Sugestão Cronograma/Rotina de estudos estilo Hard Rock ?

    Autor Mensagem
    LCF LABS
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: LCF LABS


    Olá pessoal do Cifra Club

    Acompanho o forum a cerca de 1 ano e meio e fui Baterista por 6 anos, tenho 24 anos e decidi que quero estudar instrumentos melodicos/harmonicos e acabei optando pela guitarra.
    Não posso deixar de agradece a todos pelas informações que se pode ter por aqui, graças ao forum consegui decidi por um equipo custo/beneficio impecavel ao meu ponto de vista e graças ao pessoal que postou nos topicos de sugestões de compra, meu equipo é o seguinte:

    Amplificador Laney LV100 65W
    Paleira Zoom G9.2tt
    Guitarra Cort X11 ( Ponte Floyd e Caps EMG HZ )
    Cabos c/ Fio Santo Angelo SC30 e Plugs Amphenol

    Resolvido o problema do equipo, sugiram mais 2:

    - Primeiro seria escolher o estilo que gostaria de focar para começar, e como sempre gostei de Hard Rock, optei por esse. Os guitarristas que mais me identifiquei foram o John Sykes (Whitesnake), Randy Rhoads (Ozzy), Vivian Campbell (Dio). Existem outros mais "absurdos" que gosto, mais preferi manter o foco nesses 3.

    - Segundo seria criar uma Rotina/Cronograma de estudos, como ja fiz um tempo de guitarra, cerca de 6 meses, tenho uma noção de formação de acordes/bicordes e principalmente tempo de musica, que é indispensavel em bateria e acredito que seja minha principal caracteristica ao meu favor. Minha missão e ser Autodidata

    Queria saber do pessoal do forum sugestões de Rotinas e Cronograma de estudo para ir para o caminho certo....

    Valeu

    Tivertimailaif
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Vai tirando músicas que sejam de Hard Rock, e prestando bastante atenção que escalas tão usando, licks e pah. E não esqueça de pegar bastante muié, pq se nao vc não presta pra tal estilo =P

    Diego Offerni
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Olha cara, eu acho que a rotina de estudos é independente de estilo, sendo assim, vou levar mais ou menos como eu estudo (qdo da tempo)

    o interessante é umas 2 horas de estudo por dia pelomenos.

    1 hora de exercicios de aquecimento, padrões, escalas, arpejos, etc.. (tudo q envola solos)
    1 hora de harmonia (que é essencia, inclusive no hardrock, pras musicas nao ficarem todas iguais)

    é sempre bom estudar os 2..
    e dentro do seu limite vai arriscando tirar as musicas que vc curte e acha q vai ser possível tirar.
    tenta tirar exatamente a musica como ela é, isso vai deixando seu ouvido aguçado e exigente.



    AH, e o mais importante no hardrock: não esqueça de fazer chapinha no cabelo! o segredo está aí. uehueheuheue


    espero ter ajudado.
    abraço!

    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Minha dica é não tentar dar passos muito maiores que as pernas.

    Várias músicas vão exigir que você já tenha uma base motora para poder executar razoavelmente. Começe procurando material com exercícios (treine de preferência com metrônomo) e tente tirar músicas que não estejam muito acima da sua capacidade no momento.

    Tire músicas de outros estilos que não só hard rock e estude teoria/harmonia.

    Não fique empacado num exercício ou lick por muito tempo. Se ele não está saindo agora é provável que você tenha que desenvolver mais certas habilidades... diversifique o que você estuda!

    No mais é dedicação! Seja crítico com relação ao som que você está tirando, mas saiba que se leva tempo pra chegar num nível legal, saibda reconhecer seu progresso também.

    FAP
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Um cronograma que eu montei uma vez:

    - Alongamento: alongamento de dedos, mãos e braços. Ideal para evitar problemas físicos. Há vários vídeos na Internet com sugestões de alongamentos.

    - Aquecimento: exercícios como o famoso 1234 para aquecer as articulações. Outro muito bom é o 1234-2341-3412-4123, subindo e descendo as cordas. Além de te preparar para atividades intensas, também ajuda na sincronia das duas mãos. Tocar com metrônomo, de preferência.

    - Escalas: tocar escalas/modos em todo o braço. Ajuda a memorizar as regiões/shapes. Para procurar os desenhos de escalas, lembre-se: a Internet é sua aliada.

    - Patterns: muito comum em qualquer estilo, e bastante presente no hard rock/metal. Contribui para a formação de licks, sincronia das mãos e memorização das regiões do braço. Tocar com metrônomo, de preferência.

    - Repertório: pegar alguma música que esteja no seu nível para acrescentar em seu repertório, e também é muito importante para enriquecer sua "biblioteca de licks". Preste muita atenção nos detalhes, imagine com o guitarrista está tocando a música. Caso precise desenvolver alguma técnica específica, pratique um trecho de uma música que contenha essa técnica. E como disse o Pepe Le P, não fique empacado por muito tempo em um mesmo trecho, talvez não seja o momento ideal para tirá-lo pois você ainda não tem intimidade suficiente com o instrumento.

    - Improviso: tocar em cima de uma backing track, aplicando licks e patterns estudados. Preste bastante atenção na melodia e na pegada. Nesse caso, participar de jams do fórum é uma ótima ideia.

    - Teoria: aqui eu recomendo mesmo um professor, porque aprender sozinho é complicado. Mas, como pretendes ser autodidata, estude o básico através de apostilas ou sites e vá tirando suas dúvidas no fórum (sempre lembrando de usar a busca antes)

    O período para cada tarefa é relativo, depende de seu tempo livre. E sempre preste atenção no que está fazendo, não toque simplesmente por tocar.

    Espero ter ajudado :)

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    LCF LABS

    "Minha missão e ser Autodidata"

    Te desejo muita sorte!

    Um dia talvez eu entenda qual é a lógica desse pensamento.

    tomcykman
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    De Ros

    A lógica é falar pros outros que foi/é autoditata. Pra mim não é coisa boa não..

    De Ros
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tomcykman

    Entendi.
    Mas, se tem gente que vai dizer "nossa, que incrível, que talento, ainda por cima auto-didata", tem gente que vai dizer "que bobagem, não teve humildade para pedir ajuda de quem sabia mais".

    Entendo o Hendix ser auto-didata, uma vez que não havia professores de guitarra nos arredores e, se houvesse, não tocavam rock, e se tocassem rock, ele não teria grana para pagar.

    Mas, hoje em dia...

    Bom, cada um, cada um!

    Arimoxinga
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    se não me engano o Ozielzinho é auto-didata e toca Bem de mais, acho que se ele conseguio da para conseguir tbm. (nunca tive professor)

    mas concerteza um músico auto-didata vai demorar um pouco mais para entender teoria, de que um que tem um professor. mas por outra parte a sensação de aprender e passar por aquilo sozinho é boa de mais.

    o pessoal já te mandou dicas bem legais agora é só por a mão na massa!

    Peace!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    LCF LABS
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=estudos&bool ean=1&forum3=1

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sugestão Cronograma/Rotina de estudos estilo Hard Rock ?