Autor |
Mensagem |
gervilla Veterano |
# mai/05
Olá!
Alguem poderia me passar algum site ou algum material q fala sobre slide? eu tenho um faz um tempo, mas só agora decidi me aprofundar.... gostaria se possível de teoria, exercicios, essas coisas....
|
Domine Veterano |
# mai/05
· votar
ESSE É MUITO BOM
|
The Splinters Veterano |
# mai/05
· votar
A de cima aki eh bom >D
|
LeandroP Moderador |
# mai/05
· votar
gervilla
O que eu posso te passar, pelo menos pra introduzir o slide na sua rotina de estudos é o seguinte:
1 - Se você gosta da ação das cordas muito baixa, pode começar a mudar de idéia. A altura também não precisa muito alta, mas o peso do slide não pode fazer com que as cordas encoste nos trastes, senão fica feio o som, sem sustentação e desanima.
2 - Escolha o dedo que vai utilizar o slide. Muitos (como eu) utilizam no dedo anelar, mas se você preferir (o que acho até melhor) é usar no dedo mindinho, assim sobra dedo pra uma outra finalidade.
3 - O material do slide também influencia muito no timbre. Os materiais utilizados são vidro ou metal. Os de vidro tem um som mais suave e com menos brilho. Exite slide de vidro no mercado, mas vejo muita gente usar frasco de remédio, gargalo de garrafa, etc. O slide de metal tem um som mais estridente e com mais brilho. Também existe no mercado, mas você pode fazer com um tubo metálico, tomando o cuidado de não deixar rebarbas pra não acabar se ferindo. É mais comum encontrar slide de latão ou bronze, o que eu uso é de aço inox.
4 - Os dedos que não estão com o slide fica atrás do slide, abafando as outras cordas pro som não ser pronunciado. Isso não é uma regra, tem gente que gosta de deixar as notas das outras cordas soando, mas a maioria usa slide abafando as outras cordas.
5 - Experimente afinações mais abertas. O slide executa as notas no mesmo traste, de forma vertical. Se você afinar o intrumento fazendo com que as cordas soltas já produzam um acorde, você pode criar muitas linhas harmônica e melódicas com facilidade. A afinação mais comum utilizada por guitarristas de slide é esta: D - G - D - G - B - D (do grave pro agudo). Ela já produz aí um acorde de Sol Maior.
d------------------------------------------------------
b---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
g---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
D---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
G---2/3~~~~---7/8~~~~----------------------------------
D------------------------------------------------------
Cmaj Fmaj
|
pagode nem morto Veterano |
# mai/05
· votar
...
|
Pedroppl Veterano |
# mai/05
· votar
E MESMO NA AFINAÇAO ABERTA (SOL MAIOR POR EXEMPLO), É LEGAL TENTA VER NOTAS DE OUTRAS ESCALASA(PENTATONICA PRO EXEMPLO). É SO IR TIRANDO MUSICA Q USAM SLIDE, Q DA PRA VER JA AS NOTAS Q COMBINAM. NA AFINAÇAO ABERTA SOL MAIOR, TOCANDO EM UMA MUSICA EM SOL MAIOR, SE VC USAR TOCAR QUALQUER CORDA COM O SLIDE EMCIMA DOS TRASTES 3, 5, 12 OU NENHUM TRASTE, VAI SOAR BEM.
EX.:
D| 5
G|
D|
Pedroppl Veterano |
# mai/05 · Editado por: Pedroppl
· votar
D|
B| ------------------12/8-------12
G|10/12-12-12-12------10/12---12/11~/12-5-3---5/12
D|----------------------------------------------------5
G|
D|
# mai/05
· votar
gervilla
acho q o pessoal ai ja deu bons exemplos...afinaçaõ em G etc...
acho q SRV usava slide com afinação normal, a nao ser pela corda sol, q ele afinava meio tom abaixo...
Johnny winter afina geralmente em E hj em dia, mas tem uma musica ótima dele q é em A# (I Love Everybody do Second Winter). m Mean Town Blues ele afinava em A.
ouça Allman Brothers, Muddy Waters, Elmore James, Robert Johnson, Johnny Winter, Rory Gallagher...tudo dos Flying Burrito Brothers, a fase country dos Byrds...
|
gervilla Veterano |
# mai/05
· votar
Valeu galera! vamos ver no q da!
|
Casper Veterano
|
# abr/15
· votar
|
Richard1964 Membro Novato |
# abr/15
· votar
olha cara não sei isso já aconteceu com você ou com alguém aqui. uma vez eu fui fazer um slide com a corda 3, acabei serrando o dedo 2, a corda tava meio enferrujada uma dica minha é passar algum lubrificante nas cordas antes de praticar.
ter calos na ponta dos dedos faz bem, a partir dai é só praticar execícios e ta tudo bem.
eu tenho costume de na hora tirar a alavanca e ficar deslizando nas cordas da guitarra com a mão esquerda, ou vc pode comprar um cilindro pra vc encaixar no seu dedo. não posso esquecer também das guitarras sem trastes, que da pra fazer slides perfeitos.
|
Ismah Veterano |
# abr/15
· votar
Richard1964
Tá confundindo as coisas... Slide é o nome dado a técnica de deslizar o dedo pelas cordas, mas também se refere ao lap steel, que é o deslizar de algum objeto pelas cordas (primeiro instrumento que aparece no vídeo do Casper). Existe também o pedal steel (segundo instrumento do vídeo), onde além disso tudo, eu troco a afinação das cordas com alguns pedais ou a combinação deles.
Tenho interesse nesse último, mas os preços são salgados... Algo como 5mil Obamas em diante :'(.
|
Richard1964 Membro Novato |
# abr/15
· votar
Ismah pois é isso mesmo, oia que eu nem tava lembrando disso é isso:
|