Vale a pena tirar os solos das musicas identicos as originais ?

    Autor Mensagem
    Fã do eterno Angus
    Veterano
    # mai/05


    tipo galera eu sempre tirei os solos das musicas identico sem uma nota diferenti ai um colega meu ele improvisa inves de ficar um tempao tirando, o solo pra fica perfeito e ele me falou que ate em apreçentaçoes ele improvisa e eu to fazendo que nem ele tipo num sei, na opiniao de vcs qual e melhor improvisar um solo ou tirar ele certinho valew galera falow

    Domine
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu improviso a maioria do solo, mas fica parecido

    angus junior
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Fã do eterno Angus
    obrigado por ser meu fa

    pinguim_rj
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eh bom improvisar mas nao fugir muito da ideia inicial do solo e tb se tu tiver fazendo cover tu tem q faze o solo igual ne.
    beijunda

    felipe vai
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tira o solo igual...pois tem passagens que dão um clima na musica...mas em partes que nao acrescentam vc improvisa!

    Alan411
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    acho q é valido vc colocar as partes mais importantes e o resto vc improvisa

    chega ao assunto por um caminho diferente..

    blinnk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    acho q tem q ser =.... ja q eh pra fazer cover.. pelo menos faca direito!

    bulldog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ele me falou que ate em apreçentaçoes ele improvisa
    Sei não... quando alguém faz isso num bar, por exemplo, dá uma certa impressão de que o cara não sabe tocar a música ou não soube tirar a música direito.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Fã do eterno Angus
    Cara, isso é uma questão de concepção, e deve constar claramente de sua proposta. Minha ex-banda tocava VERSÕES, não "covers"; ou seja, fazíamos uma releitura de músicas dos outros, que podiam ser parecidas ou bem diferentes. Acho (opinião pessoal) que tocar música igualzinho é para uma "banda de baile", que se propõe a fazer isso, e mesmo assim, creio nem mesmo os originais (com as exceções de praxe) tocam exatamente nota-por-nota do que eles mesmos fizeram. 95% das pessoas que vão à um show são totalmente LEIGAS em música, e sequer prestam atenção se vc está tocando certo ou não, elas apenas "reconhecem" uma canção e curtem. O que interessa não é isso, mas se sua banda está integrada, tocando no tempo, e se tem "comunicação", "empatia" com o público. O resto é o resto, e te garanto que só músico (e chato!) presta atenção se vc está tocando nota-por-nota ou não.
    Abç

    monk
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    perfeito

    edugrelha
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Pois é, também penso como o bertola, essa história de tocar igualzinho,é pra banda de baile ou banda sem pretensões...apesar de ser um cover, a sua banda tem que ter a sua cara.....o solo pode "parecer" o roiginal, mas não precisa ser uma cópia...até porque vc não tem a guitarra que o artista tem, o mesmo amp, o mesmo pedal, cabo....não adianta...se vc tem uma les paul e precisa fazer um cover de uma música que tem alavanca, vai fazer oq...sentar e chorar ou pedir uma strato emprestada não dá......inventa oq pode........hehehe
    estou pensando seriamente em propor para a minha banda em fazer uma versão rock de Tiny Dancer....que é toda em piano, sendo que nem usamos teclado...ia ficar louco..hehehe

    _ YzY _
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu acho q as vezes fica legal mudar o solo ... mas nao todo ele
    tpw ... dexa com a cara do solo, mas com uns bendzinhos
    algumas coisinhas a mais .. ai num fica akela coisa d sempre ...
    vo começa a faze isso :) ...

    Drinho
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ehh
    eu tenho banda cover ... toco alguns solos iguais outros nao
    mas eh akele coisa
    nao toco nenhum exatamente igual
    o esquema na minha opiniao eh meter o improviso ... mas deixar sempre mais ou menos por cima do que é na realidade

    gilmar menegotto
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    presta atenção nos show do guns kuandu era o slash.....a cada show, tinha solos ki eram feitos de forma diferente, ou seja, improvisação pegando!!!!

