Sugestão (Programa de Estudos)

Autor Mensagem
maniac123
Veterano
# mai/05
· votar


Marisco

como eu sei q a organizaçao do estudo rende resultados... tenho pouco tempo diario, mais ou menos 2:00... tento estudar sem dividir por minutos, e sim por periodo de dias ou semanas... um periodo eu estudo mais harmonia, quando nao rende mais, vou estudar mais tecnica... e por ai vai...

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco
Marisco

O que seria uma 'peça'?

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


Muito legal mesmo esse programa, dá umas idéias legais pra estudar.
Agora eu só preciso saber o que é aquela 'peça' que você disse para analisar e estudar.
É de música clássica? O que seria?

PAZ

lobz
Veterano
# nov/05
· votar


Thio
se voce ou alguem aqui do forum puder upar o arquivo pra mim, to precisando muito, eu fico grato
valeu!!!!!!!!!!!

guitargod
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco
grande Mariscão, muito boa iniciativa.

Me interessei muito nesse curso de ouvido e já to catando ele lá no e-mule.

Só uma dica, acho que harmonia e improvisação são tão importantes quanto técnica, então acho que é melhor dar mais tempo a elas e tirar um pouco de técnica..... só uma sugestão :)

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


Thio
Uma peça é uma música inteira.

guitargod
Só uma dica, acho que harmonia e improvisação são tão importantes quanto técnica, então acho que é melhor dar mais tempo a elas e tirar um pouco de técnica.....

Na verdade tudo neste programa é importante. Seria legal ter umas duas horas para cada assunto, mas pra mim é inviável. Eu coloco este tempo para técnica pq sou muito descordenado. Se eu estudar pouco de técnica não consigo render muito. O que não acontece com harmonia e improvisação.

Thio
Veterano
# nov/05
· votar


lobz

upar que arquivo?

Marisco

Que tipo de música? por exemplo, no improvisação, entendi como sendo um tema - harmonia e melodia. Peça eu não entendi. Que tipo de música?
Qualquer uma?

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


Thio
Estudar qualquer música inteira. Pra ter repertório!

Rex_Rocker
Veterano
# mar/06 · Editado por: Rex_Rocker
· votar


ja q fecharam meu topico vo faze as mesmas perguntas nesse aqui

dentro desse tempo q vc estalece pra estuda palhetada alternada por exemplo, qnto tempo eu fico no mesmo exercicio, nao to afim de ter ler hehe, e vcs fazem o mesmo exercicio todos os dias da semana ou tipo um dia fazem um e no outro fazem outros??
e tbm qnto tempo +- vez ficam estudando o mesmo exercicio, ateh deixa lo de lado, tipo uma semana duas??


Marisco
podia te respondido meu topico antes de fcha neh??hehehe

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Rex_Rocker
Vamos enriquecer esse tópico =)

Respondendo a pergunta: eu treino no máximo 10 minutos de um mesmo exercício. Se eu me empolgo as vezes treino um pouco mais, mas a média é entre 5 e 10 minutos.

Rex_Rocker
Veterano
# mar/06
· votar


Marisco
valeu, mas e qnto as outras perguntas??

e sobre seu programa de estudo tipo o meu fico bem aparecido, mas assim em vez de estudar alguns assuntos pro um tempo bem pequeno pro dia eu tava pensado em nao estuda todos dias mas fica um tempo maior, tipo 2 vezes por sema 40 min de improvisaçao, 15 minutos mal da pra mim tira a harmonia hehehe, composiçao tbm fiz isso, uma vez por semana mas o tempo q for preciso tipo ateh as ideias acabarem

Rex_Rocker
Veterano
# mar/06
· votar


up

Marisco
Veterano
# mar/06
· votar


Rex_Rocker
Cara, uma coisa é importante: não existe uma regra para estudo de guita. Você tem que adaptar as diferentes "matérias" a maneira que rende mais pra você. Pra mim o esquema é estudar um pouquinho de cada, pq senão eu enjôo fácil. Tenho um amigo que senta e estuda a mesma coisa por duas horas.

