Uma dúvida quanto a formação de acordes

    Autor Mensagem
    JucaMT
    Veterano
    # out/07


    Eu comecei a estudar os campos harmonicos, ai construindo o de Dó Maior, fui fazendo as tríades.
    Ex:
    C-E-G = C (dó maior)
    D-F-A = Dm (ré menor)
    E-G-B = Em (mi menor)
    F-A-C = F (fá maior)
    G-B-D = G (sol maior)
    A-C-E = Am (lá menor)
    B-D-F = Bº (si diminuto)

    Me surgiu a dúvida se essas notas são compostas apenas por outras três notas. Eu fui conferir o Bº, olhando o acorde pronto no dicionário de acordes vi que é formado pelo G# também. Então, por que é falado que B-D-F = Bº ??

    eusourei
    Veterano
    # out/07 · Editado por: eusourei
    · votar


    Na verdade falar isso é um erro... B D F é, na verdade Bm(b5): si menor com quinta diminuta.

    Isso é a triade. A tetrade (da tonalidade de dó maior) é B D F A, que é chamado meio diminuto, porque a sétima é menor, e não diminuta (o que é necessário para o acorde ser considerado diminuto)

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Relendo achei que fico meio mal explicado: explicando

    Acordes diminutos são tetrades(formados por quatro notas) esse exemplo que tu citou tem apenas 3 notas então não é uma tetrade. Esse acorde é menor e tem a quinta diminuta, sendo por isso chamado de Bm(b5)

    Agora, considerando que ele fosse uma tetrade, e ainda no tom de dó maior ele seria formado pelas notas B D F A. A é a sétima menor de si, sendo por isso o acorde chamado de Bm(b5)7, ou para simplificar, meio diminuto (é uma bolinha cortada). Para o acorde ser diminuto, ele deveria ser formado pela mesma triade (BDF), mas com a sétima diminuta (que tem 1 tom e meio de distância da tônica) Ab.

    JucaMT
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Mas o campo harmônico está certo com essas notas: C Dm Em F G Am Bº ??
    Se eu pegar qualquer escala maior, vai ter essa sequêcia?
    Ex: Maior, Menor, Menor, Maior, Maior, Menor, Diminuta?

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/07
    · votar


    JucaMT

    É que a rola uma confusão...

    - B° = Tríade Diminuta = B D F ( terça menor e quinta diminuta ).

    - Bm7(b5) = Acorde Meio Diminuto = B D F A ( terça menor, quinta diminuta e sétima menor ).

    - B° = Tétrade Diminuta = B D F Ab ( terça menor, quinta diminuta se sétima diminuta ).

    Se você está fazendo tudo em tríades, acaba não tendo diferença ( porque só tem terça menor e quinta diminuta, que é comum aos 3 acordes )...

    Mas se você tocar as tétrades, a escala maior produz o Acorde Meio Diminuto ( pode reparar que ela não tem nenhuma alteração em relação à armadura de clave de Dó Maior, já a Tétrade Diminuta tem um bemol na nota A )...

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Agora é uma suposição: Eu imagino que o sinal "°" em um acorde signifique que ele tem apenas intervalos de 3ª menor empilhados. O que iria sugerir que da tríade diminuta você fosse para a tétrade diminuta...

    Mas no campo harmônico de Dó Maior o acorde é o Meio Diminuto mesmo...

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    JucaMT
    Mas o campo harmônico está certo com essas notas: C Dm Em F G Am Bº ??
    Se eu pegar qualquer escala maior, vai ter essa sequêcia?
    Ex: Maior, Menor, Menor, Maior, Maior, Menor, Diminuta?


    Vamos por partes. Em primeiro lugar, isso não são notas, são acordes. mas tu já deve saber isso, só deve ter se confundido. Em segundo, justamente o que eu disse é que a sequencia não é essa, é:

    Maior, Menor, Menor, Maior, Maior, Menor, Menor com quinta diminuta

    Isso para os acordes com três notas, para os com 4 fica:

    I7M, IIm7,IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VII meio diminuto

    As pessoas usam, acho que por praticidade a palavra diminuto pra indicar o sétimo grau da escala maior, mas isso não é o uso correto...

    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Olimpus Bluesbreaker
    · votar


    eusourei

    velho, tua explicaçao está perfeita, mas só faltou mas tem uma coisinha q me deixou intrigado....

    eu acho q no acorde diminuto(tétrade no caso), a sétima é menor mesmo, pq afinal, uma sétima diminuta, seria uma sexta maior, nao??

