Autor |
Mensagem |
Satch JR Veterano |
# jun/03
Opa... estou com algumas duvidas sobre modos gregos... Bom... quando eu for tocar na escala (no braco da guitarra) a escalada de C Jonico... eu escolho por exemplo uma digitacao de C Maior... mas quando eu for fazer a de D Dorico eu usarei qual escala?? Seria a de D Maior no mesmo local da de C Jonico.. ou seria a frente??? isso que eh minha duvida... Nao to conseguindo entender muito bem isso
Desculpa ter formulado meio mal minha pergunta... se nao consiguirem entender, eu perguntarei denovo...
[]'s
|
Bruno Guns Veterano |
# jun/03
· votar
ah para com isso..e dá um geito de tocar sem preocupar com essas coisas!!!
|
Satch JR Veterano |
# jun/03
· votar
Velho.. eu gosto de tocar improvisacao, principalmente com minha banda de amigos pra me divertir..... e outra coisa, sabe teoria pra improvisar nao tem nada errado...
Desde ja, se alguem souber me responder, eu agradeco
[]'s
|
nIgHtWoLf Veterano |
# jun/03
· votar
Você usará no D dórico a escala de c maior mesmo, só que começando pela nota D. Ficaria assim:
D E F G A B C D
|
thiagop5 Veterano |
# jun/12
· votar
gente tenho uma duvida, como eu sei que acorde usar como base, quando eu for criar um solo usando o modos gregos.
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
thiagop5
Você pode harmonizar os modos.
Veja os tópicos sobre campo harmônico e harmonização.
|
thiagop5 Veterano |
# jun/12
· votar
Eu queria saber se eu consegui entender os modos gregos emtao eu vou por aqui e vocês me respondem ?
Olha esse é o modo Jonio em G certo ? Começando pelo terceiro traste da mizona ( três notas por corda)
G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C
Se for isso, agora alguem pode me explicar como eu acho os acordes que combinam como base porq isso eu nao entendi mt nao, e os modos gregos so servem para improvisar ?
|
malucobeleza666 Veterano |
# jun/12 · Editado por: malucobeleza666
· votar
thiagop5
Olha esse é o modo Jonio em G certo ? Começando pelo terceiro traste da mizona ( três notas por corda)
G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C - D - E - F# - G - A - B - C
Exato, agora você sabe por que dessas notas caracterizarem G Jonio? São pelos intervalos. Nessa escala que voce colocou, Temos F 2M 3M 4J 5J 6M 7M.Só que para tocarmos a escala de G maior, não precisamos necessariamente começar da Tônica(G). Se começarmos pela nota A, teremos: A B C D E F# G (Lembre-se, estamos falando só das notas da escala de G maior), começando da nota A, a gente tem os seguintes intervalos: T 2M 3m 4J 5J 6M 7m.Viu como é diferente? As notas são as mesmas, mas o que muda a sonoridade são os intervalos.Cada modo possui uma nota caracteristica. Como encontrar essa nota caracteristica? Primeiro a gente analisa se o modo é maior ou menor, depois comparamos com os intervalos de uma escala maior ou menor natural. Exemplo: A dorico(que é G maior, começando do A), como falei antes, possui estes intervalos: T 2M 3m 4J 5J 6M 7m, como saber se este modo é menor? Pela 3º, se for maior o modo é maior, se for 3ºm o modo é menor. Bom, modo dórico é menor, pois possui 3ºm, agora, qual é o intervalo caracteristico? O intervalo que distoa de uma escala menor aí é a 6M, logo essa é a nota caracteristica.Espero ter sido claro hehe
Se for isso, agora alguem pode me explicar como eu acho os acordes que combinam como base porq isso eu nao entendi mt nao, e os modos gregos so servem para improvisar ?
Aí, tu já tá entrando num assunto bem mais complexo, que é onde aplicar os modos direitinho.Aì tu precisa estudar harmonia, improvisação, coisa pra uma vida inteira hehe. Não, os modos são escalas comuns como quaisquer outras, logo tu pode improvisar, compor..
|
thiagop5 Veterano |
# jun/12
· votar
Haaaa, olha eu acho que finalmente entendi (assim eu espero ne) assim: Se eu juntar a tônica (G) + a sua terça diatonica (B) vai da um bicorde.. se eu juntar a tonica (G) + a terça (B) + a quinta da tonica (D) vai dar um triade ai todos os acordes que forem formados por G + B + D podem ser usados como base em um solo feito no modo jonio em G.. e se eu juntar a tonica + terça + quinta + setima vai dar um tetrade ai os acordes formados por essas notas tbm podem ser usados como base num solo feito no modo jonio em G certo ? Pelo Menos isso que vi em um post daki do forum...
|
LeandroP Moderador |
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar
thiagop5
Isso mesmo.