Thio
Veterano
# abr/06
· votar


Usei a busca e não encontrei referências à pergunta que farei (pelo menos não satisfatoriamente).
Vai de cada um... cada um sabe como aproveitará os tópicos estudados, dividindo-os em um tempo que estará de acordo com suas intenções (exemplo do Marisco, que prefere estudar um pouco sobre cada assunto em um dia), mas tenho uma dúvida:
Se a pessoa estudar apenas um tópico por semana, mas bem estudado, terá mais dificuldades pra memorizar do que quem estuda um pouco sobre aquilo por dia?
Digo... se uma pessoa estuda 10 minutos de harmonia por dia, e outra pessoa estuda uma hora de harmonia em um dia, elas estarão absorvendo e aprendendo da mesma maneira? Ou tudo isso também têm a ver com cada um?

Tive a idéia de seguir um roteiro diário baseado no repertório, e ficou basicamente assim:

Segunda-feira:
1 - Aquecimento (exercícios cromáticos, com ou sem rítmica) - 10 min
2 - Técnica (algum tópico, ou dois - arpejo, rítmica, articulação, sweep, dedilhado, ...) - 30 min

REPERTÓRIO
1 - Análise harmônica (analisar os acordes funcionalmente ou modal-mente; listar opções de tríades/arpejos;...) - 30 min
2 - Harmonia/Acordes (Tétrades e inversões em todo o braço; Tétrades dissonantes - ver todos os desenhos possíveis no braço da guitarra,...; Tríades - abertas, em progressão,...; Acompanhamento; ...) - 1h
3 - Tocar o repertório só com tríades e arpejos, listar os que ficaram mais sonoros e bonitos - 20 min
TOTAL - 2h30m

Segundo round:
1 - Leitura à primeira vista - 10 min
2 - Rítmica - exercício rítmico - 15 min
3 - Algum tópico ou exercício variado (qualquer um, de teoria, acorde, walking bass, chord melody; estruturas melódicas; desenvolvimento de motivos; blocos quartais; Ear training;...) utilizável na música, de preferência - 30 min
4 - Estudar teoria (harmonia; contraponto; ler algum livro;...) - ?!


Terça-Feira:
1 - Exercícios cromáticos/ de digitação - 10 min
2 - Intervalos, notas no braço da guitarra - 20min

REPERTÓRIO
1 - Análise melódica (construção da melodia; listar trechos ou passagens interessantes ou difíceis para treinar como pattern; Listar opções de escalas e patterns; Listar opções de motivos para o solo;...) - 30 min
2 - Melodia no braço (Tocar em todas as oitavas e digitações; ver possibilidades para interpretação - articulações, ligados...; ver possíveis variações - rítmicas, melódicas) - 30 min
3 - Escalas (Tocar a música apenas acompanhando com as escalas básicas; Tocar com outras escalas - ex.: escala alterada no acorde V...; Tocar as escalas com algum pattern; tocar com algum pattern específico - extraído da melodia ou de algum motivo;...) - 1h
TOTAL - 2h30min

Segundo round:
1 - Leitura - 10 min
2 - Solfejo - 15 min
3 - Tocar qualquer coisa, treinar qualquer outra coisa - 30 min
4 - Teoria - ?!

Quarta-feira:
1 - Exercícios Cromáticos - 10 min
2 - Técnica (rever o tópico da segunda-feira, variar; Treinar trecho difícil ou interessante do Repertório; treinar algum outro exercício técnico;...) 30 min

IMPROVISAÇÃO
1 - Pattern para música - analisar e treinar ( Pattern extraído da melodia do tema; pattern melódico; progressão II-V-I;...) - 30 min
2 - Frase (analisar, treinar, variar, estudar de todas as maneiras uma frase; colocá-la no contexto do repertório;...) - 45 min
3 - Tocar a música com frase, patterns, técnica, melodia e arpejos/tríades - 20 min
TOTAL: 2h15min

Segundo round:
1 - Leitura - 10 min
2 - Partitura - 15 min
3 - Tocar/treinar - 30 min
4 - Teoria - ?!

