Falando sobre técnica....

    Autor Mensagem
    bocadecachaca
    Veterano
    # mar/05


    Beleza?
    Vamos falar um pouco sobre a importância da técnica, que é um assunto bastante polêmico hoje em dia. Quem nunca ouviu essas frases: “Ah! O Malmsteen só tem técnica”.
    “Quando o cara tem muita técnica ele perde o feeling”, e tantas outras...
    Esse “ter técnica” seria no caso tocar rápido, tocar várias notas por segundo. Na minha opinião, precisa-se de técnica tanto para tocar lento quanto para se tocar rápido.
    Precisa estudar bastante pra se ter um Bend bem afinado, ou então um vibrato bem legal. Uma vez li numa revista de guitarra um pouco antiga já, uma coluna de um ótimo guitarrista, o Sérgio Buss que é um cara que tem muita técnica! E ele estava falando justamente deste assunto. Ele deu um exemplo bem legal sobre a importância de se ter técnica, depois que eu li a sua coluna minha cabeça abriu em relação a este assunto!
    Dêem uma olhada!

    A Importância da Técnica

    Hoje em dia existe uma grande controvérsia com relação à técnica/feeling de um músico. É realmente verdade que um cara que tem uma técnica muito apurada não tem feeling o suficiente e vice-versa? Qual a verdadeira importância de se ter uma técnica boa?
    Imagine a seguinte situação: você está no palco tocando e na hora do solo, você se inspira e começa a ouvir dentro de sua cabeça um solo maravilhoso. As primeiras notas bem compridas, com um feedback orgásmico. Então você toca o que você escuta. Fica muito legal você se empolga, a banda também, o público adora. Depois, você começa a ouvir umas frases pentatônicas e, graças as video-aulas que você comprou e ao tempo gasto utilizado para estudar aquelas frases o som sai bacana. Mais uma vez, você se empolga e junto vão o público e a banda, que agora passa para um groove mais pesado, crescendo junto com seu solo. Ouvindo o som da banda crescendo, agora a tua cabeça começa a ouvir umas frases com uma avalanche de notas rápidas, acrescentadas com uns toques de wah-wah (aquele que você acabou de comprar e estava doido para estrear), usando muito a alavanca para esticar as cordas até a morte, uma verdadeira explosão.
    Pois é, na cabeça estava tudo fácil. Mas na hora de botar em prática... A mão esquerda não acompanhou, a palhetada falhou, os arpejos não saíram, deu tudo errado. A capacidade física não foi suficiente para botar para fora toda aquela musicalidade para fora.
    Talvez essa seja a resposta do verdadeiro motivo para se ter uma boa técnica: usá-la para conseguir executar a música que esta em você. Ter mãos preparadas para botar para fora, através do seu instrumento, toda sua musicalidade. Ou seja, tudo aquilo que faz parte do seu mundo musical.

    Autoria : Sergio Buss

    monk
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    caralho que animal

    TASIVA
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    cool!

    Wagner
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Wagner
    · votar


    eh...o que tem de gente q quer mostrar q eh rapido ae faz
    <pre>
    e------------------------------------------124x211x3241x321x
    B----------------------------------1-2-0-4-----------------
    G-------------------------1-3-4-x--------------------------
    D-----------------x-2-2-4----------------------------------
    A---------1-1-2-4------------------------------------------
    E-1-x-3-4--------------------------------------------------
    </pre>

    sai um bololo.......o melhor eh v treina e segui seu ritimo....realmente vc sente mais
    feeling com musica menos rapida...
    mas exige sim a tequinica...ae de compor um som agradavel

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bocadecachaca
    Bem legal. Mas, pelo menos pra mim, isso sempre foi óbvio. O problema é que a maioria do pessoal pira errado e aí começam a nascer os paradigmas idiotas, tipo:

    "Técnica = velocidade"
    "Feeling é tocar lento e dar muitos bends"
    "Técnica e feeling não conseguem coexistir"
    etc...

    Como eu já disse em outras situações, a técnica é simplesmente pra ajudar o músico a expressar suas idéias, aquilo que ele têm pra "dizer". Se ele não tem nada de bom a dizer, a técnica é inútil.

    El Coyote
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Feeling é meu ovo esquerdo.

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    El Coyote

    cada porcaria q aparece aki....

    kaus
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    El Coyote
    e o direito é a técnica ? pqp

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    bem dessa hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe hehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehehe hehehehehehehehehehehe...

    feeling é só blues

    kaus
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    El Coyote
    entaum tu deve pensar com a cabeça do pau na hora de tocar entaum

    xiristian
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    num adianda abrir esse tipo d topico aki n, sempre vai existir gente como El Coyote q vai dizer q feeling e coisa da fresco, e tecnica eh coisa pra raca superior...

    Freedon
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Feeling é meu ovo esquerdo.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tem gente mais retardada que eu nesse fórum ! droga ! ahahhahahhaha

    El Coyote
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Esse tópico é tão previsível, daqui a pouco vai aparecer gente pra falar mal do Malmsteen.

    Wagner
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    El Coyote
    esse topico eh pra comentar o assunto....pra quem nao tem assunto, vai pro off topic!

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL

    concordo com vc...

    Nao existe polemica nenhuma em relacao a tecnica...

    O q existe é sindrome de pau pequeno...

    bocadecachaca
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    AFFFFF ja tao entrando de novo na guerra de feelling e tecnica, vão comer xoxota....

    kaus
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ow pooorrrrrraaaaaaaaa a base de tudo na vida é o equilíbrio basta equilibrar feeling e técnica solos bem feitos e com técnica ( joe satriani )

    naum precisa ficar solando sem noção tem que ter uma melodia marcante

    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    kaus

    a questao nao é equilibrar porcaria nenhuma... nao mistura meio com fim...

    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    Bem legal. Mas, pelo menos pra mim, isso sempre foi óbvio. O problema é que a maioria do pessoal pira errado e aí começam a nascer os paradigmas idiotas, tipo:

    "Técnica = velocidade"
    "Feeling é tocar lento e dar muitos bends"
    "Técnica e feeling não conseguem coexistir"
    etc...

    Como eu já disse em outras situações, a técnica é simplesmente pra ajudar o músico a expressar suas idéias, aquilo que ele têm pra "dizer". Se ele não tem nada de bom a dizer, a técnica é inútil.


    Sempre pensei assim também, últimamente tenho concordando bastante contigo. :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falando sobre técnica....