
· votar

Eu não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Pergunta Tosca: Alguém aqui toca viola caipira (10 cordas) ????