Duvida qto a solar...

    Autor Mensagem
    edhunterbr
    Veterano
    # jun/03


    Eu sei q posso buscar aí pelo fórum mtos tópicos qto a escalas e td mais... Mas como tenho uma dúvida diferenciada, prefiro perguntar em um novo tópico!
    Como acho o tom de uma música para q eu possa inprovisar pentatonicamente falando.... Porq eu soh sei as formas de pentatonica... Se uma música por exemplo eh em A, 5ª da mizona, tem um monte de A espalhados pelo braço, como sei onde devo seguir com uma forma da pentatonica? Eu sou cheio ed dúvidas qto a isso... Mas vamos aos poucos, logo posto mais pergunta! Espero q vc possam ajudar! Abraços!

    JPedro
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Bom... é o seguinte... como você deve saber, a pentatônica tem 5 formas de ser executada. Se o tom da música está em A (5a da mizona), então você faria a primeira forma da pentatônica começando na 5a da mizona, agora se você quisesse utilizar uma pentatônica mais aguda, você teria que utilizar as outras formas. Por exemplo, a segunda forma da penta de A começa na 8a casa da mizona, a terceira forma começaria na na 10a, e por aí vai... Não sei se é essa exatamente a sua dúvida, se não for me corrija que eu tento te ajudar.

    Valeu!!

    conte
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    eu tinha essa duvida, mas resolci sozinho,
    a questao eh decorar mesmo a escala por tdo o braço da guitarra , issu vai decorrer com o tempo..mas o mais importante pra vc consegui decora eh sabe as notas 1 oitava acima e vice versa, por ex.: pentatonica A na 5ª casa da mizona, 1 oitava desse lah seria 7ª casa na ré, dai vc pode fazer a msma escala começando desse A q está na corda Ré,
    soh q cuidado com as cordas B e mizinho, cmo elas tem afinaçao diferente, a escala muda um poco de "formato"..
    e ai por diante vc vai analizando... vc pode ver tb q o msm Lá da corda Ré eh a msma nota da 15ª casa da mizona (tda nota tem a sua oitava 12 casas a frente na msma corda), e tb aparece na corda sol na 2ª casa..e assim por adiante
    otra coisa, naum analise soh a tônica da pentatonica de A, analise tdas as notas q formam ela tb, e tb naum analise somente a escala pentatonica, analise as escalas naturais, pq as pentatonicas tao dentro delas.

    edhunterbr
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Bom, agora to sabendo umas coisas novas.... Mas perae q ainda naum entendi uma parte... Se a música tem o tom em lá sabendo uma forma só de pentatônica, onde devo solar? O q eu naum entendi mto bem, o tom da pentatônica naum eh marcado pela primeira casa do mizão, tipo o solo começou na casa 5 da mizona então se eu seguir o formato da pentatônica a partir da casa 5, estou seguindo a escala
    de A? E eu tbm naum sei sair do padrão do formato, como devo fazer para explorar o braço inteiro solando?
    Mto obrigado pela ajuda pessoal!

    Sversut
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Acho que deve encaixar os Box em qualquer local e manda vê nas notas da Escala do Tom.
    Tanto faz se vc tá cutucando uma nota na corda fina ao invés de na grossa. O que manda é a nota.
    Tanto faz se vc cutuca o A da corda G 2ª casa ou o A da corda B 10ª casa. A nota é a mesma. E isso vale pra qualquer nota da escala.
    Será isso??
    Desconheceço a Penta, mas na Natural tem uns boxes que se encaixa no braço.
    Mas sem decorar não funciona isso. Fica lento pra cact...

    spy2k
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    o esquema é tu saber todas as notas da escala.. e ir tocando elas no braço.. tipow.. daí vc vai precisar de um bom conhecimento do braço.. mas é assim...as escalas são parecidas.. a variação de notas é pequena.. então naum é muito difícll de decorar elas.. =]

    conte
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    edhunterbr
    pra sua 1ª pergunta: eh issu msm.
    agora pra 2ª pergunta :a resposta tá tdo ae em cima , o q eu disse no 1º post. vc tb pode explorar as notas da pentatonicas em lugares diferentes , por ex: a 4ª nota da pentatonica e A, q tah na 7ªcasa da corda A, vc pode ve q a msma nota ta na 12ª casa da corda E e na 2ªcasa da corda D.. e assim vc vai fazendo com tdas as notas, e vai explorando cada veiz mais

    Leo Barreto
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    EDHUNTERBR[i][/i]- CARA, A MELHOR FORMA DE SABER ONDE SOLAR É A SEGUINTE : PEGUE TODAS AS MUSICAS QUE VC CURTE ESCUTAR, E VAI TIRANDO OS SOLOS, AO MESMO TEMPO QUE VC TIRA O SOLO VC SABERÁ QUAL O TOM DA MUSICA, E A BASE DO SOLO.

    DE TANTO VC TIRAR SOLOS, TERÁ CONDIÇÕES DE SOLAR IMPROVISADAMENTE EM CIMA DE OUTRAS MUSICAS EXEMPLO :

    VC TIROU O SOLO DO KNOCKIN ON HEAVENS DOOR DO GUNS, VC SABE QUE A BASE DO SOLO EH SOL ( G ) RÉ ( D ) DÓ ( C ),

    QUANDO PEGARES UMA MUSICA QUE COMECE EM SOL ( G ), USARÁ AS MESMAS CASAS QUE VC USOU PARA SOLAR EM NOCKIN ON HEAVENS DOOR, SEM SAIR DO TOM.

    SACO ?

    SE VC SE ENCARNAR EM TIRA SOLOS VAI PEGA FACILIDADE E ADQUIRI RITMO E TECNICA, E EH SOH IR TIRANDO CADA VEZ SOLOS MAIS DIFÍCEIS, EVOLUINDO NO INSTRUMENTO


    FLW

    conte
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    mas ,uma coisa.. o tom da musica naum eh sempre o 1ª acorde q começa, ao contrario do q mtas pessoas pensam.

    Digao
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Mas tem q decorar todas as notas do braco e tb manjar de formacao de acordes... pq tipo se a base tiver num acorde vc pode comecar pela 1 3 ou 5 q soa legal... ou entao uma 4 com bend pra 5... Qd tiver tocando um acorde vc tem q saber quais sao as notas dele espalhadas no braco... dai fica mais dificil se perder...

    Decorar shapes de escalas so e valido qd vc sabe quais sao as notas ali dentro... tipo eu nao penso em notas mesmo, penso em graus... sei q num blues eu posso cair na terca menor (da tonica q é maior) em cima de um acorde lidio (IV)...

    Leo Barreto
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    mas no caso do ed hunter, ele ta aprendendo , não adianta vc mencionar terças, quintas etc, que ele possivelmente não sacará.

    na realidade o melhor meio de se aprender pra valer a tocar não apenas guitarra mas qualque rintrumento, é fazendo aula, pois vc vai subindo aos poucos, com sustentação completa, desde a pratica de tecnicas e velocidade, ateh estudo teórico que te aplia os horizontes, propiciando ao músico executar " manobras " fantásticas com aquilo que já aprendeu.

    Outra sugestão eh, se queres ser um guitarrista muito bom, estude violão clássico, putz, fazendo isso terá um domínio fantástico do instrumento, pois sua mente será " desbloquiada ", seus vícios na música vao sumindo, e vc passará a criar coisas que nem imaginas que é capaz .

    FLW TURMA, UM ABRAÇO

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida qto a solar...