Hélcio Aguirra - Golpe de Estado - o maior guitarrista de Hard Rock do Brasil

    Autor Mensagem
    maniac123
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: maniac123


    E ae, galera...

    to postando um som de um guitarrista q já faz parte da historia do rock brasileiro... Helcio Aguirra!

    Essa gravação é do disco Forçando a Barra, de 1988... reparem no timbre da guitarra... ele é tecnico em eletronica, os amplis dele sao todos mexidos por ele mesmo (até hoje ele desenvolve os amplis da meteoro)

    Espero q gostem

    http://edukaw.sites.uol.com.br/cobra_criada_golpe_de_estado.mp3

    (botao direito - save link as - ou - copie e cole na barra de endereços)

    paulgilbert
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    maior? talvez nao
    prefiro ardanuy

    maniac123
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    paulgilbert

    se vc tiver oportunidade, pergunta pro ardanuy o q ele acha do Aguirra...

    Blz?

    angus junior
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    paulgilbert
    cara juro pode deus q eu n te entendo
    vc fala q odeia yes e ouve rush..adora paul gilbert e xinga sua ibanez e idolatra sua fender
    n te entendo nem um poko

    paul gilbert mestre?
    tvlz eu prefira o SRV

    desculpa foi soh pra descontrai num fiko bravo n

    maniac123
    eu ja essa banda ae uma vez
    na epoca eu n sabia de nd

    paulgilbert
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    angus junior
    uhAUHaHUha angus, rush faz tempo q nao ouço, adimiro a abilidade deles,
    yes axo irritantemente xato
    paul gilbert eh foda, minha ibanez eh fraca, mas eu gosto dela, eu gosto da minha fender bastante, pq tenho obrigaçao pelo preço pago tb,
    eu tb axo foda SRV

    angus junior
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    paulgilbert
    entao vc n gosta mais de jethro tull? serio se gosta??

    Alexandre Souza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    maniac123
    Vc ja ouviu a versão de Hino de Duran do Golpe? Puta sonzera, esse cara arrebenta msm...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Prefiro Ardanuy. ;)

    monk
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Forçando a Barra, de 1988

    eu tenho esse disco, mto foda o som dos caras :)

    e comparar o edu com o helcio não tem nada a ver, é outra onda

    Alexandre Souza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    haha esse forum...
    os caras criam um topico sobre Hendrix, vai um lá e fala q prefere o malmmsteen,
    os caras criam um topico sobre Helcio, vem outro e fala q prefere o Ardanuy...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Alexandre Souza
    Heheheheheheh!!! E assim a vida segue... :)

    Alexandre Souza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    democraticamente haha =)

    maniac123
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: maniac123
    · votar


    Alexandre Souza

    ja escutei sim, eles mudaram um trecho da letra do Chico, mas ficou muito bom...

    monk
    Alexandre Souza

    é muito comédia isso... hehe

    pior é q esses caras todos pagam mó pau pro Hélcio, ele q começou tudo, melhorou equipo de uma par de cara... os caras do Titãs fizeram até música pra eles... a Rita Lee "roubou" o baterista por uns tempos... hehe... é foda...

    Golpe de Estado fez história, pena q isso pouco importa no Brasil...

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    maniac123
    "Golpe de Estado fez história, pena q isso pouco importa no Brasil..."

    100% verdade!

    monk
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pena que o catalau surtou né

    alguém já ouviu o vocal novo dos caras?

    Alexandre Souza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    monk
    alguém já ouviu o vocal novo dos caras?

