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Voodoo Child Veterano |
# mar/05
alguem ai pode me explicar direito o q eh improvisaçao modal???
vejam se eu to no caminho certo(acho q nao): tipo, ao invez de vc pensar sobre o campo harmonico ou sobre o tom, ve pensa em cada acorde separadamente, por ex se vc tem um Am vc pode misturar A eolio com A Locrio, ou qualquer modo menor de A, certo? agora se vc tem uma base C F G vc pensa em cada acorde separadamente tipo poderia usar C jonico F jonico e G jonico?
eh isso??
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Reinaldo Camargo Filho Veterano |
# mar/05
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Voodoo Child
Eu faço isso, mas nem sei se o nome é improvisação modal, daqui a pouco aparecem uns caras aqui que são mestres em teoria. ;)
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Marisco Veterano |
# mar/05
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Voodoo Child
É isso mesmo.
Mas só corrigindo: se for Am menor vc não pode usar lócrio, pois ele tem a quinta diminuta. So poderia usar lócrio se fosse Aº.
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Unfeelingness Veterano |
# mar/05
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Eu não sabia que esse tipo de coisa se chama "Improvisação Modal". Você pode usar sim e fica legal! só que esse tipo de improvisação precisa ser ensaiado ou composto.
Tenho uma "técnica" mais simples para fugir da monotonia do Campo Harmônico Maior ou Menor Natural.
é o que eu chamo de "interpretação da tônica"
Imagine que vc está tocando um rock-blues no seguinte campo harmônico e na seguinte seqüência:
A -> C -> D A -> E -> D -> A
Pois bem! veja que vc pode usar o modal para fugir da sonoridade do blues. Mas não tem muita escapatória com o modal, pois, se vc fizer de todos os acordes, modos jônicos, vc vai deturpar completamente o seu rock-blues.
Agora, pense no seguinte: vamos pensar que esse A é Mixolídio; Ora, se ele é mixolídio, ele o é de algum CH (Campo Harmônico), no caso, o de D. Então vc vai usar a escala maior de D ok??
Vamos agora, imaginar que esse A é na verdade Eólio. Idem, se ele é Eólio, só pode ser eólio do CH de C. então vc vai usar a escala maior de C ou CH de C ok???
Vamos imaginar agora que ele é Jônico: aí ele estaria no CH de A7M. Só que, ele vai ficar com a sonoridade melosa ou romântica, por isso, nesse caso, vc deve usar o A como Jônico apenas para construir licks e frases, e não ficar improvisando indefinidamente nesse modo.
Vamos imaginar agora, que ele é Dórico. Ora, se ele é Dórico, só pode estar no CH de G, e portanto vc vai usar a escala maior de G.
E, finalmente, vamos imaginar que ele é Frígio. Aí ele estará no CH de F. Como no caso em que A é Jônico, aqui o A Frígio deverá ser usado tbm somente para construir licks e frases.
Tente isso com os outros acordes da seqüência - lembre-se: compor é "fazer experimentos" - e tbm com outros modos, como o Lídio e o Lócrio.
Vc não entendeu alguma parte?? é perguntar q eu explico (eu tento pelo menos)
Espero ter contribuído,
Abraços,
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Unfeelingness Veterano |
# mar/05
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Com isso, a sua improvisação ganha novas sonoridades e fica mais rica.
Bons improvisos,
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BlaCk LaBeL Veterano |
# mar/05
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"só que esse tipo de improvisação precisa ser ensaiado ou composto."
Claro que não, hómi!
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Unfeelingness Veterano |
# mar/05
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Claro que sim!!!
Imagine, amigo, vc improvisando com uma "guitarra de jazz" em uma Bossa-nova??? Meu!!! uma música de Bossa tem no mínimo uns 10 acordes diferentes. E, como na Bossa-nova e no Jazz vc usa muiiiiiiito o Modal - sobretudo devido às dissonâncias com 9- que pedem escalas específicas - como vc iria sair improvisando, sem antes ouvir várias vezes a música e "compor" o seu improviso.
Por "compor e ensaiar o improviso", não significa que vc deve memorizar todas as escalas acordes ou notas. Mas vc tem que, de um modo ou de outro, ter, de antemão criado hipóteses para vc usar a escala x ou y na hora em que a harmonia estiver nesse x ou y.
