Modos Gregos

    Autor Mensagem
    junioruespi
    Veterano
    # mar/05


    Olhem só ja usei a busca e nao consegui tirar minha dúvida..Por exemplo,
    se eu tiver um progressão Bm-G-A-D, o campo harmonico desta música é Bm ou D .Certo? Se eu quiser dar uma intensão dórica, por exemplo, eu vou usar B dórico ou D dórico , já q os campos harmonicos são iguais?

    Sugestão : Já q este assunto é tão discutido e alvo de muitas dúvidas , alguem poderia fixar um tópico so explicação sobre modos gregos

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    junioruespi
    eu vou usar B dórico ou D dórico , já q os campos harmonicos são iguais

    Não, B dórico (B, C#, D, E, F#, G#, A) é obviamente diferente de D dórico (D, E, F, G, A, B, C).

    Se os acordes da música são Bm, G, A, D o único campo harmônico possível é o de D Maior. E nesse caso em especial "dificilmente" a música irá ter som modal usando as notas do campo de D (D, E, F#, G, A, B, C#), posto que a parte A, D configura uma resolução do trítono, o que dá a progressão o caráter tonal maior!

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Marisco
    junioruespi
    "eu vou usar B dórico ou D dórico , já q os campos harmonicos são iguais"


    Pelo que entendi, quando ele falou dos CH serem iguais, estava referindo à D e Bm. Nesse caso, está certo. :)

    Quanto à utilização dos modos... nesse caso, acho que seria melhor usar os modos sobre cada acorde. Como dórico é um modo menor, só poderia usá-lo sobre Bm. Mas, dessa forma, não chegaria a ter a "intenção dórica".

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    BlaCk LaBeL
    O problema é que essa base é muito tonal pra se explorar outras sonoridades.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Marisco
    Pois é... também acho que ele não vai conseguir o efeito dórico desejado com essa progressão. :(

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    junioruespi

    Tópico fixo sobre modos gregos?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

    Análise dos acordes:

    Bm-G-A-D


    Bm --> eólio
    G --> lídio
    A --> mixolídio
    D --> jônio

    Agora se quer uma intenção dórica, use um A dórico no lugar de A mixolídio. Aproveite e adicione uma blue-note... experimente!

    A dórico --> A - B - C - D - E - F# - G - A (+ blue-note = D#)

    junioruespi
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: junioruespi
    · votar


    Marisco
    LeandroPanucci
    BlaCk LaBeL

    Minha dúvida e a seguinte : numa progressão tipo Am - Em - F - G, ou sei lá qualquer outra progressão , no caso da progressão acima o tom e Am.Correto? Pelo q eu entendi os modos são derivados da escala maior,
    o campo harmonico de Am = C maior, certo? A pergunta é :
    se for da uma intensão dórica(por exemplo), a escala dórica seria a escala de G maior ( pois Am é o segundo grau de G maior) ou me basearia pela escala de C maior e usaria um C dórico....Se alguem puder esclarer pra mim eu agradeceria muito..

    LeandroPanucci

    Pelo o q eu entendi vc fez o seguinte , usando a progressõa Am-Em-F-G ficaria assim:

    Am - Eólio
    Em- Frigio
    F -Lídio
    G - mixolidio

    quando vc vai improvisar, vc pensa em acordes separados ou em pensa num campo harmonico com a intensão q vc quer dar?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    junioruespi

    a escala dórica seria a escala de G maior ( pois Am é o segundo grau de G maior) ou me basearia pela escala de C maior e usaria um C dórico

    Usaria o II grau de G mesmo... Am dórico.


    Eu, quando vou solar, procuro saber quais acordes estou usando e aplico uma escala pra cada acorde... não penso numa tonalidade a mando ver... acho que assim fica muito limitado e algumas notas, mesmo pretencendo ao tom, vão se chocar com um grau do acorde.

    Veja a nota Fá, repousada num acorde de C... é tensão na certa com a 3a de C (E)... então prefiro tratar os acordes de maneira isolada, e ligar um acorde a outro de modo que soe bem (não muito bem explicar isso).

    Veja o solo que fiz sobre Ab7, G7, C7
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/83454/

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    junioruespi
    Se vc quer dar a intenção dórica no Am menor vc usa a escala de Am dórico (que possui as mesmas notas da escala de G maior)

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    quando vc vai improvisar, vc pensa em acordes separados ou em pensa num campo harmonico com a intensão q vc quer dar?

    Depende muito da situação. Até porque existem determinadas progressões em que um grupo de acordes vai soar de forma única. Por exemplo:

    | C | G | F/C | C |

    Nessa progressão é bobagem dizer: No C eu uso jônio, no G mixolídio e no F eu uso lídio. Digo que é bobagem pq a progressão inteira irá ter a sonoridade de C jônio, pois essa sequencia de acordes forma uma harmonia característica para este modo.

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    junioruespi
    como estava dizendo o marisco, é muito tonal pra ficar tentando explorar novas alternativas... esse G mixolidio prepara para o C, q no caso esta sendo substituido por Am (a relativa de C)

    como é muito tonal essa progressao, vc pode pensar tanto nos acordes como em uma escala para toda a harmonia, q no caso seria C maior... mas pensando em cada acorde separado vc poderia analisar mais facilmente as alternativas q tu tanto quer... a partir daqui eu nao posso te ajudar pq eu mal sei isso pra mim, imagina pros outros hehe

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    Marisco

    Este F/C pode soar como um C(11) por exemplo... eu entendi a sua progressão... bem jônio mesmo... não existe uma resolução por trítonos, etc...

    junioruespi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Marisco
    Adriano Medeiros

    Mas se a progressão for rápida, vcs ficam pensando em acorde por acorde...? ou a pratica faz isso ficar automatico...

    Marisco
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    junioruespi
    Estudo e treino mesmo!

    junioruespi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Marisco
    LeandroPanucci
    Adriano Medeiros

    Alguem pode me dar exemplos de musica q utiliza modos...por exemplo aluma musica q use modo dorico....e como foi usado..???

    LeandroP
    Moderador
    # mar/05
    · votar


    junioruespi

    Uma coisa muito comum é a progressão II, V, I

    Normalmente esta progressão usa um acorde menor (dórico), um dominante (mixolídio) e tônica (jônio).

    Uma levada característica dórica poderia ser o II e o V, sem resolver no I.

    Exemplo de II, V, I:

    | Am7 | D7(9) | G7M |

    perceba que o D7(9) conduziu para o G7M

    Já numa progressão dórica, apenas com o II e o V:

    | Am7 | D7(9) | Am7 | D7(9) |...

    A música está no tom de lá menor, mas não o Lá menor padrão (modo eólio) e sim o menor dórico, por causa do acorde D7(9).

    Perceba que no modo dórico, ao invés de 6ª menor - nota F - (como na escala menor padrão), o intervalo é de 6ª maior - nota F#. Este intervalo de 6ª maior está ligado diretamente com o D7(9), que é a terça maior deste acorde.

    Veja o exemplo dos dois acordes e veja a nota F# como representa bem:



    e--------------------
    B----5-------5-------
    G----5-------5-------
    D---|5|-----|4|------
    A------------5-------
    E----5---------------

    Am7 D7(9)


    Digao
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    junioruespi

    vc nao precisa colocar a intencao dorica em todo o momento... numa ora ou outra vc coloca a nota q da essa intencao... assim fica mais simples...

    Ai ja depende da melodia q vai tar rolando e tal... e pra q lado ela vai andar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modos Gregos