    Ano passado eu vi os caras naquele programa "Swing com Syang" e o vocal era legalzinho... não sei se ainda é o msm...

    maniac123
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    monk

    eu ja ouvi sim, o cara canta muito...

    mas, com certeza, nao é o catalau... pena q o cara era cabeçao...

    fazia umas letras muito loucas.... tinha mó presença de palco...

    eu vi varios show do Golpe, o cara mandava muito no palco...

    monk
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Alexandre Souza

    nao velho o catalau saiu faz um tempo já, o cara pirou entrou numa seita ai seila

    Alexandre Souza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    monk
    to ligado...
    esse cara q eu vi ano passado no programa daquela gostasa já não era o catalau, e cantava legalzinho tbm, mas não sei se ainda é o msm hj ou se já mudou denovo, parece q até o zinner saiu

    Sincero
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Sincero
    · votar


    Ele é foda toca muito, mas eu prefiro o Ardanuy

    Sincero
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Se não me engano o cara que canta agora no golpe é filho do Wander Taffo

    Ruralzao
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    paulgilbert
    maior? talvez nao
    prefiro ardanuy


    Maior eh diferente de melhor, eu considero o jimi hendrix o maior guitarrista de todos os tempos, mas sei q existe muiiiiiiiiiiita gente melhor do q ele.

    Sincero
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ruralzao
    Maior eh diferente de melhor, eu considero o jimi hendrix o maior guitarrista de todos os tempos, mas sei q existe muiiiiiiiiiiita gente melhor do q ele

    Isso eu discordo, pq Jimi Hendrix revolucionou a guitarra, Jimi é divisor de águas na guitarra rock. Não sei se existe guitarrista melhor q jimi hendrix

    Alexandre Souza
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Jimi é divisor de águas na guitarra rock.

    concordo, boa definição

    John Johns
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O Helcio é mto bom, dá pau em muitos, até esses guitars heros internacionais.

    maniac123
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    John Johns

    A grande sacada do Helcio é o fato dele nunca ter feito aula... o cara criou um estilo proprio, um som proprio, q ninguem tem...

    vc percebe influencias fortes de Sabbath no som dele, mas ele tem uma caracteristica propria... peso e lirismo... riffs pesadissimos e frases suaves...

    maniac123
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Engenharia Hard Rock
    Hélcio Aguirra fala de seu som de guitarra e sobre seus
    novos planos musicais.

    Por: Regis Tadeu
    Fotos: Tatyana Alves


    Engenharia Hard Rock
    Hélcio Aguirra fala de seu som de guitarra e sobre seus
    novos planos musicais.

    Por: Regis Tadeu
    Fotos: Tatyana Alves




    A história do rock brasileiro guarda certas semelhanças com o que acontece na trajetória do estilo pelo mundo. Uma delas é o fato de que determinadas bandas ainda não mereceram o devido reconhecimento por conta de sua excelência artística. Esse parece ser o caso do Golpe de Estado, indubitavelmente uma das maiores bandas do Brasil, mas que não obteve o sucesso merecido depois de excelentes discos - Golpe de Estado (1986), Forçando a Barra (1988), Nem Polícia Nem Bandido (1990), Quarto Golpe (1991), Zumbi (1994) e 10 Anos ao Vivo (1997). Mesmo assim, o quarteto permanece como um dos mais cultuados pelos fãs do hard rock, fazendo com que seus shows sejam mais concorridos que os de muito neguinho que se julga astro da música pop tupiniquim.

    Uma das principais características do grupo é a inequívoca habilidade de Hélcio Aguirra em despejar saraivadas de riffs mortíferos em cada uma das canções que os caras já registraram. Só que, ao contrário do que poderia se supor, ele não é apenas mais um guitarrista influenciado por Tony Iommi. Uma prova disso é o surpreendente trabalho que vem desenvolvendo com seu projeto paralelo, Mobilis Stabilis - cujo auto-intitulado disco de estréia trouxe uma veia totalmente instrumental - que já está gravando o segundo CD.

    Apesar de ter vindo de uma família de músicos - seu pai, por exemplo, era um exímio tocador de bandolim - o garoto Hélcio primeiramente demonstrou um incrível interesse pela eletrônica, o que o ajudou na hora de entrar no universo musical "cheguei até mesmo a desmontar uma TV Philco '51 para tirar o módulo de potência com as válvulas e, com isso, construir o meu primeiro amplificador",
    (relembra o guitarrista entre risos.)

