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shockerr Veterano |
# abr/05
é o seguinte:
a tríade de de C eh formada pela tonica =C; pela terça maior que no caso seria (linha de raciocínio-terça=3 intão partindo de dó seria 1º= C 2º=D 3º=E) então a terça maior da tríade de C será E; e a quinta justa (linha de raciocínio- 1º=C 2º=D 3º=E 4º=F 5º=G) então a quinta justa será G; até aki tudo bem.
Mas analisando a tríade de D temos: tonica=D; terça maior (1º= D 2º= E e 3º= F)
aí vem o problema:
por que que a terça maior de D eh F# e não F?
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shockerr Veterano |
# abr/05
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acabei de ter um outro raciocínio
(a escala de D eh D E F# G A B C# D)
intaum agora sim a terça maior de D eh F#
aaaaaaaaaa
parece mais lógico
mais ta correto?
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algo Veterano |
# abr/05
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shockerr
Simplesmente por que a tríade maior de D não faz parte do campo-harmônico de C.
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algo Veterano |
# abr/05 · Editado por: algo
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intaum agora sim a terça maior de D eh F#
aaaaaaaaaa
parece mais lógico
mais ta correto?
Sim!!!
Poderia ser tb no campo de G maior saindo do V grau(dominante) ou tb de A maior IV grau(sub-dominante), etc,etc....
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nFall Veterano |
# abr/05 · Editado por: nFall
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FCGDA
GDAEB
Seja feliz =]
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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Num sei nem do que estao falando, mas sobre formacao de acordes, algumas licoes...:
Lição IV
Formação de Acordes - Parte A
Como já mencionado nas lições anteriores, intervalo é a distância que separa duas notas musicais. Os intervalos recebem denominações diversas, como abaixo especificado:
Nome Distâncias Exemplo
Segunda menor 1/2 tom (1 traste) C para Db
Segunda maior 1 tom (2 trastes) C para D
Terça menor 1 1/2 tons (3 trastes) C para Eb
Terça maior 2 tons (4 trastes) C para E
Quarta perfeita (ou justa) 2 1/2 tons (5 trastes) C para F
Quarta aumentada ou Quinta diminuta 3 tons (6 trastes) C para F#
Quinta perfeita (ou justa) 3 1/2 tons (7 trastes) C para G
Quinta aumentada ou Sexta menor 4 tons (8 trastes) C para G#
Sexta maior ou Sétima diminuta 4 1/2 tons (9 trastes) C para A
Sétima menor 5 tons (10 trastes) C para Bb
Sétima maior 5 1/2 tons (11 trastes) C para B
Oitava 6 tons (12 trastes) C para C
Usaremos também as seguintes abreviaturas:
M = maior
m = menor
J = justa (perfeita)
+ ou Aum = aumentada
o = diminuta
Muito bem. Isto é meio sacal (para não dizer chatíssimo) mas, tem que ser decorado se você quiser realmente dominar todo o processo de formação de acordes, ao invés de memorizar uma meia dúzia deles (de qualquer forma, na Lição VII vamos tentar facilitar a vida vendo uma forma simples de memorizar alguns acordes). Aliás, por acorde entende-se duas ou mais notas tocadas simultaneamente (ou quase simultaneamente).
Agora é fácil. Com 5 regrinhas básicas é possível formar os principais acordes, ou seja, aqueles com os quais você deve ser capaz de harmonizar a grande maioria das melodias. Os acordes principais são formados por tríades, ou seja, três notas encontradas na escala a que o mesmo pertence e, a posição relativa destas notas é sempre a mesma, qualquer que seja a escala em questão. Vamos as regras:
Acorde Notas que Compõem Exemplo Acorde
Maior I + IIIM + VJ C + E + G C
Menor I + IIIm + VJ C + Eb + G Cm
Aumentado I + IIIM + VAum C + E + G# CAum (C5+)
Diminuto I + IIIm + VO C + Eb + Gb CO
Sétimo I + IIIM + VJ + VIIm C + E + G + Bb C7
Agora basta aplicar esta seqüência de regras à qualquer uma das escalas (veja Lição II) e montar os acordes correspondentes. Se você não tentar não tem graça.