    Sí = tônica
    Síb = sétima maior
    Lá = sétima menor(fora desse campo harmonico q o companheiro tá falando)
    Sol# = Sexta Maior(ou sétima diminuta, se eh q esse termo existe, e vc prefere assim)

    e no caso, se ele inserisse uma sexta maior nesse acorde, ele sairia do campo harmonico q o JucaMT citou...

    pq devemos sempre lembrar, q apesar dele estar falando do campo harmonico d Dó Maior(ou Jônio, como queira), quando falamos em intervalos nos acordes(harmonia), devemos contar como tonica a nota "principal" do acorde....

    ex: Am9 = Lá, Dó, Mí, Sí.... (apesar desse acorde estar contido no campo Harmonico d "C" (dó maior), os intervalos(a Nona, no caso) sao contados a partir do Lá...

    espero ter sido bem claro, Abçs...

    PS:
    Eu fui conferir o Bº, olhando o acorde pronto no dicionário de acordes vi que é formado pelo G# também.

    Oq q B-D-F-A , tem a ver com G#, C, D# ???



    putz, nao apertei F5, demorei mto a postar, me ferrei, atrasei mto... =[

    james_the_bronson
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olimpus Bluesbreaker
    eu acho q no acorde diminuto(tétrade no caso), a sétima é menor mesmo, pq afinal, uma sétima diminuta, seria uma sexta maior, nao??

    Não, é sétima diminuta mesmo. Vem do acorde do sétimo grau da escala menor harmônica...

    Vê só, em Am o acorde do sétimo grau é: G#, B, D, F...

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar



    velho, tua explicaçao está perfeita, mas só faltou mas tem uma coisinha q me deixou intrigado....

    eu acho q no acorde diminuto(tétrade no caso), a sétima é menor mesmo, pq afinal, uma sétima diminuta, seria uma sexta maior, nao??

    Sí = tônica
    Síb = sétima maior
    Lá = sétima menor(fora desse campo harmonico q o companheiro tá falando)
    Sol# = Sexta Maior(ou sétima diminuta, se eh q esse termo existe, e vc prefere assim)

    e no caso, se ele inserisse uma sexta maior nesse acorde, ele sairia do campo harmonico q o JucaMT citou...

    pq devemos sempre lembrar, q apesar dele estar falando do campo harmonico d Dó Maior(ou Jônio, como queira), quando falamos em intervalos nos acordes(harmonia), devemos contar como tonica a nota "principal" do acorde....

    ex: Am9 = Lá, Dó, Mí, Sí.... (apesar desse acorde estar contido no campo Harmonico d "C" (dó maior), os intervalos(a Nona, no caso) sao contados a partir do Lá...

    espero ter sido bem claro, Abçs...

    PS:
    Eu fui conferir o Bº, olhando o acorde pronto no dicionário de acordes vi que é formado pelo G# também.

    Oq q B-D-F-A , tem a ver com G#, C, D# ???



    putz, nao apertei F5, demorei mto a postar, me ferrei, atrasei mto... =[


    A sétima diminuta é igual a sexta menor mesmo. Pelo menos no som, na teoria não... Pegando dó como tônica, a sexta maior é G#, a sétima diminuta é Ab, e isso faz diferença... Análogamente, tu pode ver que a terça menor, é a mesma coisa que a segunda maior, mas isso não impede elas de existerem...

    E justamente o que não se deve fazer, no caso dele ou em qualquer tonalidade maior, é inserir a sexta maior(que na vérdade é sétima diminuta) no sétimo grau, porque daí sai do tom... Por isso que se diz que o VII grau é meio diminuto, porque ele tem toda a caracteristica de diminuto, menos a sétima dele, que é menor.

    ham_ham
    Veterano
    # out/07 · Editado por: ham_ham
    · votar


    Olimpus Bluesbreaker
    eu acho q no acorde diminuto(tétrade no caso), a sétima é menor mesmo, pq afinal, uma sétima diminuta, seria uma sexta maior, nao??

    Bom, se fala sétima dininuta em vez de sexta maior porque no acorde você não pode ter duas sextas.. entende??

    Pegando uma escala diminuta qualquer.. exemplo Gº:

    G - Tonica (T)
    G#- Segunda Menor (2m)
    A# - Terça Menor (3m)
    B - Quarta Diminuta (4b)
    C# - Quinta Diminuta (5b)
    D# - SEXTA menor (6m)
    E - Sétima Diminuta (7dim ou 7bb - sétima bemol-bemol)(Ou Sexta Maior.. mas ai teria duas sextas e nehuma sétima)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma dúvida quanto a formação de acordes