O que procurar numa guitarra usada?

    Autor Mensagem
    rogeriovinhal
    Veterano
    # mar/05


    O negócio é o seguinte. Fui hoje ver a guitarra Ibanez RG-270 de um cara aqui de BH e ele tá pedindo 750 reais nela. Como eu vi pelos preços dessa guitarra, o preço tá muito bom. Aí quando eu vi ela, não é uma guitarra nova, mas não tem nenhum problema aparente quanto a aparência... Só duas bolinhas do captador estavam meio enferrujadas e as outras com umas falhinhas, mas nada grande.
    O braço estava completamente não-empenado (apertei as cordas na primeira e na décima segunda casa para ver isso) a meu ver, a afinação tava legal nas diferentes casas...

    Gostaria de saber o seguinte. Esses enferrujadinhos pequenos no captador são muito nocivos?
    Como o cara não tinha amplificador na casa dele, eu vou levar o meu amanhã lá para testar. O que devo fazer? Algum teste específico?

    Bigode Ozzy
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Seguinte...vc liga a guitarra, pega uma moeda e raspa nas bolinhas do captador...ai escuta o ruido...muida a chave de posição e vai faendo isso pr ver se os captadores estão funcinando...

    da uma olhada no braço dela tb, se ta trocido, se naum ta empenado, essas coias...

    e não se iluda se a pintura estiver meio ruim, pois esse meio pode virar inteiro e só te dar dor de cabeça...

    Leve algum amigo seu q entenda mais de guitarra, professor, alguem em quem vc confia, isso ajuda!

    Mais uma coisa, não haja por impulso...analiza o bagulho de verdade e depois fuma - ops - compra!

    Polêmico
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rogeriovinhal
    Testa as chaves de seleção de captador,e ve se esta mudando mesmo pra Braço,meio e Ponte.
    Ve se não tem nenhum sinal no braço,q tenha quebrado e se foi colado novamente.
    E vê se ele tem alguma coisa q prove q esta Guitarra é original mesmo,pq tem cara q compra Golden,e manda mudar o nome,pra vender como Ibanez.
    Vê e ela era guardada em condiçoes legais,e se ele regulava periodicamente.
    Veja se os trastes não estão muito desgastados.
    Veja se alem do captador,nada mais da parte de Hardware esteja enferrujada tbm.
    E por ultimo,liga no teu Amp,coloca ele tudo no meio,pra vc sentir o som da Guitarra o mais natural possivel.

    DaN o Próprio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Geralmente a oxidação nos pólos dos captadores não influem no som.. mas faz o lance da moeda p/ saber se todos os pólos estão funcionando...
    []s
    DaN

    erikpinheiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Se a guitarra posuir floyd rose, verifique as molas da mesma, não esqueça de abrir a tampa da parte elétrica, veja se não remendos nos fios, isso pode acusar uma troca de captadores originais de boa qualidade por similares de péssima qualidade

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Comprar uma guitarra usada pode ser um excelente negócio, muitas vezes melhor mesmo que comprar uma nova, mas vc precisa tomar cuidado. peça ajuda a um músico experiente, a seu professor ou luthier. Cuidado redobrado com guitarras com dispositivos de microafinação e pontes flutuantes (genéricamente chamadas "Floyd Rose"), pois esses dispositivos são muito propensos a defeitos e são frágeis.
    Abç

    rogeriovinhal
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Tipo, uma guitarra com 7 anos de vida estaria fora de cogitação?
    Me ofereceram uma RG470 por 1200, só que o cara disse que tem ela desde 1998, porém é o único dono dela.

    Qual a média de vida dos componentes de uma guitarra?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rogeriovinhal
    Tudo vai depender do estado de conservação, por isso o instrumento deve ser muito bem avaliado.
    Abç

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    A melhor coisa pra se procurar numa guitarra usada é NÃO PROCURAR UMA! Compre uma nova... é melhor investir muito agora pra não se arrepender depois.

    kaus
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    falasse merda agora tem muitas guitarras boas usadas por ai é so saber escolher ou vais querer pagar 5000 mil num fender americano ?

    Igor Martins
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Nada a ver cara. Paguei 650 pila na minha jackson, regulei o floyd rose, e toh bem feliz com ela

    rodrigo monteiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    tudo bem gente...cada um com a sua opinião...pois falar merda é o que a gente mais faz...

    ninguém falou que tem que pagar R$5000 numa guitarra. O que quero dizer é que vale mais a pena um grande investimento num instrumento que só você vai usar, ou pelo menos usou. Nunca se sabe o que o dono anterior fez, ou como ele tratou a guitarra.

    digo isso porque acho que vale pra qualquer coisa, seja guitarras, violões... Eu sei que às vezes a pessoa fica ansiosa pra ter logo um instrumento, e prefere comprar um usado porque é mais barato. Mas acho que vale a pena economizar e esperar um pouquinho, e ter algo novo em folha. -----> MINHA OPINIÃO

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    rodrigo monteiro
    Tudo bem que é a sua opinião, mas o caso é que, se o cara procurar bem e for bem orientado ele achará uma guitarra usada MUITO melhor que as novas que existem no mercado. Eu mesmo, como luthier, já ajudei vários amigos a comprarem instrumentos excelentes a preços muito convidativos, guitarras e baixos superiores em qualidade aos que hoje as fábricas entregam às lojas.
    Abç

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Sou totalmente a favor dos usados (obviamente, em bom estado e com bom preço). Já fiz altos negócios nesse sentido e todos foram realmente excelentes.

    blackcorvo
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Desenterrando o tópico XD

    eu não entendo muito de instrumentos em geral. mas acho q o q importa é vc achar um instrumento que te agrade, seja ele usado ou novo (como já disseram antes, desde que ele esteja em bom estado)
    o que importa é que vc se sinta confortável em tocar seu instrumento. que o som, o timbre, o peso, etc, sejam do seu gosto. acho q isso é o mais importante :)

    iMPeLLiTTeRi
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    blackcorveiro

    Guedes_007
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    estou perto de negociar uma epiphone lp custom usada...esta em condições parecidas da sua...som mto bom , nenhum falha aparente mas só um pouco suja as tarraxas...
    mas pelo preço ja to sonhando com ela aki =D
    eu vo arriscar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que procurar numa guitarra usada?