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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Lição V
Formação de Acordes - Parte B
Noção de Campo Harmônico
Existem várias abordagens possíveis para o aprendizado dos princípios de formação de acordes, uma delas foi vista na lição IV. Veremos outra a seguir.
Primeiro escolha uma escala qualquer, como a de C, por exemplo. Em seguida escreva a escala com os números (graus) corrrespondentes a cada nota, como a seguir:
C D E F G A B C
I ii iii IV V vi viio VIII
Alguns numeros foram escritos com tipos menores de propósito. A razão ficará evidente daqui a pouco.
A seguir, harmonize (ou organize) a escala em terças, isto é, coloque lado a lado a I e a III nota. Isto é denominado de harmonização em terças diatônicas. Lembre-se que a terça pode ser maior ou menor (veja lição IV). Uma terça é dita menor quando o intervalo que a separar da tônica (I) for 1 1/2 tons (3 trastes) e é maior quando este intervalo for de 2 tons (4 trastes).
A harmonização em terças diatônicas tem então o seguinte resultado:
C - E Maior
D - F
E - G
F - A Maior
G - B Maior
A - C
B - D
Não há necessidade de repetir a oitava.
Observe que os pares 1, 4 e 5 são formados por terças maiores (isto está indicado ao lado de cada par), enquanto os demais (2, 3, 6 e 7) são formados por terças menores. Importante: este padrão é sempre o mesmo para todas as escalas maiores.
Agora acrescente o V grau da escala ao lado do par já existente:
C - E - G Maior
D - F - A
E - G - B
F - A - C Maior
G - B - D Maior
A - C - E
B - D - F
Olhe agora e procure lembrar-se da lição anterior. Você deve perceber que as triades 1, 4 e 5 formam acordes maiores, enquanto as de número 2, 3 e 6 formam acordes menores e, a de número 7 um acorde diminuto. Este padrão repete-se em todas as escalas maiores.
Analisando os resultados terminamos com as formulas mencionadas na lição IV, ou seja:
Acorde maior - tônica (I) + terça maior (IIIM) + quinta justa (VJ)
Acorde menor - tônica (I) + terça menor (IIIm) + quinta justa (VJ)
Acorde diminuto - tônica (I) + terça menor (IIIm) + quinta diminuta (Vo).
Este mesmo esquema utilizado na confecção de acordes permite que se discuta a noção de campo harmônico. Observe que construimos uma seqüência de acordes com as notas que formam a escala de C. Esta seqüência de 7 acordes, que contem 3 acordes maiores, 3 menores e 1 diminuto, é a seguinte:
C Dm Em F G Am Bo
Este conjunto forma o que se denomina de campo harmônico, no caso o de C. O importante nisto é que os acordes de um mesmo campo harmônico soam bastante bem quando tocados uns com os outros e, por isto mesmo, são comumente utilizados na composição musical. Ou seja, quando você for tentar "tirar" uma música procure inicialmente por acordes do mesmo campo harmônico. As chances são de que 9 em cada 10 músicas são compostas com acordes relacionados desta forma.
É evidente que a seqüência acima reflete apenas o campo harmônico de C. Portanto, agora resta aplicar este mesmo principio com todas as 12 notas musicais e você terá construido os principais acordes em todos os tons e, o que é igualmente importante, o campo harmônico para cada um dos tons musicais.
Do ponto de vista prático seria interessante que você pegasse um esquema contendo todas as notas do braço da guitarra, como o apresentado na lição I, e construisse suas próprias triades nas mais variadas posições no braço do instrumento.
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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Tenho muito mais, se quiserem: the_splinters@hotmail.com
Solicitem ou me adicionem no msn, que mando para vcs!
