Autor |
Mensagem |
RogerioMusicMax Veterano |
# abr/05
Num entendo muito bem de pedais analogico, mas tem uns efeitos, que eu num sei pra q serve, como o pedal de efeito gate, overdrive, compressor etc. Queria saber de outros efeitos e suas funções. Valew
|
Moacir Guitti Veterano |
# abr/05
· votar
Overdrive - Tenta imitar (ou as vezes faz) a distorção que a valvula cria no sinal quando esta "no talo". O transistor tambem da essa distroção só que é bem menor e diferente (os Harmonicos)...
Distroção - Recorta ainda mais o sinal que o overdrive.
Compressor - ele corta os picos de Volume sem gerar distorção de modo que o som fique homogênio (por exemplo, ele atenua a diferença de volume entre tocar um acorde e uma só corda tornando-os quase iguais.
Chorus - Ele mistura um atraso no sinal com um sinal de "afinação" levemente diferente dando a ideia de ambiencia!
Delay - sinal mais um atraso dando a ideia de 2 (ou mais) guitarras sendo tocadas!
Reverb - simula reverberação!
Echo - como o nome diz eco!!!!
Tremolo - Variação de volume repetidas vezes.
Wha Wha - Corte de harmônicos e algumas frequências!!! Vc é quem varia o corte com um pedal
Phaser - É parecido com o tremolo, mas ao invés de variar o volume variam as frequências!
ha cara...e tem uam infinidade de outros! (graças a Deus eheheh!) o esqueme é ir experimentando
Mas pra vc ter uam ideia existem varios nomes que praticamente são a mesma coisa! Por exemplo pedais de Overdrive, Distrotion, Fuzz, tube Scream, metal zone são basicamentes pedais de distorção! (é claro q no caso o timbre muda muito de um para o outro! ai vai de vc escolher o q vai mais ciom sua cara!)
Espero ter ajudado! Se eu errei ai me corrijam!!!!! Abraço!!!!!!!!!!!!!
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/05
· votar
Boa tarde!!!!
Apesar de não exatamente o fórum mais indicado para efeitos, vou tentar ajudar de maneira bem superficial:
Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes...
Compressor: corta os picos e dá ênfase ao sinal fraco sem contudo distorcê-lo
Chorus: Acrescenta ao sinal, o mesmo sinal com um pequeno atraso, mais curto que o Delay
Flanger: Este sim adiciona um sinal com afinação (pitch) um pouco diferente
Delay: Semelhante ao Chorus, mas com o atraso de alguns milissegundos o que pode fazer parecer que 02 instrumentos estão tocando juntos...
Reverb: Efeito de ambiencia, quando o tempo de atraso do sinal não é tão definido a ponto de se parecer com um eco...
Wah Wah: Varia o timbre da guitarra, como se o botão de tone da guitarra fosse aumentado e abaixado
Phaser: É um filtro do tipo Phase Shifting que atrasa a fase do sinal, gerando um “feedback” que é somado ao som original criando o efeito do tipo rotatório, como uma turbina de jato, por exemplo.
Existe ainda Fuzz, Vibrato, Auto Wah, Pan, Noise Gate, Noise Supressor, Limitador, Sustainer, Talk Box...
É coisa pra caramba!!!! rs
Preparei um texo que andei remetendo pra um pessoal que dava uma idéia de cada um dos vários efeitos, seus tipos e como eles interagem entre si...
Valeu!!!
|
John Johns Veterano |
# abr/05 · Editado por: John Johns
· votar
Gate: Tira a microfonação (feedback)
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/05
· votar
John Johns
Microfinação?!
|
John Johns Veterano |
# abr/05
· votar
Penta_Blues
nossa viajei ehheheheheheh... Microfonia! ehehheheheheheh
|
Malfeitor_Imortal Veterano |
# abr/05
· votar
UHAHAAOAAIHA..........microfonação eh otimo
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/05
· votar
Boa tarde!!!!
O Gate, ou noise gate tem a função de cortar o sinal sonoro quando sua intensidade está baixa e o ruído começa a aparecer. Como o próprio nome diz, trata-se de uma porta que se abre conforme o ajuste determinado, permitindo que tanto o som quanto o ruído passem. Tecnicamente, o Noise Gate é exatamente o oposto do Limitador.
|
pinguim_rj Veterano |
# abr/05
· votar
pessoal eu to com 1 equalizer so q nao sei como usa-lo. da pra dar uma melhorada na minha dist com ele?kal a funcao dele?
vlw e beijunda
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/05
· votar
Boa tarde!!!!
Pinguim_rj
O negócio é o seguinte: Equalizadores possibilitam cortar ou amplificar freqüências a fim de buscar o equilíbrio entre as mesmas. Com eles é possível selecionar quais freqüências serão distorcidas, quais estão em excesso ou quais precisam de um ganho maior. É importante ter critério na equalização, pois, à medida que se alteram as freqüências originais, perde-se o timbre real do instrumento. Existem vários tipos de equalizadores que se distinguem pelos diferentes tipos de filtros que os compõe. Os mais comumente encontrados são:
1) Equalizador Shelving: É o mais utilizado na maioria dos equipamentos caseiros, amplificadores e similares. São os famosos botões de grave, médio e agudo. Num filtro shelving cada banda controla uma gama de freqüências.
2) Equalizador Gráfico: É utilizado em pedais, alguns amplificadores e muito utilizado em shows sob o formato de módulo. Ele divide o espectro das freqüências em frações de oitavas. Cada fração é chamada de “fader” e controla uma banda de freqüência que é designada pela sua freqüência central. Cada banda é um filtro peaking que não interfere nas bandas vizinhas.
3) Equalizador Sweep: Esse tipo de equalizador conta não só com o controle “amplifica/corta” usual, mas também com um controle que permite deslocar a freqüência central do controle principal ao longo do espectro de áudio.
4) Equalizador Paramétrico: É o mais complexo, pois seus controles permitem que se escolha o tipo de filtro, a freqüência e a largura da banda que se pretende alterar.
Com relação à sua localização na cadeia de sinal, o equalizador por ser colocado antes ou depois dos pedais "distorcedores" (overdrive, distortion ou fuzz). Se estiverem antes, servem pra controlar que frequencias serão distorcidas; se estiverem depois, servem pra "domar" o sinal distorcido. Não recomendo pedais equalizadores no loop de efeitos do ampli, pois como são limitados em termos de recurso, pouco benefício trariam ao timbre como um todo.
Valeu!!!
|
pinguim_rj Veterano |
# abr/05
· votar
Penta_Blues
vlw ae me ajudo pakas vo pega 1 pra testar
beijunda
|