Sonoridade dos Modos Gregos

Autor Mensagem
guitargod
Veterano
# mar/05
· votar

tolkien
Bah, pra mim os modos sao muuito mais q isso, acordes, intervalos, nossa, eh muita coisa pra se explorar. Cara, soh por curiosidade, vc nao tava em Ipanema-SC nesse verão? Lembro de ter ido numa lan, abri o fórum e vi seu nick logado uauhauhauha mta coincidencia

sim, claro que pode se explorar muito mais, mas em resumo é isso. Já vi muita gente achando que um modo é uma escala.

Ipanema? hehehe
Eu tava em Itapema, meia-praia, mais precisamente.

tolkien
Veterano
# mar/05
· votar

uhauhahua pois eh, eu escrevi errado, mas jah editei

maquiro
Veterano
# abr/05
· votar

Marisco

Parabéns pelo tópico. Muitas vezes se discute o shape das escalas sem levar em conta o principal que é a sonoridade. Shape de escala é coisa para robô. Música tem de ter sentimento. Sempre tive dúvidas sobre a utilidade de conhecer os modos, agora começa a fazer sentido. Valeu!

Marisco
Veterano
# abr/05
· votar

maquiro
Opa, não há de que!
Posta as tuas opiniões sobre a sonoridade de cada modo ae tb!

LeandroP
Moderador
# mai/05
· votar

O modo lídio mudou a minha vida hehehehe

guitarromano
Veterano
# ago/05
· votar

Para quem perguntou sobre "for the love of god" do Vai,a intenção inicialmente nos leva a crer que pela densa sonoridade menor,seria um eólio,porem a partir do próximo acorde(F7+) conclui-se a sonoridade frígia devido a esse acorde como 9b.Portanto é frígio!

IngnoZac
Veterano
# dez/05
· votar

e galera... o lance de 'eh a mesma escala comecando por outra nota' eh uma visao um pouco pequena. Voces precisam ver na parte que REALMENTE faz a musica soar de tal forma... a harmonia! A harmonia modal eh diferente da harmonia tonal, entao mesmo se voce usar a 'mesma escala', ela vai soar diferente..........

IngnoZac
Veterano
# dez/05
· votar

Quanto a For the Love of God, eh frigio ;)

Mikuin
Veterano
# dez/05
· votar

o posta uma coisa aki mais num fui eu q escrevi naum...eu peguei aki qndo o cifraclub ainda era normal...agora tah estranhão...

I- Jônio (Maior) - Imponente, majestoso, alegre.

II- Dórico (Menor) - "Weepy", Música country.

III- Frígio (Menor) - "Dark", "down", "Heavy Metal".

IV- Lídeo (Maior) - Suave, doce.

V- Mixolídeo (Maior) - Levemente triste, blues e rock.

VI- Eólio (Menor) - Escala menor natural, uso geral.

VII- Lócrio (Menor) Exótico, meio oriental

Mikuin
Veterano
# dez/05
· votar

ninguem vai comenta naum?

Mikuin
Veterano
# dez/05
· votar

tu devia ter qpostado isso no forum de guitarra cara

Mikuin
Veterano
# dez/05
· votar

agora sim

YYuRii
Veterano
# dez/05
· votar

Só uma duvida simples:

Por exemplo se eu tiver usando Jonio de Dó e quiser mudar para o Frígio de Dó no meio de uma musica eu posso mudar assim de uma hora pra outra ?

MVJunior
Veterano
# fev/09
· votar

Tenho uma dúvida também, essas impressões são causadas como ?!

É porque a primeira vez que li sobre modos eu acreditava q essas impressões eram causadas nas mudanças de acordes, por exemplo, se estou tocando o acorde C e depois passo para G, dá uma impressão de alegre.
E ontem estava lendo novamente sobre modos gregos e apareceu uma dúvida quando li que o modo mixolídio seria composto por G - A - B - C - D - E - F - G ( servindo de exemplo ).

Minha dúvida é que se eu to tocando uma música no tom de C, e to no acorde G, se eu mudar para Dm eu causaria a impressão de sonoridade em relação a C ou em G ??! Vai depender do compasso né?

Mal aí se eu compliquei demais, é que até eu me confundi no meio de tudo. Espero q entendam. Valeu

JKK
Veterano
# fev/09
· votar

Marisco, uma sugestão para ajudar a nós, que não conhecemos bem as sonoridades dos modos! Quem manja poderia sugerir algumas músicas que sejam estruturadas em tal modo ou este seja dominante nela.

Por Exemplo: Jônio: Artista "x", música "y" etc...

Pois, assim, poderiamos contribuir com o tópico, que, por snal, é muito interessante!!

Slash Hammett
Veterano
# fev/09
· votar

legal =)

SaldanhaPessoa
Veterano
# fev/09
· votar

apesar da desenterrada fdp.. esse é um tópico q vale a pena ser discutido.

SaldanhaPessoa
Veterano
# fev/09
· votar

E pra não passar batido.. fica a dica:

David Gilmour - Comfortable Numb.
É mto interessante a intensão nos "ápices" do solo.

Rafa_XD
Veterano
# fev/09
· votar

JKK
A música Curve do John Petrucci é lídio puro, somente em algumas partes que ele modula para outros modos. Steve Vai, Satriani são bons exemplos de "lídio".

Rafa_XD
Veterano
# fev/09 · Editado por: Rafa_XD
· votar

JKK
Malmsteen usa muito o frígio sétima maior, menor harmônica, diminutas, acredito que em todas as músicas.
No solo da música Rosanna, Toto, Steve Lukather usa muito o mixolídio misturado com penta menor/maior, e muito cromatismo.

junior guitar
Veterano
# jul/09
· votar

GENTE ESTOU APRENDENDO A USAR OS MODOS MAS ACHO TODOS ELES COM A MESMA SONORIDADE SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR ME EXPLICANDO O PRQ DISSO EU FICO AGRADECIDO !!!

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar

junior guitar

Não é possível os modos terem a mesma sonoridade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Sonoridade dos Modos Gregos