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Nos_FERA_tu Veterano |
# abr/05
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The Splinters
Cara, me manda essas lições ae, tá na hora de eu parar de tocar guitarra so de ouvido. Vc tem noção do que é tocar guitarra a mais de tres anos e num saber NADA de teoria????
Hare
nosferatucba@hotmail.com
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LeandroP Moderador |
# abr/05
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Vc tem noção do que é tocar guitarra a mais de tres anos e num saber NADA de teoria?
Eu tenho hehehehehe!
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Nos_FERA_tu Veterano |
# abr/05
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Caramba, eh foda, vejo outros guitarristas, mandando ve em teoria, "Xmaj7+ ........bla....caralho a quatro diminuto......" que dá até vergonha!!!! To ficando pra trás!!!! hehehehe
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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LeandroPanucci
eheheh
Nos_FERA_tu
mandando!
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BlaCk LaBeL Veterano |
# abr/05
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The Splinters
Manda pra mim também, chapa. Mais material é sempre bom. :)
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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BlaCk LaBeL
vc eu tenho no msn... vou entrar lah.. c tah on?
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heathcliff Veterano |
# abr/05
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shockerr
Vou te explicar uma coisa que talvez você não saiba ou não foi bem explicado.
As notas musicais não são 7. São doze.
As notas musicais não são C D E F G A B (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si)
As notas musicais são C, C#/Db, D, D#/Eb, E, F, F#/Gb, G, G#/Ab, A, A#/Bb, B. (# = sustenido, b = bemol)
Está vendo que algumas notas estão com dois nomes diferentes? como C# /Db (Dó sustenido/ Ré bemol)?
É a mesma coisa. Se você está subindo a escala (indo do grave para o agudo) você usa os nomes que tem o # (C# D#...) e se você estiver descendo a escala (indo do agudo para o grave, você usa os nomes que tem o b (Db, Eb...).
Agora que você já sabe como é o esquema das escalas, vou te explicar a mais básica, a escala maior. O nosso amigo ali em cima já explicou o o que são intervalos e quais são eles. Uma escala maior (indo do grave ao agudo)é formada pelos seguintes intervalos:
tom, tom, semiton tom tom tom semiton
(lembrando que um semiton = segunda menor e um tom(ou dois semitons) = segunda maior)
então partindo desse raciocínio, vamos montar a escala de D, partindo óbvio do D (entenda 1 = um tom, 1/2 = um semiton)
D (1) E (1) F#(1/2) G (1) A (1) B (1) C# (1/2) D. Então mais um tom e se chega no D novamente, recomeçando tudo.
pronto, você já descobriu a escala de D (Ré Maior). Agora vamos montar o acorde correspondente. Você sabe que a formação mais básica do acorde é a Tríade (Tônica, Terça, Quinta)
Tônica ou T que seria o D
Segunda maior ou 2ª que seria o E
Terça Maior ou 3ª que seria o F#
Quarta Justa 4ª que seria o G
Quinta Justa 5ª que seria o A
Sexta Maior ou 6ª que seria o B
Sétima Maior 7ª que seria o C#
Então, pegando a tônica, terça e quinta, teremos D, F# e A.
Pronto.
Agora se você quer saber como montam os acordes de um campo harmônico, já é outra história.
OBS: Na notação musical padrão que nós usamos, colocamos o "m" minúsculo apenas quando for menor o acorde/intervalo, se o acorde é maior não se usa um "M" maiúsculo, se deixa em branco, pois subentende-se que ele é maior. C = Dó maior, Cm = Dó menor.
Qualquer dúvida, ou se eu tiver escrito algo errado, me avise por favor.
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shockerr Veterano |
# abr/05
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vlw ae galera pelas pequenas lições.
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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shockerr
:D
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Nos_FERA_tu Veterano |
# abr/05
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The Splinters
Caramba, 55 páginas que deu arquivo de teoria basica!!!!
Fazer o que ta na hora de ralar em teoria!!!!!
Valeu ae :-)
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