Slide

    Autor Mensagem
    gervilla
    Veterano
    # mai/05


    Olá!
    Alguem poderia me passar algum site ou algum material q fala sobre slide? eu tenho um faz um tempo, mas só agora decidi me aprofundar.... gostaria se possível de teoria, exercicios, essas coisas....

    Domine
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ESSE É MUITO BOM

    The Splinters
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    A de cima aki eh bom >D

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    gervilla

    O que eu posso te passar, pelo menos pra introduzir o slide na sua rotina de estudos é o seguinte:

    1 - Se você gosta da ação das cordas muito baixa, pode começar a mudar de idéia. A altura também não precisa muito alta, mas o peso do slide não pode fazer com que as cordas encoste nos trastes, senão fica feio o som, sem sustentação e desanima.

    2 - Escolha o dedo que vai utilizar o slide. Muitos (como eu) utilizam no dedo anelar, mas se você preferir (o que acho até melhor) é usar no dedo mindinho, assim sobra dedo pra uma outra finalidade.

    3 - O material do slide também influencia muito no timbre. Os materiais utilizados são vidro ou metal. Os de vidro tem um som mais suave e com menos brilho. Exite slide de vidro no mercado, mas vejo muita gente usar frasco de remédio, gargalo de garrafa, etc. O slide de metal tem um som mais estridente e com mais brilho. Também existe no mercado, mas você pode fazer com um tubo metálico, tomando o cuidado de não deixar rebarbas pra não acabar se ferindo. É mais comum encontrar slide de latão ou bronze, o que eu uso é de aço inox.

    4 - Os dedos que não estão com o slide fica atrás do slide, abafando as outras cordas pro som não ser pronunciado. Isso não é uma regra, tem gente que gosta de deixar as notas das outras cordas soando, mas a maioria usa slide abafando as outras cordas.

    5 - Experimente afinações mais abertas. O slide executa as notas no mesmo traste, de forma vertical. Se você afinar o intrumento fazendo com que as cordas soltas já produzam um acorde, você pode criar muitas linhas harmônica e melódicas com facilidade. A afinação mais comum utilizada por guitarristas de slide é esta: D - G - D - G - B - D (do grave pro agudo). Ela já produz aí um acorde de Sol Maior.



    d------------------------------------------------------
    b---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
    g---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
    D---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
    G---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
    D------------------------------------------------------
    Cmaj Fmaj



    pagode nem morto
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ...

    Pedroppl
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    E MESMO NA AFINAÇAO ABERTA (SOL MAIOR POR EXEMPLO), É LEGAL TENTA VER NOTAS DE OUTRAS ESCALASA(PENTATONICA PRO EXEMPLO). É SO IR TIRANDO MUSICA Q USAM SLIDE, Q DA PRA VER JA AS NOTAS Q COMBINAM. NA AFINAÇAO ABERTA SOL MAIOR, TOCANDO EM UMA MUSICA EM SOL MAIOR, SE VC USAR TOCAR QUALQUER CORDA COM O SLIDE EMCIMA DOS TRASTES 3, 5, 12 OU NENHUM TRASTE, VAI SOAR BEM.
    EX.:

    _________________________________________________________
    D|
    B| 12/8 12
    G|10/12-12-12-12 10/12 12/5-5-3 5/12
    D| 5
    G|
    D|
    __________________________________________________________

    AH, E O SLIDE, VC NAO USA EMCIMA DAS CASAS, E SIM EMCIMA DOS TRASTES, APENAS ENCOSTANDO NAS CORDAS, NAO PRESSIONANDO-AS.

    OUÇA ALGUMAS MUSICAS DO ZZ TOP ELES USAM BASTANTE O SLIDE.

    Pedroppl
    Veterano
    # mai/05 · Editado por: Pedroppl
    · votar


    D|
    B| ------------------12/8-------12
    G|10/12-12-12-12------10/12---12/11~/12-5-3---5/12
    D|----------------------------------------------------5
    G|
    D|
    __________________________________________________________
    OPA, SAIU COM ES ESPAÇOS ERRADOS ANTES.

    Iago
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    gervilla
    acho q o pessoal ai ja deu bons exemplos...afinaçaõ em G etc...
    acho q SRV usava slide com afinação normal, a nao ser pela corda sol, q ele afinava meio tom abaixo...

    Johnny winter afina geralmente em E hj em dia, mas tem uma musica ótima dele q é em A# (I Love Everybody do Second Winter). m Mean Town Blues ele afinava em A.

    ouça Allman Brothers, Muddy Waters, Elmore James, Robert Johnson, Johnny Winter, Rory Gallagher...tudo dos Flying Burrito Brothers, a fase country dos Byrds...

    gervilla
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu galera! vamos ver no q da!

    Casper
    Veterano
    # abr/15
    · votar




    Richard1964
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    olha cara não sei isso já aconteceu com você ou com alguém aqui.
    uma vez eu fui fazer um slide com a corda 3, acabei serrando o dedo 2, a corda tava meio enferrujada
    uma dica minha é passar algum lubrificante nas cordas antes de praticar.

    ter calos na ponta dos dedos faz bem, a partir dai é só praticar execícios e ta tudo bem.

    eu tenho costume de na hora tirar a alavanca e ficar deslizando nas cordas da guitarra com a mão esquerda, ou vc pode comprar um cilindro pra vc encaixar no seu dedo.
    não posso esquecer também das guitarras sem trastes, que da pra fazer slides perfeitos.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Richard1964

    Tá confundindo as coisas... Slide é o nome dado a técnica de deslizar o dedo pelas cordas, mas também se refere ao lap steel, que é o deslizar de algum objeto pelas cordas (primeiro instrumento que aparece no vídeo do Casper). Existe também o pedal steel (segundo instrumento do vídeo), onde além disso tudo, eu troco a afinação das cordas com alguns pedais ou a combinação deles.

    Tenho interesse nesse último, mas os preços são salgados... Algo como 5mil Obamas em diante :'(.

    Richard1964
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ismah
    pois é isso mesmo, oia que eu nem tava lembrando disso
    é isso:


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Slide