Aprendi uma lição! (by bocadecachaca)

Autor Mensagem
bocadecachaca
Veterano
# abr/05


Este é o último tópico que escreverei aqui, pois tive boas intenções em sempre tentar escrever algo diferente ou legal visando ajudar muitos guitarristas que se sentem frustados pela árdua batalha de que é ser um guitarrista de verdade... e nunca quis me direcionar aos que se dizem fodões mas que não passam de ser conhecidos por aqui pelo cifraclub, pq eu mesmo me acho um guitar medíocre e mesmo que fosse Steve Vai ainda iria me achar assim, pois nunca vou querer estar satisfeito com o meu trabalho, quero ser como o Steve Morse que a toda hora livre vive estudando guitarra...

Então falarei um caso que houve nessa semana comigo e acho que isso vai influenciar em mim daqui para a frente o meu futuro Guitarreiro...

Há mais ou menos 3 meses, época em que eu conheci dois colegas na net, o torresmo (perpetual Burn) e o Ângelus (Victor hormidas neiva) os caras tocam muito pelo tempo que começaram , mais ou menos 2 ou 3 anos... então a partir dessa amizade eu aprendi muita malandragem na guitarra, e a me dedicar mais, me baseando na dedicação deles e também pq dava um trauma ouvir os caras tocarem "serrana" de Jason Becker ou músicas do Dr. sin então a isso devo muita coisa...
Então passei a estudar mais palhetadas, mais técnicas , saí um pouco desse negócio de feelling e pulei para a parte bruta da guitarra, técnicas e mais técnicas... foi incrível o quanto essa fase foi boa, pois achava que logo ia ter o nível dos caras... ahahaha conversa ... os caras falam que não sabem de porra nenhuma de guitarra... talvez no nível téorico mas na prática são muito bons.
E a partir disso achei que tinha evoluído muito e que estava "o tampa" da guitarra até o dia em que marquei com um outro colega meu guitarrista para passarmos um som no estúdio, pois como sou um pobrão fudido, só tenho mesmo uma guitarra e até o pc que eu estou escrevendo é de onde eu trabalho, para eu tocar com ela ligada tenho de ir num estúdio... e ao chegarmos lá, eu estava entusiasmado para mostrar o que eu tava dominando para o meu amigo Dilton que já tem uns dez anos de guitarra e diz que não sabe tocar, então ele mostrou suas artes... e eu sinceramente perdí o ânimo de tocar, minhas mãos não conseguiam mas nada, o cara tocou músicas de Satriani, jazz, blues, Malmsteen e minha cabeça só veio um pensamento: "Putz, o que é eu vou mostrar a esse cara?, nem a música do Buckethead (welcome to bucketheadland) que eu gosto tanto eu consegui tocar... o cara danou ligados, tappings com salto, arpeggios a la Eduardo Ardanuy tudo isso sem sujeira e como muita precisão e eu tava sem graça , tipo, era o mesmo que você que está lendo tentar lutar vale-tudo com o Tito Ortiz...
Por apelação, pensei, não ele está tirando esses sons por causa do seu equipamento uma strato com pickups fender e seymour duncan e uma pedaleira ax 300 da korg que eh bem boa, daí que eu pedi a guitarra dele para tirar um som e não consegui o mesmo brilho e precisão nem de longe... então aos poucos eu fui observando que o que eu estava fazendo não era suficiente e que meu ponto de vista estava errado, eu senti que estava colocando o carro na frente dos bois, tipo, eu queria chegar ao nível dos meus amigos citados acima, mas esqueci que para eles chegarem aonde estavam eles souberam estudar devagar e venceram a impaciencia de se estudar devagar afim de adquirir precisão e velocidade que só vem gradativamente... e não da noite pro dia...
Após eu receber essa saraivada, ele do nada me falou... ta vendo???
quer estudar 5 minutos 200 exercicios, vc tem q pegar um exercicio e estudá-lo até assimilar... depois que o dominar vc pula para outro...


A partir desse dia eu...

Aprendi que não tem essa de equipamento bom e equipamento ruim... PEGADA é 95% de o guitarrista ser o foda ou não não adiantaria eu ter uma boss gt-6 com um ampli da laney se eu não tenho palhetadas potentes ,ligados perfeitos e bends afinadíssimos....
agora vou me preocupar apenas em estudar de forma correta assimilando as coisas para depois passar para outras

Percebi que O Grande Guitarrista se define em 4 coisas: Musicalidade, Pegada, criatividade e feelling... (quem tiver mais opniões ou me corrigir pode falar) qnt a isso vide Zakk Wylde, Malmsteen, Joe satriani

Que o cara estudar para ser Shredder é pensamento de moleque... tipo, o cara se tornar Shredder pela evolução gradual é ótimo e eu aprovo isso, vide Jason Becker, Paul Gilbert e Buckethead, mas esses também sabem parar o motor... mas o cara estudar para querer ser um shredder, o cara nunca vai ser um Eric Johnson que é um dos guitarristas que tem a musicalidade das mais absurdas e complexas e das que mais admiro, pois o pensamento de caras que estudam para serem Shredder não passam de ... Dãããã eu tenho que tocar mais rápido que o Kiko Loureiro Dããããã (imaginem nessa hora um cara que nunca comeu uma buceta ou menos teve o prazer de cheirar uma) mas não estou dizendo isso para a turma deixar de fritar não, ser Shredder de forma gradual é ótimo pois vc sempre saberá tocar belo de forma rápida ou lenta pois hj em dia reconheço que as fritações do Malmsteen são únicas e são agradáveis, muitos shredders por aí só sabem mesmo repetir os mesmos padrões de sempre sem criar nada e a galera burra fica pagando pau, mas se vc perguntar a galera do Jazz não faria o mesmo...