Quinta-feira
1 - Exercícios Cromáticos - 10 min

REPERTÓRIO
1 - Organizar lista/anotações com opções selecionadas de arpejos; acordes; escalas;... - 20 min
2 - Harmonia/Acordes - Tocar a música acompanhando - 30 min
3 - Triades/Arpejos - 30 min
4 - Escalas - 30 min
5 - Tocar explorando tudo o que foi estudado - técnicas, frases, análises, arpejos, escalas, patterns,... - 30 min
TOTAL - 2h30min

Segundo round:
idem a algum anterior

Sexta-feira:
1 - Exercícios de digitação - 10 min

REPERTÓRIO
1 - Walking Bass - 30min
2 - Algum tópico específico (Chord Melody; Blocos Quartais;...) - 30 min
3 - Harmonização; Reharmonização; Transposição; TonalxModal;... - 1h
TOTAL - 2h

Segundo round:
idem ao anterior

Sábado:
1 - Exercícios Cromáticos - 10 min
2 - Rever todos os tópicos da semana e treinar os mais dificultosos - 1h
3 - Tocar a música através da revisão - 15 mi
TOTAL - 1h25min

Será que tá faltando alguma coisa que seja de suma importância para o estudo da guitarra? Será que dou importância demais, ou repito muito alguma coisa?
Será que, seguindo este esquema, aprenderei da mesma maneira que alguém que estuda tudo em um único dia?

Thio
Veterano
# abr/06
· votar


up.
vou começar amanhã, com algumas modificações.

Rafael Ferraço
Veterano
# abr/06
· votar


Marisco
Muito obrigado pela essa iniciativa e ótimo tópico, só tem uma coisa... eu num to achando o David Lucas Burge - Perfect Pitch Ear Training with Handbook.zip no eMule, vc pode me passar o link dele do eMule por aqui ?

aacasarin
Veterano
# jul/10
· votar


Disponibilizo o curso "David Lucas Burge - Perfect Pitch Ear Training" transcrito e traduzido no link.
Outras coisas, como boas dicas para planejamento de sala de Home Theater no link.
Abc

Konk
Veterano
# jul/10
· votar


aacasarin
Valeu aí Aacasarin! Não vou deixar de olhar. Já lí o primeiro PDF e parece bem interessante.

Abraços.

aacasarin
Veterano
# jul/10
· votar


MELHORADO: AGORA COM NOTAS PARA OS Q N ESTAO COM INSTRUMENTO NO LINK

ClaytonKPR
Veterano
# out/10
· votar


Me desculpem upar o topico mas é melhor upar um bom topico do que criar outro nao é verdade? =]

Gostaria de pedir para vcs fazerem um esqema de estudo destes para mim só q para iniciante, sou um auto-didata tbm.

Antes que me xingem dizendo "porq vc mesmo nao faz?", eu digo, sou iniciante e nao sei o q estudar! Sendo assim fica MUITO DIFICIL criar uma sequencia de estudo sendo que nao sei o q estudar primeiro...

Agradeço desde ja, tenham uma otima semana!
Abç.

Yusuke Urameshi
Veterano
# out/10
· votar


ClaytonKPR

Procure conhecer BEM a disposição das notas no instrumento.

Feito isso, comece a ler sobre intervalos. É o ponto de partida pra se aprender qualquer outra coisa.

Na parte técnica, procure exercícios de digitação para o seu nível e depois comece a pegar musicas fáceis.

Jerry C
Veterano
# dez/10
· votar


Marisco

É um ótimo programa de estudo cara.. mas não consigo me adaptar a esse tipo de estudo .. tipo hora marcada certinha heheh,

Bom topico! abs..

will789
Veterano
# dez/10
· votar


Jerry C
tbm acho isso foda, gosto de ficar improvisando e tal, prefiro, pq treino tecnica e para harmonia eu tento criar algumas musicas, mas os cronogramas colocados nesse topico eu achei bem legais!

flw

Jorge Master
Veterano
# set/11
· votar


Mals ress. Alguem popde me dizer o que seria esse "m6" e "M7" após a escala penta?

E pqe ñ se utiliza-se escalas como maior harmonica e maior melodica?

AleXtremePK
Veterano
# set/11
· votar


Vlw cara mas sou bem iniciante na área da guitarra pode me disser oq é Treino para ouvido absoluto e como faz +/- ???

Jorge Master
Veterano
# set/11
· votar


up?

Jorge Master
Veterano
# set/11
· votar


up?

MBSAC
Veterano
# fev/12
· votar


Excelentes orientações para quem quer se organizar e avançar no estudo musical. Obrigado!

Lord-g
Veterano
# fev/12
· votar


Massa o tópico !
Parabéns ao Criador no mesmo =]

PWN3DROCK
Veterano
# fev/12
· votar


Acho que vou tentar montar um programa de estudo novamente porque na primeira vez não deu muito certo, pra min o que anda funcionando é escolher 2 ou 3 assuntos e malhar eles até ficar fera.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sugestão (Programa de Estudos)