A forma mais comum de se harmonizar uma escala é por empilhamento de terças.
Fórmula simples, com base em terças
A terça pode ser maior ou menor, contando que seja sempre a terceira nota.
A terça é maior quando tem 2 tons de distância, vamos chamar de 3M.
A terça é menor quando tem 1,5 tom de distância, vamos chamar de 3m.
E como se faz isso?
Partindo de uma nota qualquer que será considerada a tônica pegamos a terceira nota. Por enquanto não importa se é maior ou menor, o importante é que seja a terceira nota a partir da tônica (primeira).
Agora partindo da terceira nota, contamos a terceira a partir dela e juntamos as 3 notas, sendo a primeira nota, a terceira, e a terceira partindo da terceira. Em relação a primeira nota, a terceira da terceira será a quinta, ok?! Mas não pense nisso por enquanto. Veja como "terça da terça".
Então agora podemos chegar às fórmulas contando os tons entre as terças. Ou vai ser 1,5 tom (3a menor - 3m) ou 2 tons (3a maior - 3M). Nem mais, nem menos.
Acorde maior 3M + 3m
Acorde menor 3m + 3M
Um é o contrário do outro. Interessante isso!
Agora se você pegar um acorde maior e aumentar a "terça da terça" em um semitom você terá um acorde aumentado. E se pegar um acorde menor e diminuir a "terça da terça" em um semitom você terá um acorde dimnuto.
Acorde aumentado 3M + 3M
Acorde diminuto 3m + 3m
Observe que o acorde aumentado é derivado do maior, e o diminuto é derivado do menor. O aumentado são duas terças maiores, enquanto que o diminuto são duas terças menores. Simples assim!
Vejamos as 4 fórmulas acima exemplificadas em Dó:
Dó maior - C C, E, G
Dó menor - Cm C, Eb, G
Dó aumentado - C(#5) ou Caug C, E, G#
Dó diminuto - C° ou Cdim C, Eb, Gb
Agora você pode ver a terça da terça como quinta.
A quinta pode ser justa, aumentada ou diminuta.
Temos a formação de forma genérica como: Tônica, Terça e Quinta.
Agora podemos empilhar mais uma terça sobre a quinta e teremos obviamente os acordes com sétima (maior, menor ou diminuta)
Acorde maior com 7a maior 3M + 3m + 3M
Acorde maior com 7a menor 3M + 3m + 3m
Acorde menor com 7a menor 3m + 3M + 3m
Acorde menor com 7a maior 3m + 3M + 3M
Acorde meio-diminuto 3m + 3m + 3M
Acorde diminuto 3m + 3m + 3m
Vejamos todas as fórmulas acima exemplificadas também em Dó:
Dó maior com 7a maior - C7M ou Cmaj7 C, E, G, B
Dó maior com 7a menor - C7 C, E, G, Bb
Dó menor com 7a menor - Cm7 C, Eb, G, Bb
Dó menor com 7a maior - Cm7M C, Eb, G, B
Dó meio-diminuto - Cm7(b5) ou CØ C, Eb, Gb, Bb
Dó diminuto - Cdim7 C, Eb, Gb, Bbb (=A)
E pode empilhar mais terças, e aí é o território das nonas.
# jun/12
· votar
Vlw entendi.... mais so tem uma coisa martelando minha cabeça pra mim entender tudo... se eu criar uma musica com acordes com 5 (power chords) como eu fasso pra descubri qual modo usar pra fazer um solo e em qual tonalidade ? E se fosse uma musica com acordes normais tipo do campo harmonico de C: C - Dm - Em - F - G - Am - B° como eu descubriria que modo e em que tonalidade usar ?
|
LeandroP Moderador |
# jun/12
· votar
thiagop5
Se as músicas usam o campo harmônico de Dó, a escala é de Dó, porque os acordes foram harmonizados sobre esta escala.
Se forem powerchords, o contexto harmônico indicará o que é maior e o que é menor.
|