    O passo seguinte foi montar uma banda. Assim surgiu o Via Láctea, com um som bem progressivo e letras "viajandonas", que tempos depois deu origem ao Harpia, um dos maiores nomes do então emergente cenário heavy metal nacional, cujo primeiro disco, A Ferro e Fogo, se transformou em um clássico, chegando mesmo a ser distribuído na Alemanha. Mas logo a banda deu uma pirada, já que cada um dos integrantes tinha prioridades diferentes.

    Foi então que, numa jam session na casa de amigos, Hélcio conheceu o baterista Paulo Zinner e o baixista Nelson Brito, que haviam voltado recentemente de Londres. A química musical entre os três fez com que o trio convidasse o vocalista Catalau e nascesse o Golpe de Estado. A banda acabou elaborando uma linguagem mais política nas letras, mas sempre mantendo o clima rock`n roll.


    Em seu trabalho com o Mobilis Stabilis, você demonstra outras facetas como guitarrista.
    As músicas foram se desenvolvendo a partir de jam sessions e as gravações foram bem rápidas, porque os arranjos já estavam bem definidos. As tomadas das bases foram ao vivo.

    Depois, acrescentamos outros instrumentos. Para ser sincero, nunca havia gravado tanto ao vivo no estúdio como nesse disco. Também toquei ao vivo algumas melodias e depois realizei dobras ou correções eventuais.


    Qual é a importância da técnica para você?
    A técnica é importante para chegar no seu objetivo, que deve ser o feeling. Eu mesmo mudei a minha técnica quando passei a tocar com palheta de 2mm, pois com ela consigo um som mais seco, além de exigir que a minha palhetada seja ainda mais precisa. Eu mesmo nunca estudei...

    Quais são seus projetos futuros?
    Como uma espécie de comemoração pelos 18 anos de carreira, estamos já na fase de mixagem do novo CD do Golpe de Estado, que deve sair em breve e marcará a estréia em disco do nosso novo vocalista, Kiko Muller. As gravações foram bem divertidas, porque realmente estamos em uma nova fase. Além disso, estou terminando as gravações do segundo disco do Mobilis Stabilis e trabalhando em projetos que visam fazer algumas modificações nos meus modelos de amplificadores da Meteoro, como a adição de mais canais etc. Também pretendo começar a fabricação de pedais de distorção.




    Confira a entrevista completa na edição 109/Janeiro de 2004 da Revista Cover Guitarra

    maniac123
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Pesadas modificações
    Usando como exemplo os equipamentos usados no mais recente disco do Golpe de
    Estado, Pra Poder, HÉLCIO AGUIRRA explica a Regis Tadeu como funciona a cadeia
    de sinal de seu som e como sua inventividade tornou seu som extremamente pessoal
    Fotos Fernanda Lupo




    Você já sabia exatamente como suas guitarras deveriam soar antes de começar a gravar?
    Posso dizer que sim, pois uso praticamente os mesmos equipamentos para o estúdio e para os shows.
    Não tenho essa postura de escolher uma guitarra para cada música. Faço a escolha pelo som que sei que ela tem
    e que se aproxima mais daquilo que quero na hora. Por exemplo: na música “Pra Poder”, usei mais a Tagima Flying
    V que a Gibson SG, o que não significa que, no futuro, eu tenha que tocar com ela nos shows. Não tenho porque ficar preso a uma determinada guitarra por causa de uma música.

    Qual seu principal instrumento usado nas gravações do disco?
    Foi a Gibson SG ‘64. Ela tem o acabamento de uma standard, mas os dots são do formato de um trapézio.
    Tudo nela é original, incluindo os captadores PAF e a alavanca, chamada de vibrola, que dá uma característica
    totalmente diferente ao som, uma ressonância mais metálica, mesmo sem forçá-la.
    Uso cordas 0.10 da Ernie Ball ou GHS.


    Confira a matéria completa na edição 123/Março de 2005 da Revista Cover Guitarra

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Hélcio Aguirra - Golpe de Estado - o maior guitarrista de Hard Rock do Brasil