Com o Rock, é mais fácil, mas para fazer Modal vc precisa dar uma ensaiada - na sua casa mesmo, sem a banda, só ouvindo a música - pq senão vc se perde na hora do improviso, sobretudo se os acordes forem trocados rapidamente...
Pense no assunto...
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BlaCk LaBeL Veterano |
# mar/05
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Unfeelingness
Rapaz... se você disser isso para um jazzista, o cara te mata!!! Não tem essa de ensaio, não. Os caras improvisam direto mesmo!
Se informe sobre isso e "Pense no assunto".
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Jaum_Paulo Veterano |
# mar/05
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só que esse tipo de improvisação precisa ser ensaiado ou composto
po, ae não é improviso... e a maioria dos jazzista nem pensa muito em escalas coisa e tal...
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Unfeelingness Veterano |
# mar/05
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Eu sei caramba!!!!!!
Mas aí vcs estão mudando a tônica da discussão.
Os jazzistas não ensaiam pq ESTUDAM MUIIIIITO MAIS ESCALAS, MODOS GREGOS E TEORIA do que nós guitarristas ou não???
Pensem sobre o assunto!
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LeandroP Moderador |
# mar/05
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Voodoo Child
Você pode fazer isso: C jonico F jonico e G jonico
Só que neste caso vai ocorrer 2 modulações... você também pode utilizar-se de outros modos maiores: o mixolídio ou o lídio, em qualquer um dos 3 acordes... mas vai ocorrer uma modulação.
Agora se observar no campo harmônico, vai ver que o C é representado pelo modo jônio (1º acorde), o F pelo modo lídio (4º acorde) e o G pelo modo mixolídio (5º acorde). Cada modo tem a sua nota característica (embora no meio da salada são tudo as mesmas notas). Se pensar em cada acorde individualmente, pode perceber que a nota Fá no acorde C não vai soar legal (como repouso), já no acorde F é evidente que vai soar bem... pra diluir isso numa boa, pense nas notas da tríade de cada (t, 3, e 5) acorde... depois pense nas tétrades (t, 3, 5 e 6, ou 9, ou 7...)
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Unfeelingness Veterano |
# mar/05
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nós, guitarristas de rock eu quis dizer.
Mas, afinal??
Será que, além de tergiversar vcs podem dar alguma contribuição para o tópico do Voodoo Child sem ser discordando ou concordando?? ora, isso é que está em pauta...
Se vc discorda, aponte um caminho então para a Improvisação Modal no Rock ué!!!!!!
flw,
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BlaCk LaBeL Veterano |
# mar/05
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Unfeelingness
"Se vc discorda, aponte um caminho então para a Improvisação Modal no Rock ué!!!!!"
Vc mesmo já respondeu: "pq ESTUDAM MUIIIIITO MAIS ESCALAS, MODOS GREGOS E TEORIA".
[]´s
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Voodoo Child Veterano |
# abr/05
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up
Unfeelingness
vlw kra. me deu uma baita luz
entendi o q vc queis dizer com pensar, seria tipo ver a harmonia e supor algumas possibilidades de escalas, nao pensar na escala q vai usar em cada compasso e seguir essa regra a risca.
Marisco
hehehe. foi mal, qndo escrevi o topico soh pensei nas terças....
LeandroPanucci
vlw tbm. Mas tipo se eu pensar em tetrades vai reduzi mto o numero de possibilidades. ou nao?
Jaum_Paulo
eles nao pensam pq sao fodas. ouvem o acorde e ja vem a escala na cabelça
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Giorgiojunior Veterano |
# abr/05
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Acho que nesse caso o que deve ser usado é ver qual dos graus do acorde tem mais força na musica e seguir ele. Mas se o cara quiser dar uma sonoridade diferente a musica é só viajar pelos "jonicos, lidios..."
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LeandroP Moderador |
# abr/05
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Voodoo Child
Se você pensar em tétrades você vai ampliar as possibilidades.
Você pensou que um simples G7(9) e um Bm7(b5) são simples inversão um do outro?!
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