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maniac123 Veterano |
# abr/05
Tem varios topicos sobre harmonia e teoria, mas eu nao vi nenhum só sobre coisas praticas - a idéia é colocar a teoria e uma gravaçao como exemplo.
no caso, eu vou postar um exemplo em D, com um solo em mixolidio.
é o acorde de D, utilizando o D mixolidio (q é o mesmo q a escala de G maior).
http://s37.yousendit.com/d.aspx?id=3ULCWRN7MPMKV2OC2YOG9QJB1F
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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pra brincar:
Grave o acorde de D maior...
e--------------------5--7--8----------------------------
B------------5--7--8------------------------------------
G-----4-5-7---------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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Dentro do mesmo campo harmonico, se vc gravar o acorde de G aplicar a respectiva escala, vc tem esse efeito:
http://s10.yousendit.com/d.aspx?id=2HZ82RFX7OUJA2X4PE1ABK7MZQ
(os arquivos sao pequenos, exemplos de apenas alguns segundos)
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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A teu pedido, maniac123, vou dar uma ajudinha teórica quanto aos mixolidios!
Introduzindo(ehehe):
O empréstimo mixolídio entra nas "partes teóricas" dos Empréstimos Modais.
Mas, generalizando totalmente o tema para Empréstimos Modais Maiores, vamos lá.
não eh muito fácil explicar simplesmente sobre o Mixolidio, então vou dar-lhes uma pequena base, falando mais sobre os empréstimos.
É mais ou menos assim:
Executando:
vou dar um exemplo de emprestimo entre modos maiores:
G jonico( acidentes de G): G, Am, Bm, C, D, Em, F#m(b5)
G lidio ( acidentes de D): G, A, Bm, C#m(b5), D, Em, F#m
G mixolido( acidentes de C): G, Am, Bm(b5), C, Dm, Em, F
Agora que temos os campos harmonicos observamos que existem notas que sao caracteristicas de cada modo.
Por exemplo:
O F maior somente existe em G mixolidio. É uma caracteristica do G mixolidio. Assim como o A maior somente existe no G lidio.
Entao, se fizermos uma progressao G, A, D, temos uma progressao lidia. É uma progressao em que vc pode muito bem solar em uma pentatênica que nao vai te dar dor de cabeça. O problema vem quando vc faz o emprestimo. Quando vc usa uma das caracteristicas citadas acima. Pensemos em uma progressao G, A, Dm.(...) Dm é uma caracteristica do mixolidio. Só se encontra no G mixolidio como vc podem ver, ou seja, é um emprestimo modal do modo mixolidio.
Pra falar francamente os emprestimos modais nao dao dor de cabeça na base mas sim no solo. Para faze-lo na base, vc simplesmente encaixa a nota de outro modo. Vc vai meio que pela "beleza" do som unicamente... mas para o solo vc deve analisar quais escalas vc pode usar. Quais escalas vc deve usar em cada pedaço da progressao. E isso, sim, tem uma certa dificuldade pois vc deve estar seguro para nao dar "traves" na hora do solo.
Este é um exemplo de emprestimos entre modos maiores. Vc pode fazer em modos menores, de modos maiores para menores e de menores para maiores. É bem simples mas claro. Vc tem que conhecer muito bem os modos e pensar bem antes de usar uma escala.
O modo mixolídio é muito mais complexo, por isso vou postar um tópico só sobre ele, futuramente.
Espero ter ajudado, mesmo tendo fugido tanto do assunto(Mixolídio)!
Vlw, MANIAC123!
Abçs
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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The Splinters
valeu, cara, meio pesado pro meu estomago, mas to digerindo... hehe
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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maniac123
hehe! Eh pesado mesmo... Eh muuuita coisa! ehehe
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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o segundo exemplo é jonico, aplica sobre acordes maiores com 7 maior
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LeandroP Moderador |
# abr/05
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Tô ficando animado!!!! É isso que quero ver no fórum... todo mundo trocando figurinha hehehehe Cool hehehe!!!
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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LeandroPanucci
é, mais a galera eu acho q ta esperando inspiraçao divina pra começar a tocar...
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The Splinters Veterano |
# abr/05
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maniac123
Eh verdade... Vlw ae! hehe!
LeandroPanucci
Soh esperar "tudo nós" (eheehaeuhaeue) ter mais tempo... hehehehe! Vou postar um outro falando d teoria(ehheeheh!)! Tah todo mundo na minha mao! hehe!
