Como ler partituras

    Autor Mensagem
    beca 84
    Veterano
    # jan/11


    Alguem pode me ajudar com tutoriais que ensinem a ler partituras? pode ser video-aulas, texto qualquer coisa preciso muito aprender.
    Vlw

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    cara aconselho vc a procurar um professor
    partitura tem muitos "segredinhos"

    mais eu começei com uma apostilazinha chamada
    Primer Ejercicio

    me add no msn aii
    q te dou umas dicas e te passo algumas apostilas
    Jonasmensan@hotmail.com

    tapinga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://9a.athoscompanny.com.br/Apostila_Iniciacao_Musical.pdf

    desculpe não se se pode postar links assim aqui
    mais esse ai ate q é bem interessante
    pra quem quer começar

    kinhoBram
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vá estudar com um bom professor. se vc não puder pagar, é preferível vc arrumar um emprego do que estudar errado pela net

    samuelcintra
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Neste link tem um vídeo muito bem feito sobre o assunto. Um grande abraço a todos.

    http://www.youtube.com/watch?v=tBFLo9H8IsE

    jrmateus
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Olha também:
    Videoaula Como ler partituras

    rcorts
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: rcorts
    · votar


    Partitura é um estudo muito amplo, tanto teórico quanto prático. Eu não fico totalmente perdido com uma partitura na minha frente, mas tem coisa que ainda faz minha cabeça dar pirueta. Não aconselho nenhum músico a ser leigo em partitura. Também não precisa tocar tudo com partitura se você não está em uma orquestra. Mas todo músico deveria saber pelo menos localizar as notas no pentagrama (isso inclui as claves, bemóis e sustenidos) e entender os principais sinais gráficos de dinâmica e rítmica.

    Meu único conselho é: pode até aprender o basicão por aí na net (figuras rítmicas, pausas, quiálteras, claves principais, fórmula de compasso, indicações de dinâmica e andamento, armadura de clave, ligaduras, ponto de aumento, sustenido, bemol, bequadro, fermata, pizicato, stacatto etc...), mas pra ficar fera mesmo tem que entrar numa escola de música, conservatório em que você vai estudar teoria musical da maneira tradicional, acadêmica mesmo da coisa, passando por decorar as notas nas linhas e espaços de todo pentagrama (tanto as naturais quanto as suplementares), em pelo menos duas claves (Sol e Fá) e treinando também percepção, ditado rítmico e melódico e assim vai, senão pode aprender muita coisa de forma errada mesmo.

    E pra dominar partitura na condição de "olhar e tocar" automaticamente, precisa de muito treino acompanhado por um professor experiente.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    beca 84

    Ler partituras você aprende em 3 meses.

    Interpretá-las corretamente.........30 anos.

    beca 84
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Obrigado a todos, comecei a estudar com um professor é a melhor opção..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ler partituras