    Phanton
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Eu acho que vc deve manter o "tema" do solo, as principais frases e ideias, naum uma "audio-copia", tem q botar o seu toque, a sua cara, o seu som, as suas influesncias, sacou ?
    Faz a receita do kra mas com o seu tempero...
    Tipo: Presta atenção no Satriani, Cool#9, ou Satch bogie que ele toca em 3 shows, live in san francisco, g3 in denver e g3 in concert... naum é exatamente a mesma musica...

    guitarist from hell
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    eu sempre achei melhor tirar o solo nota por nota certinho.. mas na hora de tocar, vc toca do seu jeito, obviamente seguindo o solo original.. mas adicionando/removendo algumas coisinhas q não combinam com seu estilo de tocar

    Fernando Favareto
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    sempre eh bom fugir um poco da regra e impor antes de tudo seu estilo!mas nao pode se fugir mto eh claro!

    Fábio Loco
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Desenterrei o tópico, pois achei interessante o assunto.
    Os solos do iron..eu improviso uns 20 ,30 % do solo!
    Os do black sabbath uns 70,80%.

    Não tenho mto saco pra tirar tudo igualzinho..nota por nota...
    Acho improvisação uma arte, desde que não estrague o solo.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu tento improvisar nos solos do Hendrix!

    Fica uma merda, mas sou feliz assim mesmo, me enganando todos os dias.

    =)

    Oijpedro
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acho que é bom aprender o solo original, e a partir daí dar "a sua cara" ao solo.

    Ogrão
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu sempre procuro ver o que os guitarristas que eu gosto fazem ao vivo. Se numa parte da música ele toca igual à gravação, eu procuro tocar igual também. Se na hora do solo ele faz alguma coisa completamente diferente, eu me sinto livre pra improvisar. E tem também o meio-termo em que o cara faz um solo baseado na gravação, mas com algumas mudanças.

    Bonnerfl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Eu tento improvisar nos solos do Hendrix!

    Fica uma merda, mas sou feliz assim mesmo, me enganando todos os dias.

    =)


    somos dois então brother !!!

    clebergf
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Viciado em Guarana
    Eu tento improvisar nos solos do Hendrix!

    Fica uma merda, mas sou feliz assim mesmo, me enganando todos os dias.

    =)


    Eu tbm...estou aprendendo a tocar a Spanish Castle Magic e é fod@ demais o segundo solo, mas tento improvisar (enganar) nele.
    O que importa é ser feliz....XD

    ValveWah
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Acho que tudo depende da música.

    Tipo a Machine Gun do Hendrix, nem ele toca a música igual. Praticamente ele sempre improvisa a música em cima de uma idéia fixa, então o jeito, nesses casos é pegar a idéia fixa e improvisar os solos e firulas, usando frases e idéias do próprio Hendrix (para não descaracterizar a música) pq tocar igualzinho acho meio impossível (e um saco de ficar tirando).

    Agora tem músicas que não dá pra fugir muito, tipo Fear of the Dark, ou Sweet Child o Mine, Nirvana, etc... São aquelas que tem os solos bem fraseados (bem menos grooves ou improvisos).

    Geist
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu faço isso de improvisar nos solos, faz a música ficar com sua cara. Só não mexa no solo de Crazy Train, pois é uma blasfêmia modificá-lo.

    joao b.
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: joao b.
    · votar


    Cada caso é um caso, existem músicas cuja identidade encontra-se no solo, quer na introdução ou em qualquer lugar que seja... Neste caso, é interessante manter a originalidade, no mais improvisar e deixar acontecer...

    Só não vale fud*r com o som do resto da banda ;)

    Agora, se você toca em uma banda "cover", fazer original é no mínimo uma obrigação! Rsrsrs

    Contudo se isso não for possível, também não quer dizer que é pecado. Como disse o colega clebergf, O que importa é ser feliz....XD

    E digo mais, ser criativo, espontâneo e, claro, falar através das cordas o que as palavras não podem dizer...

    (Xiii, filosofei! KKKK)

    rgmerighi
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    tem riffs e solos que são mais ou tão importantes que a letra da música! Este compõe, na minha opinião, a "própria melodia" da música e a gente não vai querer ser "co-autor" de "smoke on the water" ou de "hotel califórnia"...tirando isso...não precisa ser igualzinho mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena tirar os solos das musicas identicos as originais ?