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Marisco Veterano |
# abr/05
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The Splinters
É que na verdade empréstimo modal se caracteriza mais em harmonias tonais, pq em harmonias modais se tu fizer um empréstimo modal tu acaba por tirar a característica do modo. Exemplo:
Harmonia Tonal (em C7M):
| C7M | Em7 A7 | Dm7 | G7 | C7M
Análise Funcional:
| I7M | III7_V7/II | IIm7 | V7 | I7M |
Nesse caso temos uma harmonia tonal em que o único acorde fora do campo é o A7, que é AEM (acorde de empréstimo modal). Aqui ele é usado para causar um pequena tensão e resolver parcialmente no Dm7. Interessante também que o Em7 além de se IIIm7 do C.H. de C7M, pode ser encarado como IIm7 cadencial do campo de D, formando uma progressão II V I juntamente com o A7 e o Dm7. Mas nesse caso poderiamos solar durante toda a progressão pensando apenas em C maior (pela característica tonal), com exceção do A7, que poderíamos pensar em A mixolídio como melhor opção.
Harmonia Modal (em G Mixolídio):
| F/G | C/G | G7 | % |
Essa é uma harmonia característica do modo Mixolídio (também chamada de Vamp). Consiste em pegar o I, IV e V graus de um campo e colocar o baixo no grau em que se quer salientar (nesse caso o baixo foi posto em G, pq a sonoridade pretendida é a do V grau, ou seja, mixolídio). Agora se alterarmos algum desses acordes (por exemplo, fazer o C menor) a progressão irá perder toda a característica modal, e teremos que pensar nos acordes separadamente.
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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Marisco
bom, peguei a sua progressao, trouxe para o tom de D e joguei o mixolidio em cima, ve se ta certo, pease...
http://s41.yousendit.com/d.aspx?id=23QHXZ8JM4SWE1176QU9SQ9JDY
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Marisco Veterano |
# abr/05
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maniac123
Ficou bem legal cara, é isso aí mesmo!
Eu tb gravei um exemplo, tentando ressaltar bem a sonoridade mixolídio. Dá uma escutada ae:
http://s26.yousendit.com/d.aspx?id=3J0YW6XLSVXPY0WRGTTA7MA9R1
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Marisco Veterano |
# abr/05
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Sobe tópico instrutivo!
Depois os caras ficm brabos quando criam um tópico: "Como é que eu faço um solo legal?" e a gente manda eles procurarem na busca!
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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Marisco
pô, matou esse arranjo bossa/fusion... hehehe... dá pra ir muito longe com essa ideia...
dos modos maiores falta só o lídio... funciona do mesmo modo I, IV e V né?
ja to bolando algo!!!
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Marisco Veterano |
# abr/05
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maniac123
Funciona sim tche, só mudar os baixos. Uma boa é: | C/F | G/F | F | F |
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Dungeon Veterano |
# abr/05
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Favor não deixar esse tópico morrer porque quero gravar algo quando chegar em casa pra trocar uma idéia também.
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maniac123 Veterano |
# abr/05
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Dungeon
up...
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BlacK Dog Veterano |
# jul/05
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Tópico interessante....
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Estevaolage Veterano |
# jul/05
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tdo expired....tem como upa d novo n plz?
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BlacK Dog Veterano |
# jul/05
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Estevaolage
Grava vc mesmo fio!Eles só gravaram o q estavam falando...
Eu vô fazer isso aqui....
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Estevaolage Veterano |
# jul/05
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eu nem tenho como grava....por isso tava quereno ouvi....ai tentava faze aqui em ksa
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maniac123 Veterano |
# jul/05
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renascido das cinzas... heheeh
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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tambêm to querendo...gostei do topico...vlw por ressucitar BlacK Dog
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maniac123 Veterano |
# jul/05
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heathcliff
Estevaolage
perdi as gravações, mas posso fazer outras, se houver interesse...
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BlacK Dog Veterano |
# jul/05
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heathcliff
Percebe que os tópicos úteis sempre são esquecidos?É sempre bom lembrar.
Estevaolage
Ae,aqui em casa eu estudo acordes/escalas assim...eu gravo aqui no aparelho de som numa fita a base...depois eu fico improvisando em cima.
O som é uma merda mas da pra ter uma noção pelo menos.
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heathcliff Veterano |
# jul/05
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maniac123
po cara, se der ia ser massa...
vlw ae
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