Como aqui tem muito moleque besta viajado,igual eu tava sendo, muitos desses um dia passarão pelo que eu passei ou passarão pior, eu pelo menos agora eu acho que aprendí a como trilhar melhor esse caminho árduo e honroso que é a guitarra, melhor coisa que apareceu para mim juntos com as mulheres lindas.
E o mais importante que eu aprendí e isso todos devem concordar...

o segredo é: ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR E ESTUDAR, guitarra não tem atalhos ou cheats como joguinhos de Video-Game...
Adeus!

caiohleal
Veterano
# abr/05
· votar


nada melhor doq experiencia para saber oq se deve fazer, hehe
concordo com oq vc disse... soh acho q vc poderia ter deixado o texto menor, hehe
abraços!

Librelon
Veterano
# abr/05
· votar


Será q vai ter outra briga d 24 páginas aqui??? Espero q não...
Concordo com tudo...

Fabianorenno
Veterano
# abr/05
· votar


Concordo com cada palavra.

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


bocadecachaca

sei la, um dia desses um cara fez um solo igula ao do malmsteen em 10 mts

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


Dr Urubu Rei

adoro guitarra e minha maior tristeza eh nao poder dominá-la

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


Dr Urubu Rei

como assim assombroso?

TASIVA
Veterano
# abr/05
· votar


se importa se eu não ler ? :) hhehe

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


Cara... eu vi um muleque de 11 anos que tira música clássica de ouvido de um modo que até Paco de Lucia duvidaria... Não sei, mas vendo aquilo percebi que tem gente que tem o dom de tocar guitarra...

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


tem dois caminhos:
ou vc recebe o dom de deus, ou compra com o diabo

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


Dr Urubu Rei

sei la velho eu nao creio que eu tenha dom, mas creio que estudando posso chegar em algum lugar...

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


Agora, esse Malmsteen em 10 segundos foi hilário :P Nunca vi coisa mais ridícula :P

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


estudar nem rola

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


hahahahahha
pqp

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


o cara é o novo paganini

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


o dom existe sim, mas para mim acho que não nascí com o dom para o que mais gosto de fazer mais nasci com a persistência dos leões para ir até o fim!!!! não sossego em me sentir um medícre!!!!

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


Tipo, quem tem o dom que usufrua do que tem... Agora, nós que não temos devemos correr atrás dele... Como fizeram o grande Malmsteen e o pavoroso Steve Vai, mais uma penca de guitarristas

Librelon
Veterano
# abr/05
· votar


maniac123
Quem é paganini???

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


Esse Paul Miander não tem o dom e nem correu atrás, ou seja... Não tem futuro :P

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Librelon

Quem é paganini???

paganini ja era, é coisa do passado, agora o cara é o Paul Miander

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


paganini ja era, é coisa do passado, agora o cara é o Paul Miander

UHAHUAHUAHUA... To lendo esse tópico ao som de Rising Force =]

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


Paul Miander

se for aquele que gravou os solos do malmsteen.... ihhhh

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


uahuahuahuahua... Ele é o novo shredder do momento... Que se fodam os outros! Paul Miander é o melhor!

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


Dr Urubu Rei

o cara é o novo genio da musica erudita....

o rei das menores harmonicas

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


Para quem não sabe o Ardanuy ja tirou altos sons com o Malmsteen, O Buckethead eh apx pelo Malmsteen e pelo Shawn Lane e um guitarrista daqui de recife Chamado "Bicudo" deu um pau em Ardanuy e Kiko Loureiro acreditem se quiser...

bocadecachaca
Veterano
# abr/05
· votar


Dr Urubu Rei


ei vc, preciso perguntar umas paradas de menor harmonica...!

Spider Man
Veterano
# abr/05
· votar


Depois de Metal defender, Beto Guedes temos o novo papa do shred :

Paul Miander




.

stratopeido
Veterano
# abr/05
· votar


kralho vc e o rei da enchecao de linguiça!!! vc devia ser politico!, serio mesmo, nunca vi tanta redundancia eu li metade, e na hora q vi q vc n ia sair daquilo ali, ja desisti.. pela mord D'eus....

btw: proximo passo depois seria vender os cds do satriani, morse, steve vai, e tocar um blues johnny winter, country, chet atkins, etc.. esse conceito de "evolucao" musical q vc ta falando e subjetivo, e n e passivel d analise. Quando vc fala d musicalidade e "filíng" d ardanuy, satriani, eric johnson, saiba q esses ai sao considerados uma grande merda pela maioria dos guitarristas d blues, ou rock mais antigo, entao tudo oq vc falou ate agora n passa d redundancia (by stratopeido)

maniac123
Veterano
# abr/05
· votar


O novo deus da guitarra esta aqui:

http://s17.yousendit.com/d.aspx?id=1LLIEEWMFRTQ009K9GDSIXU4E1

pedrovai
Veterano
# abr/05
· votar


Eu aconselho o Sr Miander a fazer uma videoaula ensinando as suas técnicas mais vibrantes e encantadoras, que não são poucas hein :D

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Aprendi uma lição! (by bocadecachaca)